quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

"Há vida para além da massa de atum #40" - Pãozão recheado com frango, queijo, brócolos e espinafres


E cá estamos nós para mais uma das nossas maravilhosas quintas-feiras, com mais uma receitinha económica e muito simples, fazendo jus ao nosso "Há vida para além da massa de atum". Adoro este pão recheado: é super simples, prático e rápido de preparar, a massa não tem de levedar nem nada dessas coisas...e é excecional para aproveitarem sobras que tenham aí por casa, como fiz nesta com a carne de frango. Mas podem usar os ingredientes que quiserem para o recheio! Serve como uma ótima entrada para uma mesa de festa por exemplo mas, aqui por casa, gostamos mesmo é dele como prato principal, e dá perfeitamente para alimentar três ou quatro bocas ;)  E sabe tãooo bem, especialmente naqueles dias em que queremos estar descontraídos a comer no sofá :P hehe
E não se esqueçam de passar pela cozinha saborosa e cheirosa da minha "parceira de crime", porque aposto que a Ovelha Negra nos traz algo mais que delicioso! :) 





Ingredientes para a massa: 
450 gramas de farinha
200 ml de água
15 gramas de fermento em pó
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite 
Para o recheio: 
2 mãos cheias de sobras de frango desfiado
5 ou 6 raminhos de brócolos
1 mão bem cheia de folhas de espinafres
1 pedaço generoso de um queijo forte e salgado (usei blue cheese)
1 mão cheia de queijo ralado a gosto (de sabor suave e pouco intenso)
Alho em pó e orégãos q.b.
Manteiga q.b.


 - Colocar os brócolos numa panela com água a ferver, temperada com uma pitada de sal, e deixar ao lume durante cerca de 10 minutos, até que estejam muito bem cozinhados. Escorrer a água e desfazer os brócolos com a ajuda de um garfo ou esmagador, para que formem uma espécie de pasta. Reservar.

- Entretanto, preparar a massa do pão. Juntar todos os ingredientes numa taça e envolver tudo muito bem, inicialmente com uma colher e depois com as mãos, até que forme uma bola que não cole à taça. Colocar esta massa numa bancada enfarinhada e, com a ajuda do rolo, esticá-la bem, dando-lhe um formato oval ou retangular.

- Transferir a massa para um tabuleiro, forrado com papel vegetal. Distribuir nela a pasta de brócolos, dispondo por cima o frango desfiado, os espinafres, o pedaço de queijo grosseiramente desfeito e o queijo ralado. Fechar bem a massa, tendo o cuidado de pressionar bem todas as extremidades, para que o recheio fique totalmente selado no seu interior.

- Colocar duas ou três nozes generosas de manteiga numa taça, e polvilhar com uma pequenina pitada de alho em pó e com uma colher de chá generosa de orégãos. Levar ao micro-ondas, durante apenas alguns segundos, para que derreta, e pincelar com ela toda a superfície do pãozão.

- Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, ou até que a massa do pão esteja bem cozinhada e douradinha. 


 

E já sabem que tenho por aqui um eBook de Receitas completamente gratuito para vos oferecer?! :D
Basta clicarem aqui na ligação do eBook, que encontram na barra do vosso lado direito, e darem uns pequenos passinhos, que demoram apenas um minutinho, para iniciarem o download do vosso livro! :)
Espero que gostem e, já sabem...se se aventurarem nalguma receitinha, quero saber tudo ;)


8 comentários:

  1. Fabuloso esse pãozinho!!! Adorei a foto do interior :)
    beijinhos querida

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de pão tem um excelente recheio
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São :) É mesmo uma maravilha e bem simples de fazer :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Que delicia que deve ser!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Daniel acredita :P E super simples e prático, bem caseirinho :)

      Eliminar
  4. Beeeem mas que aspecto!!! Deve ser delicioso!!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita mas acho que é mesmo delicioso :P hehe Obrigada :D
      Beijinhos *

      Eliminar