segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Assado de domingo – Lombo de vaca com molho espesso e pimentos salteados // Sunday Roast


Sim, eu sei bem que hoje é só segunda-feira...mas estou a dar-vos tempo suficiente para comprarem todos os ingredientes e terem a certeza de que têm tudo a postos para levar esta refeição à mesa no próximo domingo :D ah ah... ou num qualquer outro dia da semana porque, para ser sincera, este pratinho cai bem a qualquer altura! Reconfortante, outonal, maravilhoso...tenho a certeza de que não se vão arrepender de experimentarem esta receita! :)
Boa semana!!!



Ingredientes para 4 pessoas:
Um pedaço de lombo de vaca (cerca de 750 gramas ou suficiente para 4 pessoas)
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de sopa rasa de molho inglês
1 colher de chá rasa de mostarda em grão tipo antiga
1 colher de chá de folhas de alecrim
Vinho branco q.b.
½ pimento vermelho cortado em tiras
½ pimento laranja cortado em tiras
1 cebola branca cortada em meias-luas
1 cebola roxa cortada em meias-luas
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de farinha


- Regar a carne com um fio de azeite. Temperá-la com uma pitada de sal e pimenta, o molho inglês, a mostarda e o alecrim e, com as mãos, untar todo o lombo muito bem de forma uniforme.

-Levar ao lume uma frigideira anti aderente e, quando estiver bem quente, colocar nela a carne, selando-a durante cerca de 2 a 3 minutos de cada lado. Transferir o lombo para um tabuleiro de forno. Salpicar a frigideira onde se selou a carne com um pouco de vinho branco e regar a carne com todo este líquido (raspem ligeiramente o fundo da frigideira se necessário, para ter a certeza de que todos os pedaços de carne -e portanto, de sabor - são transferidos para o tabuleiro de forno). 

- Cobrir o lombo com papel de alumínio e levar ao forno a 160º durante cerca de 20 a 30 minutos. Depois deste tempo, retirar o papel de alumínio e deixar a carne permanecer no forno, a 180ºC, por mais 10 a 15 minutos (eu fiz um pedaço de lombo baixo e estreito e portanto demorou pouco tempo até estar cozinhado mas estes tempos de cozedura podem variar um pouco consoante o tamanho da vossa peça de carne, por isso o melhor é irem sempre verificando para não correrem o risco de ficar demasiado dura ou de não ficar bem cozinhada). Retirar, colocar a carne numa travessa ou tábua e reservar, conservando no tabuleiro de forno todos os sucos que se formaram.


- Entretanto, quando a carne ainda estiver no forno mas quase cozinhada, levar novamente ao lume a mesma frigideira onde se selou o lombo e adicionar-lhe agora um fio de azeite, os pimentos e as cebolas. Polvilhar tudo com uma pitada de sal e regar com o vinagre balsâmico. Saltear até os pimentos estarem cozinhados mas ainda terem alguma textura e a cebola caramelizada.

- Levar também ao lume o tabuleiro onde se cozinhou a carne, com os respetivos sucos, (se não tiverem um tabuleiro que possa ir ao fogão, transfiram todos os sucos para uma pequena panela e levem-na ao lume). Misturar bem a farinha em cerca de ¼ de copo de vinho branco e adicionar ao tabuleiro ou panela. Deixar o molho apurar e engrossar um pouco (se acharem que está muito líquido adicionem um pouco mais de farinha, sempre diluída em vinho ou água, ou, se estiver muito espesso, juntem apenas mais um pouco de vinho).

- Sirver a carne assada fatiada finamente com um puré de batata e o salteado de pimentos e cebola, tudo regado generosamente com o molho espesso.


9 comentários:

  1. Já nem me lembro da última vez que comi lombo de vaca assado! Que bom aspeto que esse tem! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já não me lembrava confesso!! :D Mas soube-me tãoooo bem, que agora acho que já não vou deixar passar tanto tempo novamente ;) hehe
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Que assado fantástico e esse molho por cima da carne deve ficar delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Olá! Adorei os temperos que vc utilizou, imagino o aroma e o sabor, adorei!
    Beijos! Te desejo uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Camomila Rosa!! O outono pede por pratinhos destes, soube mesmo muito bem!! :)
      Beijinhos !

      Eliminar
  4. Adoro este tipo de comida. Os assados são sempre uma refeição bastante reconfortante, principalmente com os dias de chuva que têm estado e este está com um aspecto muito saboroso.

    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Carla! Chega o outono, os assados e as comidas de conforto não saem da mesa cá de casa! :)
      Obrigada !!

      Eliminar