segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cogumelos Recheados // Stuffed Mushrooms


Como o que é bom acaba depressa, lá se foram assim as minhas férias de verão! Deliciosos (mas curtos!) dias de descanso em Portugal, em casa, junto da família e dos amigos! Terminaram, é verdade, mas vejamos o lado positivo da coisa (como sempre, sempre, tento fazer em tudo) : já só faltam 20 semanas até regressarmos para as férias de Natal!! :D hehehehe...e claro, quase tão bom como essa notícia, o blog deixou também de estar de férias e arranca agora novamente depois de uma breve pausa!! :D
Mas como as coisas ainda vão estando a meio gás, e só este fim de semana é que tive tempo e paciência para ir abastecer de novo a minha despensa, frigorífico e congelador, deixo-vos uma receitinha bem simples mas que é daquelas que simplesmente adoro! Podem servi-la como entrada de um jantar mais elaborado ou como uma refeição principal um pouco mais leve! De qualquer das formas, tenho a certeza de que vão gostar! :)
Boa semana a todos!! :)




Ingredientes (para 2 pessoas como refeição principal ou para 4 como entrada):
4 cogumelos Portobello
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 cebola média bem picada
1 dente de alho bem picado
1 pedaço de pimento cortado em pequenos pedacinhos
1 pedaço de curgete cortado em pequenos pedacinhos
1 colher de café rasa de cominhos moídos
1 colher de café de orégãos secos
Umas gotas de molho inglês
1 noz de manteiga magra sem sal
1 colher de chá de puré de tomate
2 colheres de sopa de queijo-creme
2 mãos de queijo ralado a gosto
4 rodelas de tomate
Rúcula a gosto
Tomates em rama assados para acompanhar (opcional)


- Lavar bem os cogumelos, cortar os talos e limpá-los com papel absorvente, absorvendo qualquer humidade. Reservá-los inteiros e à parte picar bem todos os talos retirados. 

- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e alourar ligeiramente a cebola e o alho. Acrescentar depois o pimento, a curgete e os talos dos cogumelos, temperando tudo com uma pitada de sal e de pimenta, os cominhos, os orégãos e o molho inglês, bem como a noz de manteiga e o tomate em puré, deixando saltear durante cerca de 4 a 5 minutos, em lume médio. Ao final deste tempo, juntar o queijo-creme e uma mão de queijo ralado, envolver bem e retirar do lume.

- Rechear os cogumelos com este preparado e dispor uma rodela de tomate por cima de cada um, terminando com o restante queijo ralado. 

- Levar os cogumelos a gratinar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos, até que o queijo esteja bem douradinho e derretido. 

- Retirar e servir de imediato com uma salada de rúcula temperada com um fio de azeite e sumo de limão e, se quiserem, com uma rama de tomates assados (se gostarem, podem ainda servir os cogumelos "polvilhados" com umas lascas de salmão fumado - eu pessoalmente adoro!!).


8 comentários:

  1. Parece maravilhoso, eu adoraria experimentar!
    Desejos de uma ótima semana...
    Beijos!
    CamomomilaRosa

    ResponderEliminar
  2. Hummm cá em casa adoramos cogumelos (menos o nosso mini).
    Ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/gelado-de-ginjinha-com-muffins-da-casa.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em casa só eu é que gosto infelizmente Clarinha...mas nem por isso deixo de os fazer para somente eu me deliciar :P hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Que apetitosos, gosto muito de cogumelos recheados!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt

    ResponderEliminar