segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Bife na caçarola com molho guiness // Guiness Steak Casserole


Sabem aquela comida de conforto? Aquela comida que fica horas ao lume, lentamente, que nos enche a casa de calor e de um cheirinho maravilhoso? Aquela comida pela qual esperamos horas mas não nos importamos porque sabemos que, quando estiver pronta, nos vai proporcionar um refeição maravilhosa? Pois bem, as caçarolas são isso e tudo mais para mim! E esta, acreditem, é das melhores que existe! De sabores bem fortes e intensos, ideal para jantares em dias frios! Deliciem-se :)



Ingredientes:
2 bifes, de vaca ou vitela, bons para estufar e com pelo menos 1 cm de altura
1 cebola branca, cortada em rodelas finas
1 dente de alho inteiro, sem casca e ligeiramente esmagado
100 ml cerveja Guiness
1 cubo de caldo de carne
1 colher de sopa de sopa de cebola em pó
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.



- Temperar os bifes com sal e pimenta. Reservar.

- Levar ao lume a caçarola regada com um pequeno fio de azeite. Quando este estiver bem quente, colocar os bifes na caçarola e selar bem a carne, durante cerca de 3 minutos de cada lado. Retirar para um prato e reservar.

- Regar a caçarola com mais um pouco de azeite, se necessário, e adicionar a cebola e o alho, refogando ligeiramente e mexendo frequentemente durante cerca de 2 minutos.

- Juntar depois cerca de 2 colheres de sopa da cerveja e, com a ajuda de uma colher plástica ou de pau, raspar bem o fundo da panela para que se libertem todos os resíduos de carne. Acrescentar o cubo de caldo de carne e deixar que este se desfaça. Por fim, adicionar a sopa de cebola e envolver bem no preparado que se encontra na panela.



- Voltar a colocar os bifes no tacho e regá-los com o resto da cerveja, juntando depois água quente suficiente apenas para que os bifes fiquem cobertos de líquido. Com o lume médio/alto, e a caçarola destapada, cozinhar a carne apenas até que o molho na panela levante fervura e ferva durante cerca de 4 a 5 minutos.

- Ao final desse tempo, colocar o lume no mínimo, tapar a caçarola e deixar cozinhar durante cerca de 45 minutos a 1 hora. A meio da cozedura, é necessário verificar como se encontra a consistência do molho: se estiver a evaporar e a espessar demasiado rápido, basta acrescentar mais um pouco de água a ferver.

- Ao final de cerca de uma hora, a carne deverá estar completamente cozinhada e extremamente tenra mas, senão, deixem-na ao lume até que atinja esse ponto. Quando a carne estiver bem tenra, destapar a caçarola e aumentar um pouco o lume, deixando cozinhar assim por mais uns 20 minutos, até que o molho espesse bem e adquira a consistência desejada. Desligar, tapar a caçarola e deixar a carne repousar entre 10 a 15 minutos antes de servir, acompanhada de batatas fritas ou puré e espargos grelhados. 

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Vou encarar isso como um enorme elogio :D
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Que molho óptimo,.....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante, está muito apetitoso :)
    Se puder, venha me visitar em Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla :D
      Irei com certeza fazer uma visita :)

      Eliminar
  4. Olá Vânia!!
    Esse é daqueles pratos que já nos convidam pelo aroma que deixam pela casa!
    O molho parece realmente espetacular!
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andrea!! :)
      O molho é de facto uma verdadeira tentação :) É daquelas comidinhas de conforto que nos convidam logo depois a ir para o sofá com um sorriso na cara :)
      Beijinhos !

      Eliminar
  5. Este é mesmo ao meu gosto!
    Beijinhos
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana!! :) Ao eu também! ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar