sábado, 20 de fevereiro de 2016

Arroz de paella com carne de porco e camarão // Prawn & Pork Paella Rice


Fim de semana outra vez!! Yeahhhhh!! Para mim isso significa também sempre mais um pouquinho de tempo na cozinha - e não só mais tempo, confesso, mas também mais vontade e disposição para cozinhar algo mais elaborado ou com maior tempo de preparação! E gosto disso, gosto muito disso, especialmente ao sábado à noite - de passar tempo na cozinha, de cozinhar devagar, de pensar bem no que vou fazer para o jantar daquela noite...Se acontece o mesmo convosco e por acaso ainda estão a pensar e decidir o que cozinhar este fim de semana, então acho que vos trago a resposta perfeita :)  Este arroz maravilhoso, cheio de cores e de sabores, é perfeito para um sábado à noite em família ou com amigos - ou mesmo para ser desfrutado sozinho, no sofá, em frente à televisão ;)



Ingredientes:
450 gramas de carne de porco, cortada em cubos de idêntico tamanho
200/250 gramas de camarão cru e descascado
1 pedaço generoso de chouriço corrente cortado às rodelas
1 cebola cortada finamente
1 dente de alho bem picado
1 pedaço generoso de pimento cortado em tiras finas
1 mão cheia de arroz de paella
Sal e pimenta q.b.
Colorau q.b.
1 colher de chá generosa de açafrão das índias
1/2 lata de tomate pelado em pedaços
5 a 6 colheres de sopa de polpa de tomate
Salsa seca q.b.
1 cubo de caldo de marisco
1 mão cheia de ervilhas congeladas
Vinho branco q.b. 



- Temperar a carne de porco com uma pitada de sal e pimenta, uma pequena pitada de colorau e o açafrão das índias. Polvilhar generosamente os camarões com açafrão.

- Levar ao lume uma frigideira grande e ampla, anti aderente. Salpicar com um pouco de azeite e, quando estiver bem quente, adicionar os cubos de carne e deixar que fritem e alourem durante cerca de 6 a 7 minutos, mexendo de vez em quando. A meio da sua cozedura, salpicá-los com 2 colheres de sopa de vinho branco.

- Retirar a carne para uma taça e reservar. Voltar a levar a frigideira ao lume, regada com mais um pouco de azeite. Juntar agora o alho, a cebola e o pimento e saltear por 3 a 4 minutos. Adicionar as rodelas de chouriço e deixar que comecem a caramelizar ligeiramente.

- Nessa altura, verter o tomate pelado e a polpa de tomate na frigideira, assim como o caldo de marisco. Salpicar com mais 3 a 4 colheres de sopa de vinho branco e temperar com uma pitada de pimenta e um pouco de salsa seca. Deixar apurar por 2 minutos.



- Adicionar o arroz e verter um copo de água bem quente na frigideira. Deixar que o arroz cozinhe e absorva praticamente toda a água. Acrescentar depois as ervilhas e voltar a juntar a carne à frigideira. Regar com mais um pouco de água a ferver e deixar que continue a cozinhar, abanando a frigideira de vez em quando. Ir sempre adicionando água a ferver aos poucos, até que o arroz esteja cozinhado, quase como se de um risotto se tratasse (ter em atenção para não deixar secar o arroz em demasia).

- Quando o arroz estiver praticamente cozido, juntar então os camarões à frigideira, envolvendo delicadamente e deixando que cozinhem por apenas 2 minutos. Desligar e servir de imediato, polvilhado com salsa fresca ou seca. 


2 comentários:

  1. Olá!
    Parece estar delicioso esse prato, salivando aqui!rs
    Bom fim de semana!
    Bj

    Femme Digital

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Regiane :)
      É mesmo uma delícia acredita :)
      beijinhos *

      Eliminar