quinta-feira, 15 de outubro de 2015

"Na Minha Cozinha Nunca Falta...#8" - Leguminosas e uma receita de Bolo de Chocolate e Feijão com Cobertura de Manga


É tão bom quando os dias passam a voar, e as semanas passam super rápido e assim por diante (exceto os fins de semana que, confessemos, passam sempre a voar - demasiado rápido - e isso nunca é bom :D hehehe)...É assim que me ando a sentir nos últimos tempos e, confesso, adoro!! O trabalho tem sido muito, stressante, extenuante, mas é assim mesmo que eu gosto que seja e é assim que me sinto maravilhosamente bem! Os dias passam a voar, são produtivos, e as semanas acabam num piscar de olhos...e isso é especialmente bom quando já se está em contagem decrescente para as férias de Natal em Portugal, junto da família!!! :D Já só faltam 9 fins de semana, yeahhhh!!! :D hehe
E, com o tempo a passar a voar, significa que também, num piscar de olhos, chegámos novamente a mais um dia 15 e portanto, a mais uma edição do projeto "Na Minha Cozinha Nunca Falta" que partilho com a querida Ana do blog Recanto com Tempero! E, este mês, decidimos escolher como nosso "must-have" culinário...as Leguminosas!!!



As leguminosas são, sem qualquer sombra de dúvida, indispensáveis nas nossas cozinhas! Confesso que raramente compro as secas porque sou um bocadinho preguiçosa para isso :P  Mas nunca faltam enlatados de leguminosas aqui por casa! Nunca mesmo! Saborosas, super nutritivas, capazes de transformar os pratos mais simples em algo sempre um pouco mais elaborado e, digamos, mais "consistente"...e claro, mais importante que tudo, super saudáveis e económicas! Acho que, cada vez mais, as pessoas começam a explorar diferentes formas de utilizar, cozinhar e degustar as leguminosas, fugindo um pouco àqueles seus usos mais simples e tradicionais... eu, confesso, faço mil e uma experiências diferentes com elas pela minha cozinha e, normalmente, acreditem, são quase sempre agradáveis surpresas! 
Não se esqueçam de passar lá pelo cantinho da Ana para se deliciarem com o pratinho principal que ela nos traz para a nossa ementa de hoje: bem diferente e mais que saboroso, a sugestão da Ana é uma das minhas de eleição no que toca a utilizar as leguminosas de forma diferente! :)  E, mais uma vez, acho que cumprimos bem o nosso objetivo de vos trazer ideias que nunca devem faltar pelas cozinhas de todos nós, de forma a conseguirmos levar à mesa refeições simples, saudáveis e económicas! 



Por hoje, eu deixo-vos com uma fatia deste bolinho para a sobremesa: pouco doce, mas com um sabor bem intenso a cacau e chocolate, e com um toque contraste de manga...hmmmm, uma delícia que fez sucesso aqui por casa!! :)



Ingredientes para o bolo:
200 gramas de feijão branco, cozido e escorrido
60 gramas de cacau em pó
60 gramas de farinha com fermento
160 gramas de açúcar
3 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
1 mão cheia de chocolate preto partido em pequenos pedaços
Para a cobertura de manga:
1 fatia de manga, sem casca
4 colheres de sopa de sumo de laranja
4 a 5 colheres de sopa de açúcar em pó



- Colocar o feijão numa taça e triturá-lo bem com a varinha mágica ou, em alternativa, usar um robot de cozinha.

- Juntar os ovos e bater um pouco com a batedeira elétrica até que incorporem. Adicionar depois o cacau, a farinha e o açúcar e envolver, primeiro com a ajuda de uma colher e depois misturar bem com a batedeira. Por fim, incorporar a baunilha e as pepitas de chocolate neste preparado.

- Verter a mistura numa forma untada e forrada com papel vegetal e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 35 minutos, ou até o bolo estar bem cozinhado, mas tendo em atenção para o retirar do forno quando o interior ainda apresentar alguma humidade, caso contrário vai ficar demasiado seco. Retirar, deixar arrefecer um pouco e desenformar, deixando depois o bolo arrefecer por completo.




- Para a cobertura, colocar o pedaço de manga numa trituradora ou robot de cozinha e desfazê-lo até que forme um puré liso e uniforme. Juntar cerca de 2 colheres de sopa de açúcar em pó e outras duas colheres de sopa de sumo de laranja e misturar tudo mais um pouco na trituradora. Provar e verificar a consistência - para tornar a cobertura um pouco mais espessa, adicionar mais uma ou duas colheres de açúcar em pó; para "cortar" um pouco a doçura excessiva, adicionar mais uma colher ou duas de sumo de laranja.

- Cobrir o bolo com esta mistura de manga e finalizar decorando com amêndoas laminadas, ligeiramente tostadas. 


10 comentários:

  1. Olá Vânia!
    O bolo ficou soberbo!!! Adorei o seu aspeto... fiquei logo com vontade de comer uma bela fatia :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Ana!! Sobremesa perfeita para os teus mais que perfeitos hambúrgueres ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Além de lindo tem um interior delicioso
    tenho a certeza que ia gostar

    ResponderEliminar
  3. Nunca experimentei juntar feijão num bolo mas este ficou com uma consistência bem apetitosa, tenho mesmo de experimentar.
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É diferente mas fica muito bom Carla, dá uma textura e consistência diferente e um tanto ou quanto intensa - assim uma espécie de brownie, mas mais saudável :D
      Espero que experimentes :)
      Beijinhos !

      Eliminar
  4. Já fiquei a salivar com esta receita :P o bolo tem tão mas tão bom aspecto!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar