sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Lasanha de carne e cogumelos com molho de iogurte


Já sabem que eu e as comidas italianas à base de "pastas" não somos propriamente as melhores amigas! Mas, de vez em quando, lá nos encontramos para um cafezinho e para pôr a conversa em dia porque, por vezes, também sabe bem estar um bocadinho com elas ;)  Já o meu querido esposo, se fosse possível, tagarelava com elas várias vezes por semana :D hehe  Por isso, para que se mantenha o equilíbro aqui por casa e para que saiam para a mesa refeições que agradem a ambos, lá se confecionam umas pastas de vez em quando, mas sempre com o meu "toque"...claro está ;)  Que, neste caso, é um "toque" que agrada imenso à cara-metade porque pode comer mais umas garfadas extra de lasanha porque eu lhe digo que esta é muito mais light e saudável! E não minto! É mesmo verdade. Nada de béchamel, nem natas, nem quaisquer molhos brancos cremosos e gordurosos ;)  Uma deliciosa lasanha de carne e cogumelos, com um molho de tomate bem rápido mas cheio de sabor e com a cremosidade do...iogurte :)  Se morrem de amores por pratinhos italianos tão famosos como este (e mesmo que não morram, como eu) têm de experimentar esta versão muito mais ligeira mas cheia, cheia de sabor! :)  E se ainda têm alguma relutância em experientar, digo-vos que, no dia seguinte a fazer esta lasanha, o J. levou-a na marmita para o trabalho e, diz-me ele, que foi elogiada por toda a equipa que com ele se sentou à mesa...dois deles italianos de gema ;) hehehehe



Ingredientes: 
Cerca de 500 gramas de carne picada
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de mistura 5 especiarias
1 colher de chá de cominhos moídos
1 pitada de chilli flakes a gosto
1 colher de sopa de molho inglês
Azeite q.b.
1 cebola média picada
1 dente de alho bem picado
1 pedaço de pimento cortado em pequenos pedacinhos
1 lata de cogumelos laminados (ou cogumelos frescos)
Cerca de 200 gramas de polpa de tomate
3 a 4 colheres de sopa de iogurte grego magro
Queijo ralado a gosto
Placas de lasanha

- Temperar a carne picada com uma pitada de sal e pimenta, a mistura 5 especiarias, os cominhos, os chilli flakes e o molho inglês.

- Levar ao lume uma panela regada com um fio de azeite e alourar ligeiramente a cebola, o alho e o pimento. Adicionar a carne, envolver bem e deixar cozinhar durante alguns minutos, mexendo algumas vezes, até que deixe de estar crua.

- Adicionar ao tacho os cogumelos, a polpa de tomate e o iogurte, e envolver bem, e deixar cozinhar durante mais 5 a 7 minutos. Mesmo antes de desligar, juntar um pouco de queijo ralado e envolver. 

- Dispor uma camada de placas de lasanha no fundo de um tabuleiro e verter por cima destas um pouco do preparado de carne e respetivo molho de tomate e iogurte. Repetir este procedimento até que o molho de carne termine, tendo em atenção para que a última camada da lasanha seja de carne. Polvilhar tudo com queijo ralado e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos, ou até as placas de lasanha estarem bem cozinhadas e a camada superior de queijo bem derretida e douradinha.
 


E, se são pessoas atentas (que eu sei bem que são!!) sabem que hoje, dia 15, deveria ser aquele dia do mês em que eu e a Ovelha Negra lançávamos o tema do novo desafio do projeto "Há vida para além da massa de atum". Mas, como já vos dissemos, o desafio vai tirar umas curtas férias durante este mês de agosto e regressará em força no próximo mês de setembro! :)  
E já sabemos quem é que vai ser a grande responsável por escolher o tema que ditará aquilo que nos levará a desafiar-nos na cozinha mais uma vez: e a grande vencedora do último desafio foi a Ana Filipa, do blog A Petiscana!!! :D   Parabéns! :)  Ficamos à espera, ansiosas, do desafio que nos vais lançar :)  



Até lá, mantenham-se todos por aqui e pelo blog da Ovelha porque, às quintas-feiras, o "Há vida para além da massa de atum" vai continuar sempre a trazer-vos receitas fáceis e saborosas, que vos ajudam a poupar tempo e dinheiro! :)  E para quem ainda não viu o desfile de receitas fantásticas que participaram no último desafio, podem aceder ao link aqui. De que é que estão à espera?! É um desfile de Gelados...é preciso dizer mais alguma coisa?! ;)

8 comentários:

  1. O meu eu anterior já se estaria a babar e contorcer por uma bela lasanha - mas fiz de tal maneira uma lavagem cerebral ou não sei, mas já não estou com a aquela tentação enorme de me lançar a uma travessa de lasanha. Mas isto não implica que se me apareceres com uma tabuleiro de lasanha desta eu não me lance a comer um pedaço generoso - afinal, não sou de ferro ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ahahahah Imaginei-te agora completamente descontrolada, de garfo em punho, a lançares-te à minha travessa de lasanha :D ahahahahah E um dia não são dias...até porque, no final de contas, ninguém é de ferro ;)

      Eliminar
  2. Nunca uso molhos bechamel ou natas, molhos brancos ou coisas parecidas. Sigo a receita mais tradicional e clássica, a lasanha à bolonhesa, só com molho de tomate com queijo ricota ou parmesão. Esses molhos todos que já são tendencias, gostei dessa e acredita que comi só com os olhos...............Bom Apetite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada José :) E então é cá dos meus, também nunca uso nenhuns desses molhos :)
      Um ótimo fim de semana!

      Eliminar
  3. Olá Vânia! Tens aqui uma lasanha muito apetitosa!
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Vanda

    ResponderEliminar
  4. Adoro lasanha, mas com molho de iogurte nunca experimentei. Uma coisa é certa é mais amiga da linha certamente ;)

    Quanto ao desafio, estou super contente, mas confesso que estou a acusar o peso da responsabilidade de ter de escolher o próximo tema! :)
    Beijocas*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens de te aventurar Ana Filipa ;) Não só é mais amiga da linha definitivamente, como te posso garantir que é mesmo saborosa :)
      E quanto ao desafio, tenho a certeza de que nos vais trazer um tema fantástico e bem nteressante :D
      Beijinhos *

      Eliminar