sexta-feira, 18 de março de 2016

Three-way Chicken with Lemon & Herbs


Fiz este frango no outro dia e preciso de partilhar esta receita convosco porque, acreditem, foi das melhores refeições de frango que já tive nos últimos tempos! Sim, é verdade, demora um pouco de tempo e suja alguma loiça e, por isso mesmo, talvez seja mais indicada para o fim de semana, tal como eu fiz! Contudo, acreditem em mim: parece muito mais demorada do que aquilo que realmente é e, quando olham para a quantidade de vezes que transferem o frango daqui para ali, acredito que pensem "oh não, depois disto vou passar uma hora na cozinha só a lavar loiça e limpar" :D  Não é verdade, por isso não se deixem desmotivar com isso! Depois de grelhar e transferir o frango para o tabuleiro, lavei o grelhador. E quando voltei a transferir o frango para a frigideira, fiz exatamente o mesmo ao tabuleiro! Aos poucos não custa nada :) E vale tão, mas tão a pena! Acreditem, o sabor é maravilhoso, o cheirinho super aromático e a carne...oh meu deus, essa literalmente desfaz-se na boca como se de manteiga se tratasse! :)
E como hoje sigo viagem para Portugal para uns merecidos 10 dias de férias, nada melhor do que deixar esta delícia bem guardada convosco! :)  Não estarei por aqui nos próximos dias mas não se preocupem porque deixo-vos bem entregues com umas receitinhas que andei a preparar ;)



Ingredientes:
1 frango inteiro, aberto ao meio
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
2 colheres de sopa bem cheias de ervas aromáticas frescas a gosto, picadas grosseiramente (usei cebolinho, salsa e manjericão)
2 dentes de alho ralados
1 colher de chá generosa de colorau
1 colher de sopa de molho inglês
Sumo de 2 limões + raspa de um
Vinho branco



- Temperar o frango com uma pitada generosa de sal e pimenta, metade do alho ralado, o colorau, o molho inglês e um pequeno fio de azeite. Com as mãos, barrar muito bem todo o frango com esta mistura.

- Levar ao lume um grelhador e, quando este estiver bem quente, colocar nele o frango, primeiro com a pele virada para a grelha, deixando cozinhar durante cerca de 5 minutos, até que esteja bem marcado pelo grelhador e a ficar ligeiramente tostado. Virar o frango e deixar cozinhar na grelha por mais 5 minutos.



- Ao final desse tempo, retirar para um tabuleiro, regar com cerca de meio copo de vinho branco e o sumo de um dos limões. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC e deixar o frango assar durante cerca de 40 a 50 minutos, até que a carne esteja bem cozinhada e a pela do frango esteja bem douradinha e estaladiça.

- Levar ao lume uma frigideira anti-aderente regada com um pequeno fio de azeite. Quando estiver bem quente, adicionar o restante alho ralado, as ervas aromáticas picadas e a raspa de limão. Transferir o frango do tabuleiro para a frigideira, abanando-a constantemente, para que o frango fiquem bem coberto com as ervas aromáticas. Verter na frigideira o líquido que se formou no tabuleiro enquanto o frango assou e regar tudo generosamente com o sumo do restante limão. Desligar e servir de imediato. 

12 comentários:

  1. Está com óptimo aspecto este frango :)
    Deve ser uma maravilha pela descrição!
    Se suja loiça mas o resultado compensa não há problema!
    Boa viagem e boas férias!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compensa mesmo Joana, acredita! Até te esqueces da loiça toda que tens para lavar ;) hehe Obrigada!!
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  2. Tem muito, muito bom aspecto!!! E estava aqui a pensar que com uma daquelas frigideiras de ir ao forno - tip skilett - na volta até a parte de grelhar e depois fornear se fazia no mesmo "tacho"!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Miranda! Essa era precisamente a minha ideia inicial mas a minha skillet é demasiado pequena para um frango assim inteiro e ando há imenso tempo para comprar uma grande e ainda não foi desta :P
      Mas para a próxima vai mesmo nessa! :)
      Obrigada e beijinhos!

      Eliminar
  3. Adoro frango e este tem mesmo muito bom aspecto , tenho a certeza que ia gostar.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que sim São porque é mesmo saboroso :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Deve ser daqueles que apetece comer à mão e lamber os dedos ;)
    Bjs e boas férias! Aproveita bem esses dias no teu país com a tua familia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo desses Pimentinha :D
      Já fui, já voltei, já aproveitei e já estou pronta para regressar daqui a uns meses :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Esse frango ficou com ótimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/baguete-tipo-francesa.html

    ResponderEliminar