terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Salada de grão e camarão // Prawn & Chickpeas Salad



Adoro um bom prato de salada, mesmo no inverno, desde que seja um pouco mais "consistente" e reconfortante! Adoro grão! E adoro marisco! Como tal, haveria lá maneira de conjugar num só pratinho todos estes meus amores?! Não me parece ;) Uma refeição despreocupada, ideal para aqueles dias da semana em que o tempo e a paciência não nos assistem...ahhh, e muito importante, ideal para comer no sofá, a ver televisão, com uma manta quentinha sobre as pernas ;)
 
Ingredientes:
1 lata pequena de grão, cozido e escorrido
2 mãos bem cheias de camarões, cozinhados e descascados
1/2 copo de arroz basmati ou agulha
1/2 copo de ervilhas congeladas
50 gramas de queijo feta, cortado em pequenos cubos
1 cebola roxa pequena, cortada em rodelas finas
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 pitada de orégãos, cebolinho seco, alho em pó e colorau
Vinagre balsâmico q.b.



- Levar ao lume um tacho regado com um pequeno fio de azeite. Quando estiver bem quente, adicionar o arroz, envolver bem e deixar fritar durante um minuto, mexendo frequentemente. Adicionar as ervilhas congeladas, temperar tudo com uma pitada de sal e verter 1 copo bem cheio de água na panela. Deixar o arroz cozinhar. Quando estiver pronto, retirá-lo para uma taça de salada e reservar.

- Voltar a levar ao lume este mesmo tacho, regado agora com um fio generoso de azeite. Juntar-lhe os camarões e o grão e temperar tudo com uma pitada de pimenta, orégãos, cebolinho, alho em pó e colorau. Deixar saltear apenas durante 2 minutos. Regar com umas gotas de vinagre balsâmico, envolver e retirar do lume.

- Adicionar o grão e os camarões à taça do arroz, assim com todo o azeite que se encontra no tacho, envolver tudo delicadamente e deixar repousar durante cerca de 4 a 5 minutos (esta para mim funciona maravilhosamente bem como salada morna, por isso é que a deixo repousar para que arrefeça um pouco; contudo, podem perfeitamente comer logo de seguida ou mesmo completamente fria, se assim o preferirem).

- Mesmo antes de servir, juntar as rodelas de cebola e o queijo feta e, se gostarem, podem adicionar ainda algumas azeitonas.

6 comentários:

  1. Com camarao nunca fiz, não sei porquê até porque deve ser bastante saborosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Hoje por acaso tenho aqui uma de bacalhau já à minha espera para o almoço ;) Mas de camarão é uma delícia :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Também gosto muito destas saladas de inverno. Parece-me uma excelente sugestão!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Que excelente salada,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar