quinta-feira, 19 de maio de 2016

Moroccan Seafood Couscous


Para quem, como eu, adora um bom arroz de marisco ou uma bela massada de peixe, ou uma qualquer dessas caçarolas bem cheias de peixe e/ou marisco, de temperos apurados, cheiros que perduram por todos os cantos da casa e sorrisos bem rasgados nos lábios logo depois da primeira garfada...então vão gostar desta sugestão que vos trago hoje! :)
O marisco, como não podia deixar de faltar...os couscous, a substituir aquele bem mais tradicional arroz... e um molho bem intenso, mas ao mesmo tempo equilibrado e delicioso, de inspiração marroquina! É verdadeiramente de comer e chorar por mais! E aproveitem esta receitinha que vos deixo para o molho marroquino - façam a mais (as quantidades listadas abaixo já estão a mais, não vão precisar de tudo para esta receita) e congelem em cubinhos, em sacos de gelo! Assim, sempre que precisarem, têm sempre à mão um cubinho cheio de sabor!



Ingredientes:
1 copo cheio de couscous
2 mãos cheias de miolo de mexilhão congelado
2 mãos cheias de camarões descongelados e descascados
10 delícias do mar cortadas em pedaços
1 mão cheia de tomates cereja, cortados em metades
4 spring onions cortadas finamente
1 cebola média picada
1 cenoura grande cortada em meias-luas
Cebolinho fresco picado para polvilhar
Para o molho marroquino:
1 lata pequena de tomate pelado em pedaços
150 ml de polpa de tomate
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá rasa de harissa
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá rasa de alho em pó
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de chá rasa de salsa seca
1 pequena pitada de canela



- Num tacho, misturar bem todos os ingredientes do molho marroquino e levar ao lume médio. Deixar que levante fervura e ferva por cerca de 4 a 5 minutos. Ao final desse tempo, reduzir um pouco o lume e deixar cozinhar bem para que o molho apure, durante 10 a 15 minutos. Se o molho começar a espessar demasiado e/ou muito rapidamente, vão adicionando água quente aos poucos, sempre que necessário. Desligar e reservar.

- Levar ao lume uma frigideira bem ampla e anti-aderente, regada com um fio de azeite. Juntar a cebola e a cenoura e saltear por dois minutos, mexendo de vez em quando.



- Adicionar o miolo de mexilhão e cozinhar por mais um minuto antes de adicionar o camarão. Quando o camarão ganhar cor, verter cerca de 1/2 copo de molho marroquino na frigideira e deixar ferver por 30 segundos. Juntar os tomates cereja, metade das spring onions e as delícias do mar.

- Por fim, adicionar os couscous, envolvendo bem e delicadamente no molho e nos restantes ingredientes e regar tudo com 1 copo e meio de água quente. Sem mexer, deixar que os couscous absorvam o líquido quase completamente . Desligar o lume e deixar repousar, sem mexer, até que os couscous tenham absorvido todo o líquido (se tiverem um testo para a frigideira ou mesmo um prato grande o suficiente para a cobrir, façam-no, mas tenham atenção porque os couscous só precisarão de mais um ou dois minutos no máximo). Nessa altura, delicadamente e com a ajuda de um garfo, mexer os couscous para que fiquem bem soltinhos.

- Polvilhar com as restantes spring onions e o cebolinho fresco picado e servir de imediato. Se gostarem, acrescentem também a cada um dos pratos alguns pickles grosseiramente picados.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!! :)
      E os sabores são vibrantes também , posso garantir ;)
      beijinho!

      Eliminar
  2. Que rico niña, me encanta¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto!
    Bom fim-de-semana,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar