quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

"Há vida para além da massa de atum #36" - Sandes de carne de porco com manteiga de amendoim e especiarias


Allo allo minha gente!!! :D  Hoje trago-vos uma daquelas refeições rapidinhas, bem deliciosas, de comer e lamber os dedos, como aliás, não podia deixar de ser, uma vez que hoje é quinta-feira :)  Uma colherzinha de um ingrediente um tanto ou quanto diferente e uma pitada de umas especiarias maravilhosas... é incrível como, pequenas coisas como estas, podem alterar totalmente um simples prato (neste caso, uma simples sandes) e fazerem logo dela uma refeição diferente e super saborosa :)  E é isso mesmo o "Há vida para além da massa de atum" certo? ;)  Refeições simples, práticas, económicas e carregadinhas de sabor :D
Não se esqueçam que é obrigatório passarem lá pelo cantinho bem cheiroso e saboroso da minha querida Tekas e verem o que aquela Ovelha Negra andou a tramar para nós ;)




Ingredientes para 4 pessoas: 
Pão a gosto (eu usei 4 pitas mas podem usar baguetes, por exemplo, que fica delicioso, ou outro pão qualquer do vosso agrado)
2 costeletas de porco grandes (de preferência do cachaço, porque são mais tenras e suculentas, e cozinhem-nas com o osso, retirando-o apenas no final, na altura de fatiar a carne)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá cheia de manteiga de amendoim
1 colher de café de açafrão das índias
1 colher de café de cominhos moídos
Sumo de ½ limão
1 pepino médio
1 cebola média/grande
1 colher de chá rasa de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

- Colocar as costeletas numa taça e temperá-las com uma pitada de sal e pimenta. Adicionar depois a manteiga de amendoim, bem como os cominhos e o açafrão, regando tudo com um pequeno fio de azeite e o sumo de limão. Com as mãos, temperar bem as costeletas com estes condimentos e, se possível, deixar marinar durante pelo menos 20 a 30 minutos (o ideal será mesmo de um dia para o outro).

- Entretanto, cortar o pepino e a cebola finamente e colocá-los numa taça, temperando-os com uma pitada de sal, o açúcar e o vinagre, misturando tudo muito bem e deixando repousar até à altura de servir.


- Levar ao lume um grelhador ou uma frigideira antiaderente e cozinhar as costeletas. Quando estiverem prontas, retirar para uma tábua, deixar repousar cerca de 2 minutos e fatiar finamente. 

- Rechear o pão com a carne de porco e os pickles rápidos de pepino e cebola (escorram-nos antes de servirem, espremendo-os bem com as mãos para que não tenham tanto líquido e o sabor esteja mais concentrado), acrescentando também umas folhas de salada a gosto. 


8 comentários:

  1. Olá,

    Essas sandes ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/bundtmania-e-quinze-dias-com-filipa.html

    ResponderEliminar
  2. Uma forma rápida e deliciosa de preparar uma refeição, muito bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A minha cozinha cheira bem - gostei! Bela sugestão!! Hoje elevei a fasquia a provo a toda a gente que um brunch não é uma coisa complicada, cara e excessivamente fina - afinal podemos fazê-lo em casa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que nuca senti mas com esses teus pratinhos fantásticos só pode ser cheirosa :D hehe

      Eliminar
  4. Mas que aspecto bom!! Nós adoramos sandes de carne assada, só pode estar perfeita :)
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Xana :D Umas sandochas destas aqui por casa também são sempre bem-vindas ;)
      Beijinhos *

      Eliminar