quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Lasanha de Bacalhau e Delícias do Mar


Continuemos na saga das receitas simples e práticas! Sim, porque aqui por casa, depois das férias, exigem-se ainda uns dias de "recuperação" :D hehe  E, nesses dias, ainda não se regressa à cozinha "em força"...até porque, convenhamos, falta-me é a força neste momento. hehe...
Regressar ao trabalho e à rotina diária depois das férias nem sempre é fácil, já todos sabemos...Eu, confesso, acho que até me estou a sair muito bem...mas não se pode exigir tudo de uma vez certo?! :P



Ingredientes: 
Placas de lasanha q.b.
1 dente de alho picado
4 tomates maduros, cortados em pequenos pedaços (podem substituir por uma lata de tomate pelado em pedaços)
200ml de polpa de tomate
100ml de vinho branco
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá rasa de orégãos secos
1 colher de sopa rasa de paprika ou pimentão doce
2 mãos bem cheias de bacalhau previamente cozinhado e desfiado
8 delícias do mar cortadas em pequenos pedaços
Vinagre balsâmico q.b.
1 bola de mozarela cortada em rodelas


- Colocar os tomates cortados em pedaços e o alho num tacho antiaderente e levar ao lume, deixando que levante fervura e espesse durante cerca de 4 a 5 minutos, mexendo de vez em quando. 

- Ao final desse tempo, adicionar a polpa de tomate e o vinho, e temperar com uma pitada de sal e pimenta, a paprika e os orégãos. Deixar ao lume por mais um pouco, até que o álcool evapore e o molho esteja bem apurado e com um boa consistência. Nessa altura, desligar o lume e adicionar o bacalhau e as delícias, envolvendo bem, e salpicando tudo com umas gotas generosas de vinagre balsâmico. Reservar. 

- Pincelar uma forma (usei de bolo inglês) ou um tabuleiro com umas gotas de azeite e dispor a primeira camada de placas de massa de lasanha. Distribuir por cima desta uma quantidade generosa de molho de tomate com bacalhau e delícias, repetindo o processo até esgotar o molho, e tendo o cuidado de que a última camada seja de molho. 

- Distribuir as rodelas de mozarela por cima da lasanha, polvilhar com um pouco de orégãos e levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos, ou até que as placas de lasanha estejam bem cozinhadas. Retirar e servir de imediato, acompanhada de uma salada. 


8 comentários:

  1. Que deliciosa lasanha,...adoro e de bacalhau nunca fiz, nem provei :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Olá Vânia,
    Acreditas que não me lembro de fazer lasanha?! Gosto tanto mas nem sempre consigo encaixar nas minhas refeições.
    Esta versão do mar soa-me muito muito bem! ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Susana :)
      Olha eu então é precisamente o contrário...não sou mesmo nada fã de lasanha e faço pelo menos uma vez por mês :P hehe A cara metade adora e acho sempre uma refeição prática e fácil e que, ainda por cima, agrada sempre à outra boca cá de casa :P Mas, quando faço para os dois, gosto sempre destas versões diferentes...e todas que sejam "do mar" são as minhas favoritas ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Uma receita deliciosa com certeza, gostei muito dos temperos aromáticos que vc usou!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  4. Possa, acabei de almocar e ate comi bem mas confesso que era capaz de comer um pouco dessa lasanha que me parece maravilhosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Ahahah Estes são os comentários que sabem sempre melhor ler!! :D
      Muito obrigada!! :D
      Beijinhos *

      Eliminar