quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Caçarola de arroz, frango e chouriço // Chicken, Chorizo & Rice Casserole


Prezo em saber que os meus amigos e conhecidos ainda passam tardes infindáveis na praia em banhos de sol e mar, que os vestidos ainda se encontram pelos armários porque o corpo ainda os pede e que os chinelos ainda não saíram do pé... Mas, por aqui, o Outono já começou e veio mesmo para ficar, não há volta a dar :P  Contudo, confesso...desde que não chova muito e durante muito tempo, não me importa nadinha! Adoro o Outono! Como adoro a Primavera porque sou assim mesmo, uma pessoa de meias-estações :D hehe
E, como por aqui, as folhas já vão ficando todas castanhas e amarelas pela rua, os dias estão cada vez mais curtos, o frio começa a sentir-se e os pijamas quentinhos já começam a sair das gavetas... o forno tem estado cada vez mais ligado e as caçarolas têm também sido rainhas da festa culinária! :)  Espero que gostem desta! :)


 Ingredientes para 4 a 6 pessoas: 
2 peitos de frango grandes, cortados em cubos
1 chouriço corrente, cortado em rodelas
1 copo bem cheio de ervilhas congeladas
2 tomates vermelhos, maduros, cortados em cubos
1 cebola picada
1 dente de alho bem picado
Caldo de galinha ou de legumes q.b.
1/2 copo de vinho branco
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de colorau
1 colher de café de cominhos moídos
Sumo de limão q.b.
Azeite q.b.
2 chávenas de arroz de paella (podem usar qualquer arroz com goma, como arroz para risotto ou mesmo arroz carolino)



- Temperar os pedaços de frango com uma pitada de sal e pimenta. Levar ao lume uma caçarola grande, regada com um pequeno fio de azeite. Quando este estiver bem quente, adicionar o frango aos cubos e as rodelas de chouriço e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até que o chouriço esteja caramelizado e os pedaços de carne bem douradinhos e praticamente cozinhados. Retirar para um prato e reservar.

- Voltar a levar novamente a caçarola ao lume e, se necessário, adicionar mais um pouco de azeite. Juntar a cebola e o alho e deixar alourar, mexendo constantemente. Adicionar depois o tomate em pedaços, bem como o colorau, os cominhos e o vinho branco, e deixar cozinhar durante alguns minutos até que o álcool evapore e o tomate comece a desfazer-se ligeiramente.

- Nessa altura, acrescentar à caçarola o arroz e as ervilhas, envolver bem no preparado de tomate, e deixar cozinhar assim, mexendo frequentemente e sem adicionar nenhum líquido, durante cerca de um minuto. Verter na caçarola cerca de 4 chávenas bem cheias de caldo (para medição, utilizar a mesma chávena ou copo que utilizaram para a medida de arroz). Baixar o lume para mínimo/médio, tapar a caçarola e deixar cozinhar durante cerca de 8 a 10 minutos.

- Ao final desse tempo, voltar a juntar o frango e o chouriço à caçarola, envolvendo delicadamente no arroz, e regar tudo com sumo de cerca de meio limão. Se necessário, adicionar mais um pouco de caldo de galinha ou legumes e deixar cozinhar durante mais 5 a 7 minutos, agora com a caçarola destapada, até que o arroz esteja bem cozido. Desligar e servir de imediato, regado com mais um pouco de sumo de limão se gostarem. 

6 comentários:

  1. Nos últimos dias tem andado mau :P Estou aqui cheia de frio.
    Esse prato está tão lindo e apetitoso! Ideal para qualquer tempo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Avelã, para mim também é mesmo ideal para qualquer tempo e qualquer altura do ano! ;)
      Obrigada!!
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Hmmm estou tentada a fazer agora para os dias frios aqui em terras de Sua Majestade :)

    Beijinhos*

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Matilde! Sou suspeita mas acho que é mesmo uma maravilha, tem de experimentar! Especialmente em terras de Sua Majestade, sabe ainda melhor...eu bem sei que também cá estou ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar