quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Creme de legumes com caril, gengibre, lemongrass e crocante de alheira // Curry, Ginger & Lemongrass Vegetable Soup with Crunchy Alheira


E chegou finalmente o dia!! Depois de dias, semanas, meses inteiros de espera...cá estou eu a ultimar os últimos detalhes para, daqui a pouco, arrancar para duas maravilhosas e merecidas semanas de férias em Portugal! Natal, passagem de ano, família e amigos...Cá vamos nós!!! :D
E porque a excitação de ir a casa é tanta, e a felicidade é tão grande, deixo-vos uma receitinha maravilhosa que, confesso, não sei como, mas andou "perdida" pelo meu computador mais de dois anos. Fiz esta sopa maravilhosa quando ainda vivia em Portugal, num jantar em casa da minha mãe! Lembro-me perfeitamente da noite em que a cozinhei e lembro-me de como toda a gente adorou, elogiou e repetiu até não restar nem uma gota no tacho! Acreditem, as fotografias - na altura muito simples e rápidas, tiradas com uma máquina fotográfica do século passado :D hehe - não lhe fazem a mínima justiça. Talvez a repita daqui a uns dias, no mesmo sítio e com as mesmas pessoas :)



Ingredientes para 4 pessoas:
4 batatas grandes
3 cenouras
½ alho francês
1 cebola média
1 curgete
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 dente de alho
1 colher e ½ de sopa de caril
1 colher de chá de lemongrass moído
1 colher de sopa rasa de gengibre em pó
1 alheira (podem substituir por farinheira)
1 pedaço de pão (de preferência pão duro)
1 pitada de orégãos secos
1 pitada de alho em pó

- Descascar e cortar em pedaços de idêntico tamanho as batatas, as cenouras, o alho francês, a cebola e a curgete.
- Levar ao lume um tacho regado com um fio generoso de azeite e alourar ligeiramente o dente de alho esmagado. Adicionar o caril, gengibre e lemongrass e, mexendo sempre, deixar ao lume durante cerca de 30 segundos, envolvendo sempre bem as especiarias no azeite. 

- Juntar depois os legumes à panela, envolver bem no azeite com especiarias, temperar com uma pitada generosa de sal e deixar cozinhar em lume médio durante cerca de 2 minutos.
- Juntar água suficiente (ou caldo de legumes) de forma a que os vegetais fiquem cobertos. Tapar a panela e deixar cozinhar até que os legumes estejam bem moles. 
- Entretanto, enquanto a sopa cozinha, retirar a “pele” da alheira e esfarelá-la em pequenos pedacinhos. Reservar. Cortar também um pedaço generoso de pão em pequenos cubos, temperá-los com uma pitada de orégãos e de alho em pó e reservar. 
- Quando os legumes estiverem bem cozinhados, e com a ajuda da varinha mágica, triturar bem a sopa até que forme um creme uniforme, sem grumos. Retificar os temperos e/ou juntar mais um pouco de água caso seja necessário. Levar novamente ao lume e, quando começar de novo a ferver, desligar, tapar a panela e reservar.
- Por fim, levar ao lume uma frigideira antiaderente (não precisam de adicionar qualquer gordura). Adicionar a alheira e saltear durante cerca de 10 minutos, mexendo frequentemente, até que fique crocante e bem alourada. Retirar para um prato forrado com papel absorvente e reservar. 

- Nessa mesma frigideira, regada agora com um fio generoso de azeite, colocar os pedaços de pão e fritar durante cerca de 5 minutos, para que fiquem dourados e bem tostadinhos.
- Servir o creme de legumes salpicado com alheira e croutons. 

6 comentários:

  1. Uma sopa cheia de sabor para nos aquecer nestes dias de inverno :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita Carla! É mesmo uma maravilha para dias invernosos! :)
      Obrigada!!

      Eliminar
  2. Essa sopa ficou com umas cores fantásticas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/compota-de-laranja-inglesa.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha! E o sabor é maravilhoso também acredita ;)
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Nunca experimentei caril,...e é uma coisa que tenho bastante curiosidade em experimentar,....tenho que fazer este teu creme :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma especiaria maravilhosa e exótica Mary, tens de experimentar! No inverno então, sabe especialmente bem! :) E este creme é mesmo uma delícia acredita, experimenta que tenho quase a certeza de que não te vais arrepender :)
      Beijinhos!

      Eliminar