sábado, 19 de setembro de 2015

Bolo rico de chocolate com crocante de amendoim // Rich Chocolate Cake with caramelized peanuts



Como vos disse, o fim de semana passado foi de celebrações aqui por casa com o aniversário do mais-que-tudo! :)
E, como prometido, cá vos deixo com o seu bolinho de aniversário!! :)  A receita do bolo é uma que já utilizei várias vezes e que tem sido sempre um sucesso de cada vez que é feita, com todas as suas variantes que já lhe fui introduzindo! Tenho um caderninho no qual religiosamente anoto todas as minhas receitas originais bem como receitas que vou vendo pela internet ou por livros/revistas de culinárias e que quero experimentar. Normalmente, tenho sempre o cuidado de anotar o autor da receita quando esta não é minha mas, neste caso, confesso que não o fiz e, como tal, peço desculpa ao seu autor original. Contudo, tenho a ideia de que a receita original do bolo de chocolate foi retirada do blog "Delícias cá de casa". Já fiz tantas variações e experiências com este bolo que quase já lhe perdi a conta. Mas, desta vez, deixei-o simples, apenas regado com um fantástico ganache e terminado com um crocante de amendoim simplesmente divinal!!



Bem decadente, como um bolo de aniversário, e especialmente um bolo de chocolate, deve ser! :)  E a cara-metade, que é quem mais importa nesta ocasião, disse que era "o melhor de sempre" ;) hehe
Um fim de semana bem docinho para todos! :) 



Ingredientes para o bolo (medidas baseadas numa chávena de 240ml de capacidade):
1 chávena e 3/4 de farinha
1 chávena e 1/2 de açúcar
7 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos
1 café expresso
1 chávena de buttermilk (se não tiverem ou não encontrarem, basta juntarem a uma chávena de leite 1 colher de sopa de vinagre e deixarem atuar por 5 minutos antes de utilizar)
1/2 chávena de óleo
Para o ganache de chocolate:
100 gramas de chocolate preto partido em pedaços
140 ml de double cream (ou natas)
Para os amendoins caramelizados:
2 mãos bem cheias de amendoins sem casca
2 colheres de sopa generosas de mel



- Forrar um pequeno tabuleiro com papel vegetal. Distribuir nele os amendoins, para que formem uma só camada mas deixando-os bem juntos e não demasiado dispersos pelo tabuleiro. Regá-los generosamente com mel e levar ao forno previamente aquecido a 160ºC por cerca de 8 a 10 minutos, ou até os amendoins estarem douradinhos, crocantes e bem caramelizados. Retirar e deixar que arrefeçam, antes de os "descolar" do papel vegetal e, com a ajuda de uma boa faca, picá-los de forma grosseira. Reservar.

- Para o bolo, misturar 3 colheres do cacau em pó no café expresso e deixar que arrefeça.

- Numa taça grande, juntar os ovos, o café arrefecido, o buttermilk e o óleo e bater bem. Depois, com a ajuda de uma colher metálica, envolver primeiro neste preparado a farinha e o fermento, seguidos do açúcar e do restante cacau em pó. Bater um pouco com a batedeira só para que o preparado fique bem liso e uniforme.

- Verter esta mistura numa forma untada e forrada e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de meia-hora, ou até o bolo estar bem cozido.



- Retirar, deixar arrefecer um pouco, desenformar e deixar depois que arrefeça completamente.

- Para o ganache, levar o double cream ou as natas ao lume num pequeno tachinho. Quando estiver bem quente, mas sem deixar que levante fervura, retirar do lume e adicionar de imediato os pedaços de chocolate ao tacho, deixando que repouse assim, sem mexer, durante cerca de 5 minutos. Ao final desse tempo, envolver muito bem até que forme um ganache bem liso e cremoso.

- Colocar o bolo num prato de servir e regá-lo generosamente com o ganache de chocolate, decorando por fim com os amendoins caramelizados. Podem ainda usar outras decorações a gosto, caso queiram (eu utilizei uns triângulos de chocolate para decorar o centro e conferir mais uma textura diferente).  




5 comentários:

  1. Ellerinize sağlık. Hiçbir zaman pastaya hayır diyemem çok severim. Çok leziz ve iştah açıcı görünüyor.
    Saygılar

    ResponderEliminar
  2. Olá Vânia!!
    Esse bolo é pra comer e pedir bis!! Adoro a combinação de chocolate com amendoim...e esse bolo ficou lindo demais!
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Andrea!! :)
      Ainda hoje a cara-metade comentava comigo que lá na empresa dele, para onde ele levou este bolinho para celebrar, ainda hoje lhe falam do quão bom era e lhe pedem a receita ;) hehe
      Fico muito feliz que também tenhas gostado! :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Que aspecto verdadeiramente decadente e pecaminoso!! Tal como eu adoro num bolo de chocolate!!

    Muitos Parabéns!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah Obrigada Daniel, é precisamente isso: decadente e pecaminoso! Como um bolo de chocolate deve sempre ser :D

      Eliminar