quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Halloumi & Chicken Rice Salad // Salada de arroz com halloumi e frango


Adoro queijo halloumi grelhado! É certo que, pelo menos aqui por terras inglesas, não acho que seja lá muito barato, especialmente tendo em conta que cada embalagem traz somente um pedaço de queijo que, se fosse só por minha vontade, iria todo diretamente para o meu estômago e, mesmo assim, ficava-me na "cova do dente" como se costuma dizer :D hehehe
E tendo também em conta que, por aqui, existe em todo o lado uma variedade de queijos tão vasta à venda, daqueles mesmo bons e de fazer babar alguém que, como eu, é louca por este derivado do leite, e com preços que considero mesmo bem acessíveis, que um queijinho como este ainda me parece mais estupidamente caro...mas prosseguindo...
Uma vez por outra lá me dá aquela vontade e trago uma embalagem do supermercado para matar aquela gula que às vezes me dá! ;)  Fiz isso há uns dias e este foi o mais recente prato em que utilizei este queijo. E acreditem, foi uma das melhores receitas em que o incluí! Adorei o resultado final e acho que, a melhor parte, foi que assim cozinhado e incorporado numa receita como esta, parece até que o faz render...e não me ficou na cova do dente ;)



Ingredientes para 2 pessoas:
1 queijo halloumi cortado em fatias
1 peito de frango pequeno
1 cebola roxa
1 tomate médio/grande
1 mão bem cheias de ervilhas congeladas
1 copo de arroz basmati
Sal e pimenta q.b.
1 pequena pitada de açafrão das índias
1 dente de alho muito bem picado
2 colheres de sopa de azeitonas cortadas em rodelas
1 limão (muito bem lavado)



- Temperar o peito de frango com uma pequena pitada de sal e pimenta e regar com o sumo de meio limão. Reservar a carne bem como a metade de limão usada.

- Levar ao lume um tacho regado com um pequeno fio de azeite e deixar que aqueça. Polvilhar o azeite com uma pitada de açafrão das índias a gosto e mexer muito bem para que toste e liberte o seu aroma e sabor, mas tendo em atenção para que não torre. Juntar o arroz, envolver bem no azeite aromatizado e deixar que frite durante cerca de 2 minutos, mexendo constantemente. Ao final desse tempo, acrescentar as ervilhas congeladas, temperar tudo com uma pitada de sal e adicionar também ao tacho a metade de limão anteriormente usada. Cobrir com dois copos de água e deixar ao lume até que o arroz esteja bem cozinhado. Desligar o lume e deixar o arroz repousar enquanto se prepara a carne e o queijo.



- Levar agora ao lume um grelhador e colocar nele o peito de frango, virando de vez em quando, até que a carne esteja bem cozinhada. Retirar para um prato ou tábua e deixar repousar um pouco antes de fatiar. No mesmo grelhador, colocar agora as fatias de halloumi e deixar que cozinhem durante cerca de 2 a 3 minutos de cada lado, até que estejam bem marcadas pela grelha. Retirar.

- Cortar os tomates em pedaços e a cebola em rodelas finas e adicionar ao tacho do arroz, bem como as azeitonas, envolvendo delicadamente. Distribuir esta salada de arroz pelos pratos, assim como o frango fatiado e o halloumi. Regar com mais um pouco de sumo do restante limão e servir de imediato.

5 comentários:

  1. Amiga: não conheço este queijo,mas pela apresentação do prato deve ser muito bom.
    Fiz ontem a tua receita de batata doce grelhada com salsa. Que delícia!!! Gostei tanto , que guardei o resto da salsa no frigorífico ...e voltei a almoçar hoje. Soube-me tão bem!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh amiga, tão bom!! Fico muito contente que tenhas experimentado, e mais feliz ainda que tenhas gostado e que te tenha sabido assim tão bem ;) Eu sou suspeita claro, mas acho que é mesmo uma delícia! ;)
      E se não conheces este queijinho tão bom e diferente, é altura de ir experimentar também ;) hehe
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  2. Hummm que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/bolo-de-leite-condensado-e-licor-de.html

    ResponderEliminar