domingo, 15 de maio de 2016

Coconut & Chocolate Pudding - "Na Minha Cozinha Nunca Falta #15" - Gelatina


Sei bem que não tenho tido tempo para o blog... as receitas continuam a sair todos os dias da cabeça para o fogão e do fogão para a mesa, e aos fins de semana, sempre que possível, o tempo passado na cozinha continua a ser mais prolongado...mas o tempo para as fotografias, os textos, as edições e tudo isso... bem esse...escapa-se-me entre os dedos! E confesso que só agora, quando abri o blog para vir escrever este post, me apercebi que a minha última publicação tinha sido precisamente há um mês, para a 14ª edição deste projeto! Que vergonha!! :)
Prometo contudo que me vou esforçar um pouquinho mais e tentar arranjar tempo para vos deixar aqui uma receitinha pelo menos uma vez por semana! Até porque adoro compartilhar convosco as experiência culinárias cá de casa :)



Hoje, e para mais uma edição do projeto "Na Minha Cozinha Nunca Falta", eu e a Ana decidimos trazer-vos a Gelatina como ingrediente principal! E, mais uma vez, ambas decidimos seguir o caminho da gula e fazer uma sobremesa :D  Como tal, não se esqueçam de passar lá pelo Recanto com Tempero para se deliciarem com a sugestão da Ana!



Por aqui, deixo-vos com uma sugestão tão simples que parece mentira. Leve e deliciosa, esta sobremesa é perfeita para estes dias quentes de primavera e verão por que tanto andamos a ansiar! Seja para um jantar mais "requintado", servida e decorada num belo prato que vai deixar qualquer um impressionado...ou seja para uma festa, servida em pequenos copinhos os tacinhas, esta sobremesa é um "must-have" para o vosso livrinho de receitas :)




Ingredientes (para 6 pudins):
400 ml de leite de côco (1 lata) 
6 folhas de gelatina
1 colher de sopa de mel
3 colheres de sopa generosas de chocolate em pó
1 colher de sopa rasa de cacau em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha
300 ml de leite
1 pequena pitada de canela
Chocolate derretido ou ganache de chocolate para servir (opcional)




- Colocar as folhas de gelatina numa taça, cobrir com água fria e reservar durante cerca de 5 a 7 minutos.
 
- Entretanto, verter o leite de côco num tacho e levar ao lume médio até que esteja bem quente, mas sem deixar que comece a ferver. Retirar e reservar.




- Numa taça ou copo alto, misturar bem o leite com o chocolate e cacau em pó. Adicionar o mel, a baunilha e uma pitada de canela e mexer bem. 

- Retirar as folhas de gelatina da taça, escorrendo bem o excesso de água, e colocá-las no leite de côco quente, mexendo até que se desfaçam. Juntar depois a mistura de leite ao tacho, aos poucos e poucos, nunca parando de mexer para incorporar bem. Passar esta mistura líquida por um coador para retirar quaisquer possíveis grumos de chocolate que se tenham formado.




- Dividir a mistura por 6 tacinhas, copos ou pequenos moldes de pudim e levar ao frigorífico, de preferência durante a noite ou até que a mistura tenha solidificado. Na altura de servir, se quiserem empratar, basta colocar água bem quente numa taça e mergulhar nela os moldes/taças por alguns segundos e os pudins desenformar-se-ão facilmente. Reguem-nos generosamente com chocolate derretido ou ganache de chocolate mesmo antes de servir. Se gostarem (fica delicioso também acreditem!!) reguem-nos com um caramelo salgado. 

 


5 comentários:

  1. Cá em casa também nunca falta gelatina, seja de sabores, neutra em pó, em folhas, dá sempre jeito ter em casa! Estes pudins devem ser irresistíveis, coco chocolate é uma combinação perfeita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que sugestão tão requintada! Esse pudim ficou mesmo bonito :)
    Adorei a combinação de sabores, gosto muito tanto de coco como de chocolate.
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Por cá também é um ingrediente sempre presente, adoro esta sobremesa :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Que excelente e deliciosa sugestão,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. delicia...
    bjinhos fofos e gulosos, apareça no http://pratosdabela.blogspot.com

    ResponderEliminar