quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

"Há vida para além da massa de atum #39" - Hummus de Pimento Assado


Acho que, hoje em dia, já quase toda a gente conhece o Hummus. Podem ainda não ter provado (fazem mal!! :P hehe) mas, pelo menos, certamente já ouviram falar. Aquele "dip" à base de grão, super saudável e bem delicioso! Uma espécie de patê vegetariano :)  Pois bem, foi isso mesmo que eu escolhi para vos trazer hoje em mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum". Mas, obviamente, não escolhi um Hummus qualquer: decidi reinventá-lo um pouco e, à sua já fantástica "base", acrescentar a cor e o sabor do pimento assado! Experimentem e espero que gostem! :)
E, claro, não se esqueçam que é obrigatório passar pela cozinha da Ovelha Negra porque não podemos perder nunca uma oportunidade para nos deliciarmos com mais uma das suas iguarias...certo?! ;)


 Ingredientes:
1 pimento vermelho pequeno/médio
1 lata de grão cozido e escorrido
Iogurte grego q.b.
Sal e pimenta
Uma pitada de cominhos moídos a gosto

Azeite q.b.
Sumo de limão q.b.



- Lavar bem o pimento e colocá-lo inteiro num tabuleiro, levando-o a assar no forno, previamente aquecido a 200ºC, até que a pele exterior esteja bem queimada (é necessário ir virando o pimento algumas vezes ao longo do tempo de cozedura). Quanto estiver bem assado, retirar o pimento e colocá-lo dentro de um saco hermético, bem fechado, deixando-o repousar assim até que tenha arrefecido totalmente. Nessa altura, retirar cuidadosamente a pele ao pimento, com as mãos (basta passarem suavemente as mãos pelo pimento que a sua camada exterior sairá de imediato, sem qualquer esforço). Retirar também o caule e algumas das suas sementes. 



- De seguida, colocar o pimento assado e limpo num robot de cozinha ou trituradora e adicionar-lhe o grão e 4 colheres de sopa de iogurte grego. Temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta, uma pequena pitada de cominhos e regar com um fio de azeite e com algumas gotas de sumo de limão. Triturar até que o preparado adquira uma consistência cremosa e homogénea, tendo sempre o cuidado de ir adicionando mais um pouco de iogurte, caso seja necessário para adquirir essa consistência. Por fim, retificar os temperos e verificar se necessita de mais sumo de limão. Retirar e guardar no frigorífico até à altura de servir. 


9 comentários:

  1. Hummm, com uma torradinha fica perfeito! Adorei a dica e vou fazer!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada CamomilaRosa :) Espero que experimentes e gostes :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Nunca comi hummus com pimento, mas já tinha ouvido falar e ando curiosa para experimentar!
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mata a curiosidade então Ana Filipa porque vale a pena ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Vamos experimentar de certeza! :-)
    Obrigada pela sugestão.

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Ana :) Espero que gostes :) E se experimentares conta-me tudo ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Por acaso nunca provei, mas já ouvi falar. Tenho de fazer, é isso e guacamole ;) Apesar de agora associar guacamole ao videozinho do guacamole :P
    Está com muito bom aspeto :D Essa "panelinha" é muito gira :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens de experimentar ambos mesmo :P Confesso que não são para todas as bocas mas, para quem gosta de sabores diferentes e frescos (e de poder comer "dips" sem tantas culpas :P ) são ótimas sugestões :)

      Eliminar