sexta-feira, 15 de julho de 2016

Panzanella - "Na Minha Cozinha Nunca Falta #16" - Pão


No outro dia, eu e a Ana conversávamos, mais uma vez, sobre a lista de ingredientes e utensílios que nunca faltam nas nossas cozinhas, discutindo ideias para os próximos temas deste projeto! E, qual não foi o nosso espanto, quando ambas nos apercebemos que ainda não tínhamos abordado um dos ingredientes mais imprescindíveis de toda e qualquer gastronomia, de toda e qualquer casa...especialmente de uma bela casa portuguesa! O PÃO pois esta claro!!! :)


E foi assim que, sem mais em que pensar, decidimos arregaçar as mangas, ir para as nossas cozinhas, e trazer-vos hoje duas sugestões maravilhosas com este que é um alimento essencial. Não se esqueçam então de passar lá pelo fantástico Recanto com Tempero para se deliciarem também com a sugestão que a Ana nos deixa!


Confesso que, ao contrario do que costumo fazer, para esta edição em particular, cozinhei duas ou três receitas diferentes que incluíam pão como um dos ingredientes principais...no fim, acabei contudo por me decidir por esta magnifica Panzanella porque acho que tem tudo aquilo que podemos querer nestes dias de sol e calor. A minha versão é um pouco mais "elaborada" que a versão tradicional italiana, simplesmente porque lhe adiciono mais uns quantos ingredientes. Mas sinceramente - e perdoem-me a modéstia  - gosto bem mais desta! :) hehe

Esta salada é um acompanhamento mais que maravilhoso para um barbecue, por exemplo, ou, se lhe adicionarem uma qualquer proteína (faço imensas vezes com sobras de frango assado e desfiado), transforma-se num instantinho numa refeição principal fresca, saborosa e ideal para dias de verão. 


Ingredientes: 
1 pedaço bem generoso de pão, que já não seja fresco, cortado em pedaços grosseiros de identico tamanho
Azeite q.b.
2 dentes de alho
2 tomates grandes, vermelhos e rijos
Uma mistura de tomates cereja, de preferência de diferentes cores
1 mão cheia de azeitonas pretas (uso sem caroço)
1/4 queijo feta, grosseiramente esfarelado
1/2 pepino, cortado em pequenos pedaços
1 cebola grande, cortada finamente
Orégãos secos q.b.
Vinagre balsâmico q.b.


- Cortar os tomates em pedaços aleatórios, de tamanho identico, e colocá-los numa saladeira, polvilhando com uma pitada generosa de sal. Deixar repousar durante cerca de 10 a 15 minutos, para que o sal ajude os tomates a libertarem o seu liquido que vais ser essencial para o tempero de toda a salada.

- Num tabuleiro grande, dispor os pedaços de pão e regá-los com um fio generoso de azeite. Levar ao forno, a uma temperatura baixa - cerca de 120 graus - apenas durante 10 a 15 minutos, para que o pão aqueça e adquira uma textura crocante (tenham em atenção para não deixar que o pão fique completamente torrado e duro).


- Na saladeira, juntar aos tomates a cebola, pepino e azeitonas. Temperar tudo com os 2 dentes de alho muito bem ralados, um fio bem generoso de azeite, umas gotas de vinagre balsâmico e uma pitada generosa de orégãos. Envolver delicadamente.

- Retirar o tabuleiro com o pão do forno e verter neste todo o conteúdo da saladeira, incluindo todo o liquido que se formou. Envolver bem e delicadamente, polvilhar com o queijo feita e servir a panzanella de imediato. 




4 comentários:

  1. Mas que magnífica sugestão Vânia! Pelo aspeto, parece delicioso ^_^ Nunca comi panzanella, tenho de experimentar ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma salada cheia de coisas boas e com certeza uma delicia.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Óptimo aspecto, perfeito para estes dias quentes :)´
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Olá! :)

    A seguir o teu blogue! Não conhecia ainda, gostei muito, parabéns!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar