quarta-feira, 23 de abril de 2014

Lasanha de salmão, delícias e espinafres



Não sou fã de comida italiana (acho que já estou a conseguir ouvir os vossos gritos de admiração e a ver a vossa cara de espanto, a barafustarem "como é possível?? será que ela é normal??""). Pois é, cada um com o seu paladar e as suas preferências... mas deixem-me que vos explique melhor: não sou grande apreciadora daquela comida italiana que nos chega por todo o lado: as massas, as pastas, as lasanhas, as pizzas, os cannellonni, etc, etc e etc... Gosto daquele lado italiano da comida puritana, aqueles sabores dos pestos, dos molhos de tomate simples e bem apurados, do alho, das ervas aromáticas, dos pratos de peixe e de marisco, das cataplanas, das sopas... Ou seja, no fundo, no fundo, eu gosto muitooo dos sabores e aromas típicos da cozinha italiana...o que eu não aprecio muito é pasta (continuo a ouvir os vossos suspiros e expressões de exclamação e indignação ;) hehe)... é verdade!! Não gasto dinheiro a comer fora comida italiana. Quando me apetece algo assim (sim, porque às vezes também me apetece, quem não gosta de um pizza de vez em quando por exemplo?), faço em casa. Mas, apesar disto tudo, o meu apetite é voraz, a minha paixão pela cozinha enorme e sou um garfo bom, daqueles mesmo bons. Por isso cozinho praticamente de tudo e comer então...como mesmo praticamente tudo :)  E como eu não sou fã de massas mas sim uma "batateira assumida"...cá por casa tinha de existir precisamente o oposto ;) hehe  Aqui o meu cara metade adoraaaaa massas e pastas, e dispensa batatas sempre que possível! Por isso ambos os lados têm de ficar saisfeitos...e como tal, de vez em quando, lá saem umas comidinhas de inspiração italiana especialmente para ele que tanto adora! Mas claro, o meu toque nunca mas nunca deixa de estar presente (ou não fosse eu que mexesse a colher-de-pau)...e foi isso que aconteceu nesta lasanha, sem molho de tomate nem béchamel, mas com um cremoso molho de iogurte, mais saudável e delicioso, que combina na perfeição com o salmão :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
1 dente de alho picado
4 colheres de sopa + 2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de café de mostarda Dijon
½ copo + 2 colheres de sopa de vinho branco
Cerca de 150 a 200 gramas de espinafres congelados
3 colheres de sopa de iogurte grego
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa rasas de colorau
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de sopa de orégãos secos
1 posta de salmão cozinhada e desfiada
8 delícias do mar cortadas em cubos
Queijo ralado a gosto (usei queijo da Ilha)
Placas de massa de lasanha 

 - Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e alourar ligeiramente o alho. Acrescentar quatro colheres de sopa de polpa de tomate, a mostarda e meio copo de vinho branco. Mexer bem e juntar os espinafres. Colocar o lume no mínimo, tapar o tacho e deixar os espinafres descongelarem lentamente durante cerca de 5 minutos.


- Quando os espinafres estiverem descongelados, aumentar para lume médio e adicionar o iogurte grego, mais 2 colheres de sopa de polpa de tomate e mais duas colheres de sopa de vinho branco. Misturar e deixar apurar e engrossar ligeiramente durante cerca de 4 minutos.


- Temperar com uma pitada de sal e pimenta, juntar o colorau, os orégãos e os cominhos e acrescentar o salmão e as delícias do mar. Incorporar tudo e deixar cozinhar por mais um minuto. Juntar depois duas colheres de sopa de queijo ralado, retificar os temperos e também a consistência do molho (pode precisar de mais um pouco de polpa de tomate e/ou de vinho branco, consoante o vosso gosto). Desligar.



- Forrar o fundo de um tabuleiro com uma camada de massa de lasanha e cobrir com um pouco do preparado, alternando as camadas até terminar o preparado (a última camada deve ser de preparado de salmão, delícias e espinafres). Polvilhar com mais um pouco que queijo ralado e levar ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, ou até a massa da lasanha estar cozida e o queijo bem derretido e dourado. 

24 comentários:

  1. Olá outra vez! Eliminei o meu comentário anterior, porque percebi tudo mal! Lololol!
    Eu sou fã de comida italiana e cada vez tento reproduzir em casa pratos de inspiração italiana. As massas são as minha favoritas, mas confesso que uma lasanha me deixa sempre muito feliz! Esta então deixa-me feliz duas vezes, porque é uma lasanha e porque é mais saudável, sem perder nada (pelo menos na aparência... Acredito que no sabor também não).
    Vou "roubar" e quando fizer logo conto!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehehe Olá Ana...de novo ;) hehe
      Não precisavas de ter eliminado, eu percebi a tua ideia ;)
      Fico muito feliz que tenhas gostado desta receita. Eu, como não gosto de natas nem de béchamel, ando sempre a tentar "inventar" novas formas de substituir esses ingredientes, sem nunca comprometer a cremosidade e o sabor que eles conferem aos pratos. E colocar molho de iogurte nas minhas lasanhas é já um hábito cá por casa, especialmente quando levam peixe. Esta adorámos e não sobrou mesmo nada ;) hehe
      Vou ficar à espera que a faças também e me contes tudinho ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  2. A tua lasanha deve estar deliciosa. Eu nunca fiz com salmão... mas já fiquei com vontade. Eu cá gosto de massas, mas o mais que tudo é como o teu, Adora! Por ele pode ser massa todos os dias :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há lasanha que gosto e que acho que fica mesmo saborosa é toda aquela que leva salmão. Tens de experimentar Pimentinha :)
      E como eu te compreendo...mas eu não deixo que seja massa todos os dias ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Somos de tribos diferentes de ET's! Mas entendo-te - aprecias a verdadeira comida italiana, e não aquela que nos é trazida, e mal interpretada, na maioria dos restaurantes, que insistem em pôr quilos de natas em tudo, ou bechamel.
    Mas lasanha é lasanha, e eu adoro - e por isso é que sou gorda. Tenho dito ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahah :) Não somos nada de tribos diferentes...tu entendes-me perfeitamente ;) Foi precisamente isso que eu quis transmitir ;)
      E és muito tonta já te tinha dito?! ;) hehe E sabes uma coisa extraordinária que aprendi (com uma pessoa de 70 e muitos anos, sublinhe-se)...nós não somos gordas...nós temos uma imensa área de prazer :D ahahahahahah
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Pois olha, eu costumo dizer que se tivesse que escolher uma e só uma cozinha para viver, seria a italiana, mas aqui é que está o interesse, é no facto de sermos diferentes e termos gostos diferentes e com gosto pela cozinha italiana ou não, o certo é que eu comia já uma bela porção desta tua lasanha, pois a combinação é magnífica e já fiz uma vez uma lasanha de salmão e fiquei fã!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Lia: se todos gostássemos do azul, o amarelo ficaria mesmo muito triste, certo?! ;) hehe
      Eu, no fundo no fundo, gosto de tudo...porque o que eu gosto mesmo é de cozinhar e de comer. Mas é como tudo, há sempre coisas que preferimos :)
      Mas de lasanha que leve salmão eu garanto-te...gosto muito :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Uma das cozinhas que mais adoro tanto para comer como para cozinhar antigamente cozinhava muito este tipo de comida com o processo de emagrecimento tive de cortar:)

    Mas continuo adorar todos os tipos de comida italiana e esta lasanha de salmão, emfim não podia estar melhor:)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Vanessa :)
      Esta, uma vez por outra, nem é muito pecaminosa... o peixe e o molho de iogurte, ao invés de natas ou béchamel, tornam-na muito mais leve :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Já fui mais de lasanhas, mas massas...essas não vivo mesmo sem elas!!
    Mas ainda bem que temos gostos diferentes, caso contrário era uma monotonia bem chata! :)
    Eu gosto muito de lasanha de salmão e casa perfeitamente com os espinafres, aqui está um prato de consenso cá em casa!!! Obaaa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente minha querida ;)
      E fico tãooo feliz por finalmente ter trazido algo que consegues colocar na mesa aí em casa e que agrada a ambos ;) hehehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Olá, venho agradecer e retribuir a visita no meu blog,...
    Tem aqui um blog delicioso,...irei voltar,...
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary, fico muito feliz com a tua visita :)
      Espero que voltes várias vezes. Serás sempre bem-vinda :)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  8. Olá!
    Por acaso também não sou muito de massas e isso, mas também não gosto muito de batatas... As massas com molhos é mesmo muito raro comer, só quando faço para quem gosta, porque não gosto muito... Aquilo de que gosto mais é arroz, mesmo simples :) Batatas gosto de cozidas ou no forno, mas não é uma coisa que aprecie muito. Mas gosto de pizza (mais do que de lasanha, por exemplo).
    As comidas tradicionais dos países ficam sempre muito alteradas quando começam a difundir-se... As bifanas são mesmo caraterísticas de festas populares, e quando começam a ser servidas em cadeias de fast food, por exemplo, no país, então não só alteram as circunstâncias como também alteram o sabor... Mas muito, fica industrializado.
    Essa lasanha tem muito bom aspeto! Também uso molho de iogurte de vez em quando, ou de queijo fresco batido, em comida :)
    ( A despropósito, a ideia que tenho de um italiano é de um homem baixinho com bigode fininho a atirar uma pizza ao ar e a gritar "aluiiiiigi" com um tom mesmo engraçado ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã! :)
      Pois, por casa da minha mãe são um bocadinho como tu...o arroz domina :D hehe Mas eu gosto mesmo é de batatas ;) Só não como tantas vezes como queria porque não é um hidrato de carbono muito amigo da balança e porque o nosso organismo precisa de variedade...porque senão acho que era todos os dias ;) hehe
      E quanto à imagem a despropósito...fizeste-me soltar uma boa gargalhada :D hehe
      Beijinhos e bom fim de semana prolongado *

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Se experimentar, diga-me como correu :)
      Um beijinho e uma ótima semana *
      Vânia

      Eliminar