terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Almôndegas com molho de cerveja e caril


Há quem tenha, pelo menos uma vez por ano, um estado denominado de "depressão pós-férias". Eu, felizmente (pelo menos que me recorde), nunca sofri muito disso...É claro que, depois de quaisquer férias, custa sempre regressar ao trabalho, à vida quotidiana, à rotina...os primeiros dias são sempre mais difíceis mas nunca me lembro de ter sofrido muito com isso! Porém, do que eu normalmente sofro, todos os anos, é de uma bela "depressão pós-festas" !! ;)  Tantos dias e dias, semanas e semanas a preparar o Natal, de volta de presentes, embrulhos, produtos caseiros para os cabazes, árvores de Natal, ementas para a ceia, músicas natalícias e luzes fantásticas por todo o lado e todo o espírito natalício no mais possível auge para depois, em poucas horas, tudo estar terminado! :(  Mas a minha "depressão" nunca chega nessa altura. Porque, depois do Natal, vem sempre a Passagem de Ano...e os preparativos para a festa e os cozinhados animam-me e mantêm-me ativa durante os dias seguintes :)  Mas, depois disso, pufffff... volta a rotina! E custa tantoooooo!! Especialmente quando se passaram umas Festas tão boas como estas em que, inclusive, fomos a casa matar as saudades da nossa familia e amigos! Mas pronto, acabou...no final deste ano há mais :D  
Vamos lá a mais um ano, de preferência cheio de Coisas e Coisinhas fantásticas!!! :D



Ingredientes para 2 pessoas: 
Cerca de 500 gramas de carne de porco picada
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de café de açafrão das índias
1 colher de sopa bem cheia de caril em pó
25 ml de cerveja
1 colher de café de paprika
Sementes de sésamo q.b. para polvilhar


- Colocar a carne picada numa taça e temperá-la com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, os cominhos e o açafrão. Com as mãos, misturar bem toda a carne com estes temperos e formar pequenas almôndegas. Se possível, levá-las ao frigorífico durante cerca de 30 minutos.

- Levar ao lume uma frigideira grande antiaderente ou um tacho amplo, regado com um pequeno fio de azeite, e alourar as almôndegas, virando-as frequentemente, durante cerca de 7 minutos, até que comecem a ganhar cor e a ficar cozinhadas. 

- Nesta altura, baixar ligeiramente o lume e adicionar o caril, agitando bem o tacho para que a especiaria se espalhe bem por toda a carne. De seguida, regar com a cerveja, polvilhar com a paprika e tapar o tacho ou a frigideira, deixando cozinhar durante mais 7 a 10 minutos.

- Ao final deste tempo, destapar, aumentar novamente o lume e deixar cozinhar durante mais alguns minutos, até que o molho esteja bem apurado e a vosso gosto. Desligar e servir as almôndegas de imediato, bem regadas com o molho e polvilhadas com sementes de sésamo. Acompanhar com arroz e pão pita.


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Marisa :) Sei que gostas destes sabores e este é bem diferente ;)

      Eliminar
  2. Que aspecto delicioso ficaram essas almondegas.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/trufas-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto, mesmo sendo carne de porco ia ser uma refeição tão boa e bem condimentada.
    Um bom 2015.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sandra :D Um feliz 2015 para ti também :)
      Beijinhos *

      Eliminar