terça-feira, 29 de março de 2016

Salmão grelhado com salada de grão e espinafres // Grilled Salmon with Chickpeas & Spinach


Quando a cara-metade não janta por casa, normalmente delicio-me com pratos bem simples e rápidos mas que normalmente não faço no dia-a-dia. Normalmente isso significa comer peixe, e na maior parte das vezes, tal significa comer salmão fumado porque é algo que o mais que tudo não gosta de forma alguma! E, assim, acaba por ser uma boa forma de eu comer coisas que tanto adoro sem ter de cozinhar duas refeições diferentes para o mesmo jantar ;)  E são refeições como esta que vos trago hoje que normalmente também saem em dias assim - em que, mesmo sozinha, janto deliciada no sofá, em frente à televisão! :)



Ingredientes:
4 filetes ou postas de salmão fresco
1 lata de grão cozido e escorrido
4 mãos bem cheias de folhas de espinafres
8 cebolinhas cortadas ao meio
1 pedaço generoso de queijo feta partido em pequenos pedaços
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de sopa rasa de vinagre balsâmico
1 dente de alo pequeno ralado
Sumo e raspa de 1 limão
Orégãos secos q.b.



- Temperar as postas de salmão com uma pitada de sal, pimenta e orégãos secos. Levar ao lume um grelhador e cozinhar o peixe até ao ponto desejado. Retirar e reservar, regando generosamente com o sumo de limão.

- Levar ao lume uma frigideira anti-aderente regada com um pequeno fio de azeite e saltear o dente de alho ralado durante alguns segundos. Adicionar as cebolinhas e deixar cozinhar, abanando a frigideira de vez em quando, durante 2 a 3 minutos. Regar tudo com o vinagre balsâmico e abanar vigorosamente e de imediato a frigideira, com cuidado, para que as cebolinhas comecem a caramelizar, deixando cozinhar por mais um a dois minutos.



- Acrescentar depois as folhas de espinafres, assim como a raspa de limão, e esperar que mirrem com o calor, o que demora apenas um minuto. Juntar o grão à frigideira, envolver tudo bem delicadamente e deixar ao lume apenas mais alguns segundos, tempo suficiente para que o grão aqueça. Desligar e servir a salada de imediato, polvilhada com pedaços de queijo feta, e acompanhada pelo salmão grelhado. 

2 comentários:

  1. Amanhã também vou fazer salmão! É um peixe que sai cá em casa muitas vezes! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma maravilha não é? Por aqui também sai imensas vezes...aliás, é mesmo o peixe com mais saída por estes lados :D hehe
      Beijinhos e um ótimo fim de semana!

      Eliminar