segunda-feira, 15 de junho de 2015

"Na Minha Cozinha Nunca Falta #4"... Ovos e uma receita de Peach & Raspberry Semifreddo


E desta feita o dia 15 calha a uma segunda-feira!! Nada melhor para começar mais uma semana do que uma nova edição do "Na Minha Cozinha Nunca Falta"...não acham?! ;)
Pois bem, para este mês, eu e a Ana escolhemos os Ovos como ingrediente completamente indispensável pelas nossas cozinhas!! Acontece o mesmo aí pelas vossas casas?! :)
Confesso que os ovos são mesmo um dos meus ingredientes preferidos de sempre e para sempre! :D hehe  Sou louca por ovos, tanto ou mais como sou por batatas :P ahahah  Nunca faltam ovos aqui por casa e acho que um ovinho cai sempre bem com quase tudo e mais alguma coisa ;)


Acontece que, desta vez, calhou-me a mim a responsabilidade de vos trazer a minha sugestão de sobremesa! Antes de ter uma única ideia para algo docinho, já me tinham passado pela cabeça umas 50 receitas diferentes e de deixar água na boca...salgadas! :P hehe
A minha primeira ideia foi fazer um doce qualquer bem tradicional, daqueles maravilhosos cheio de um belo e guloso doce de ovos! Mas depois decidi que o que gostava mesmo era de vos trazer uma ideia diferente! Porque é esse também um dos principais objetivos deste projeto que partilho com a querida Ana do Recanto com Tempero! Como tal, e porque o verão e os dias quentes estão aí à porta, resolvi trazer-vos um docinho em que os ovos são indispensáveis, sem contudo o parecerem à primeira vista...Um Semifreddo de Pêssego e Framboesas!! Super apelativo ao olhar e super refrescante e saboroso ao paladar! :) Uma sugestão ideal para este Verão! :)  Espero que gostem! :)





Ingredientes: 
1 lata de pêssego em calda (400gramas)
3 gemas
2 claras de ovo
90 gramas de açúcar
150 gramas de framboesas frescas
2 colheres de chá de sumo de limão
75 gramas de iogurte grego (de preferência full fat)


- Escorrer o líquido da lata dos pêssegos em calda, reservando apenas duas colheres de sopa do mesmo. Colocar estas duas colheres de líquido numa taça, juntamente com os pêssegos, e triturar tudo com a varinha mágica, até formar um puré de fruta.

- Colocar duas das gemas de ovo numa taça com 25 gramas de açúcar e bater bem, ao lume, sobre uma panela com água quente, tendo atenção para que a água nunca toque na taça. Mexer energicamente esta mistura até que adquira uma textura mais pálida e cremosa.

- Nesta altura, retirar imediatamente do lume e verter nesta taça o puré de pêssego, misturando tudo muito bem.

- Bater uma das claras de ovo em castelo e juntar-lhe depois 25 gramas de açúcar, um pouco de cada vez, batendo sempre, de preferência manualmente ou com a velocidade mais baixa da batedeira. Por fim, envolver delicadamente na mistura de pêssego e ovo.

- Forrar uma forma (usei uma de bolo inglês) com uma camada dupla de película aderente. Verter o preparado anterior na forma e levar ao congelador durante pelo menos 45 minutos a uma hora.


- Ao final deste tempo, preparar a segunda camada. Colocar as framboesas numa taça juntamente com o sumo de limão e triturar tudo muito bem. Se gostarem de uma textura mais cremosa e homogénea, podem passar este puré de framboesa por uma peneira.

- Bater a restante gema de ovo com 20 gramas de açúcar, numa taça sobre uma panela com água quente ao lume, tal e qual como anteriormente.

- Quando esta mistura estiver suave e cremosa, retirar do lume, juntar-lhe o puré de framboesa e o iogurte e envolver tudo muito bem. 

- Bater a restante clara de ovo em castelo e envolvê-la delicadamente no preparado anterior.


- Verter na forma, sobre a camada de pêssego, e voltar a levar ao congelador durante pelo menos 4 horas. Retirar o semifreddo do congelador cerca de 10 minutos antes de servir, desenformar e cortar em fatias.
 


E não se esqueçam de passar pela cozinha da Ana, no seu Recanto com Tempero, para verem o delicioso prato principal com ovos que ela fez especialmente para todos nós! :D

15 comentários:

  1. Mas que deliciosa sobremesa Vânia!!! Esse aspeto está magnífico. Adorei as cores :D Imagino o sabor... hummmm... Amei ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Ana!! :D A perfeita sobremesa para depois das tuas maravilhosas "tacinhas" de pimento e ovo ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Na minha cozinha também nunca falham os ovitos :)
    Esta sobremesa ficou linda! E deve ser uma verdadeira delícia.
    Beijinhos
    Ana Filipa Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podem faltar nunca os ovinhos :P hehe
      Obrigada Ana Filipa! Acho que as cores ficam mesmo apelativas...afinal, uma pessoa come sempre primeiro com os olhos certo?! ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Que cores lindas, adorei a receita ;)

    Bj
    http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Na minha cozinha também não podem falat os ovos... Eles entram em diversas receitas, doces ou salgadas.
    Adorei a receita.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/atum-e-cogumelos-bras.html

    ResponderEliminar
  5. Estou aqui de cair para o lado,..que tentação deliciosa!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. gostei do aspeto :p
    hummm ... :p
    tenho de experimentar:D
    beijinhos
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! :D
      Vale mesmo a pensa experimentar! É uma boa sugestão docinha para estes dias de verão e as cores ficam maravilhosas :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Também nunca me faltam ovos, seria mesmo impensável. Qualquer coisa há comida :)
    Adorei a sobremesa, as cores estão simplesmente fantásticas! :D

    ResponderEliminar