terça-feira, 18 de agosto de 2015

Grilled sweet potato wedges with salsa // Batata doce grelhada com salsa


Sou apaixonada por batatas! Sou uma verdadeira "batateira"...confesso, assumidíssima!! :D hehe
Contudo, a minha cara-metade, infelizmente, prefere sempre um arroz ou uma massa...mas, por seu lado, adora batatas doces (das quais eu não sou infelizmente uma grande fã). Descobri contudo as verdadeiras maravilhas que a batata doce pode fazer em doces e sobremesas e adoro utilizá-la desta forma menos usual em coisas bem docinhas, especialmente em bolos de chocolate (se ainda não experimentaram então têm mesmo de o fazer acreditem!!). Mas porque as coisas não podem ser sempre a meu gosto (não percebo porquê, contudo!! :D hahahaha), de vez em quando lá faço umas refeições com batata doce para agradar a outra metade. E esta, confesso, até a mim me agradou!! Vi esta ideia de pedaços de batata doce na grelha numa revista algures e fiquei com ela na cabeça durante dias, porque aquela imagem tinha-me parecido mesmo apetitosa. Não demorou muito para a pôr em prática, acompanhada de uma bela salsa fresca e crocante como esta...e acreditem, é mesmo saborosa! ;)



Ingredientes:
3 batatas doces inteiras e com casca
2 tomates médios
1 pepino
1 lata de milho cozido e escorrido
1 cebola roxa
1 lima
Azeite q.b.
Sal q.b.
Orégãos secos a gosto



- Lavar muito bem as batatas e cortá-las em quartos. Colocá-las num tacho, cobri-las com água, temperar com uma pitada generosa de sal e levar ao lume. Deixar que as batatas cozinhem até que consigam facilmente inserir nelas um palito ou garfo mas tendo em atenção para que não as cozinhem em demasia. Retirar. escorrer bem e deixar arrefecer.

- Entretanto preparar a salsa. Numa taça, juntar os tomates cortados em pequenos cubos, assim como o pepino, a cebola picada e o milho. Regar tudo com um fio generoso de azeite e com o sumo da lima, e temperar com uma pitada de sal e de orégãos a gosto. Reservar e misturar apenas mesmo antes de servir.



- Quando as batatas já estiverem mornas ou frias, e bem secas de qualquer humidade restante da sua cozedura, pincelar muito ligeiramente a sua superfície com um pouco de azeite misturado com alguns orégãos. Levar ao lume um grelhador e, quando este estiver bem quente, grelhar bem os quartos de batata, cerca de 3 minutos de cada um dos lados, até que as batatas estejam bem marcadas pela grelha para que adquiram esse sabor.



- Retirar e servir de imediato os quartos de batata doce grelhada com a salsa. 

4 comentários:

  1. Grelhada nunca comi! Costumo comer cozida, assada ou frita! Mas assim também deve ficar muito boa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mesmo boa! :) Descobri que assim é uma das formas que mais gosto de comer batata-doce ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Eu adoro!!!!! batata- doce, de qualquer maneira ( embora nunca a tenha usado em bolo de chocolate, mas não perde pela demora,rsrs). Este prato vai já saltar para a lista de receitas a experimentar o quanto antes.Tal com tu, vou ficar com ela na cabeça agora, eheh
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehe Obrigada Márcia! Acho mesmo que deves experimentar porque fica mesmo saborosa e bem diferente do habitual, eu gostei imenso!! :D E aproveita para a pôr em prática enquanto o verão ainda vai durando e o sol ainda brilha porque sabe bem melhor ;) hehe
      E se nunca experimentaste a batata-doce no bolo de chocolate por favor, mete mãos na massa! É uma maravilha!!!! :D Tenho aqui pelo blog uma receita que nunca falha, dá uma olhadela ;)
      Beijinhos *

      Eliminar