domingo, 18 de janeiro de 2015

Frango korma com arroz de limão e pickle de pepino


Esta refeição é uma verdadeira festa! Parece que tem imensos ingredientes e que irá demorar muito tempo a fazer mas...nada disso! É quase uma das refeições em 30 minutos do Jamie Oliver :D hehe  E, a meu ver, é simplesmente ideal para aqueles dias em que têm amigos aí por casa para jantar, querem fazer um pratinho um tanto ou quanto diferente mas super saboroso, mas, acima de tudo, querem é desfrutar do tempo que têm para estar com eles e não passar a vida inteira na cozinha (para além disso, se puderem passar a sensação de que estiveram imensooooo tempo na cozinha, também não é mau de todo :P hehehe). Uma refeição saborosa, cheia de cor, sabor e com um cheirinho delicioso, ideal para saborear num ambiente de partilha e ótimo convívio :)


Ingredientes para 4 pessoas: 
2 peitos de frango (ou coxas) grandes, cortados em pedaços
Sal, pimenta e alho em pó q.b.
Azeite q.b.
1 cebola média picada
1 dente de alho bem picado + 1 dente de alho inteiro
1 pimento cortado em pedaços (usei metade de um pimento vermelho e outra metade de um amarelo)
1 colher de sopa de puré de tomate (podem usar polpa também)
2 colheres de sopa de pasta de korma
4 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
½ copo de caldo de galinha
1 chávena grande de arroz
Raspa de 1 limão
2 chávenas de água
1 pepino
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco ou vinagre de arroz
1 pitada de açúcar 


- Temperar o frango com uma pitada de sal, pimenta e alho em pó.

- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e alourar ligeiramente a cebola e o alho picado. Adicionar o frango, envolver bem e deixar cozinhar durante alguns minutos, até que os pedaços de carne comecem a ganhar alguma cor e a ficar um pouco caramelizados no exterior.

- Nesta altura, adicionar os pimentos, misturar, e juntar também o puré de tomate e a pasta de korma, envolvendo tudo bem. Finalmente, acrescentar o iogurte e o caldo de galinha e deixar cozinhar, em lume brando/médio, durante cerca de 20 a 30 minutos, até que o molho esteja bem apurado e com uma consistência cremosa mas não demasiado espesso (se, por acaso, o molho começar a espessar mais do que querem, acrescentem mais um pouco de iogurte e de caldo de galinha).

- Enquanto o frango korma cozinha, levar ao lume uma outra panela regada com mais um pouco de azeite e juntar-lhe o dente de alho inteiro, apenas ligeiramente esmagado. Acrescentar o arroz à panela, envolver bem no azeite e deixar “fritar”, mexendo frequentemente, durante cerca de um a dois minutos. Adicionar depois a raspa de limão, cobrir com a água, temperar com uma pitada de sal e deixar o arroz ao lume até estar cozinhado.

- Entretanto, preparar também os pickles de pepino para acompanhar, bastando para isso cortar o pepino em tiras, com a ajuda de um descascador, e colocá-lo numa taça, regando-o com o vinagre e temperando-o com uma pitada de sal e outra de açúcar. Deixar o pepino repousar durante pelo menos 5 a 7 minutos. Mesmo antes de servir, agarrar as tiras de pepino e, com as mãos, pressioná-lo bem para que escorra todo o seu líquido. Retirar todo este excesso de líquido e voltar a colocar as fatias de pepino na taça. 

- Servir o frango korma com o arroz aromatizado com limão e com o pepino em pickle. 

8 comentários:

  1. Gostei muito da apresentação e da mistura de sabores!

    ResponderEliminar
  2. Que aspeto excelente, Vânia! Gostei :)
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto fantástico... Adorei a combinação de sabores... Deve de estar uma Delícia. Beijinhos boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana :D Ficou mesmo bom acredita, a combinação de sabores e de texturas é ótima :)
      Beijinhos e continuação de uma ótima semana :)

      Eliminar
  4. Tem um aspecto mesmo óptimo :) Nunca usei pasta korma mas fiquei curiosa!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foi das minhas primeiras experiências também com a korma Inês. A primeira vez que a comprei usei só um bocadinho pequeno, bem a medo, porque o seu cheiro é um pouco intenso e bem característico e confesso que, por isso, os pratos com ela nunca me despertaram especial interesse...Mas, como gosto de experimentar tudo e mais alguma coisa, nem que seja para dizer que não gosto com conhecimento, decidi tentar! E gostei imenso do resultado final desta receita :) Para mim, só resulta mesmo bem assim, com contraste de outros sabores mais frescos e de texturas :) Tens de experimentar :)
      Beijinhos *

      Eliminar