quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

"Há vida para além da massa de atum #38" - Coxas de frango com sopa de cebola





Se há coisa que o meu pai sabe cozinhar, e melhor do que ninguém, é tudo aquilo que sai do mar (e, de preferência, pela "mão" dele). Costumo brincar e dizer que o meu pai tem quatro filhos: eu, o meu irmão, a nossa irmãzinha mais nova...e a pesca :D hehe
Contudo, a história já é outra com tudo aquilo que saia fora desta "especificação culinária" :P
Os meus pais divorciaram-se quando eu tinha 12 anos e, antes de voltarem a constituir família, o meu pai viveu muito tempo sozinho. Um homem que acho que, até essa altura, nunca sequer tinha estrelado um ovo :P hehe  E, como tal, durante muito tempo foi assim: se ele tinha peixe em casa, ou polvo, ou lulas, ou algo do género, jantava-se em casa uma coisinha dessas boas; caso contrário, íamos jantar fora :P
Até que, num brilhante dia, alguém resolveu ensinar o meu pai a fazer frango com sopa de cebola! O quê?! Ponho a carne num tacho, junto-lhe um pacote de sopa de cebola instântanea, rego tudo com uma cerveja, tudo num único tacho, levo ao lume e...já está?! Meu Deus, descobri o paraíso!! Acho que foi isto que ele pensou! :D ahahahah
E, claro, depois desta descoberta, os nossos jantares passaram a ter uma ementa variada entre peitos de frango com sopa de cebola, pernas de frango com sopa de cebola ou até costeletas de porco com sopa de cebola :D hehehehe  Eu e o meu irmão já brincávamos a tentar adivinhar o que seria o jantar em casa do pai esta vez :P  Mas o certo é que, para mim, esta é sem dúvida das receitas mais simples, práticas, rápidas e fáceis que podem existir...e certamente das mais infalíveis! Por isso, não existe lugar mais indicado para ela constar do que no cardápido do "Há vida para além da massa de atum"! 
E vão lá ao cantinho da Tekas, na Cozinha da Ovelha Negra, que ela traz-nos de certeza algo delicioso da sua cozinha bem cheirosa (gostaste deste adjetivo da última vez, agora olha Tekas, tens de o "aturar" :P hehe).




Ingredientes para 4 pessoas: 
4 coxas de frango
Sal, pimenta e cominhos moídos q.b.
1 cebola média cortada às rodelas
1 dente de alho, sem casca e ligeiramente esmagado
1 folha de louro
1 cerveja (33ml)
1 sopa de cebola instantânea

- Temperar as coxas de frango apenas com uma pitada de sal, pimenta e cominhos moídos.

- Levar ao lume um tacho regado com um pequeno fio de azeite e alourar ligeiramente a cebola e o alho. Adicionar o louro, bem como as coxas de frango, deixando-as cozinhar durante cerca de 3 minutos de cada lado, apenas para que comecem a ganhar alguma cor.


- Verter na panela a sopa de cebola e a cerveja, envolvendo bem e delicadamente. Tapar o tacho e deixar cozinhar, em lume médio, durante cerca de 20 a 25 minutos, até que o molho esteja espesso e apurado e o frango bem cozinhado no interior.

- Retirar e servir com umas batatas fritas ou arroz e uma salada.


13 comentários:

  1. Cá por casa apreciamos imenso frango, óptima sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa :) É mesmo uma sugestão daquelas bem saborosas e rápidas! :)

      Eliminar
  2. Pois eu adorei a receita, e já fiquei com vontade de comer, a questão é que se o meu irmão vê saquetas de comida instantâneas aqui por casa está tudo estragado, mas eu adorei a receita.
    O meu pai por acaso até se safa muito bem na cozinha mas à maneira dele!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe :) Sandra, encara os pacotes de sopa de cebola instântanea como se fossem um qualquer frasco de especiarias ou outro qualquer condimento que dá sempre jeito ter por casa à mão :P hehe (ou então, podes sempre esconder do teu irmão e pronto :D ahah)
      A verdade é que este tipo de refeição parece tudo menos instântanea e ninguém precisa de saber ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que optimo aspecto! Tenho de experimentar!! =D

      http://deaprendizachef.blogspot.pt/

      Eliminar
    2. Se nunca experimentaste, tens mesmo :) É daqueles "atalhos" culinários que nunca falha :P hehe

      Eliminar
  4. Que óptimo aspecto tem esse frango e parece bem fácil de fazer.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/bolo-de-iogurte-e-coco.html

    ResponderEliminar
  5. A minha avó odeia sopas de pacote. Havia umas da avó não sei das quantas que comi algumas vezes e até não desgostava, mas com o ódio da minha avó por sopas de pacote não se brinca :P
    Mesmo assim, sopa de cebola, mesmo enquanto molho, soa bastante bem! É uma ótima ideia usá-la numa refeição mais rápida, que ainda por cima é deliciosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que, a cada da que passa, conheço cada vez melhor a tua avó :P hehehe
      Mas percebo-a bem...eu também não faço nem como sopas de pacote mas utilizo algumas delas como "tempero" ou para espessar alguns molhos. Uma técnica rápida para dar sabor quando temos pouco tempo e/ou paciência para cozinhar. E acredita em mim: dá resultado e sabe mesmo bem (ás vezes precisamos de "atalhos" na cozinha certo?! :P )

      Eliminar