terça-feira, 15 de setembro de 2015

"Na Minha Cozinha Nunca Falta...#7" - Iogurte e uma Receita de Coxinhas de Frango com Iogurte e Harissa


Acho que este projeto começa a dispensar apresentações...e ainda bem que assim é! :) 
Todos os meses, ao dia 15, ele chega à minha cozinha e à da Ana e, obviamente, esperamos que chegue sempre também às vossas porque, afinal, esse é o seu propósito maior!
Para este mês, escolhemos um "must-have" que, para mim, é isso mesmo, sem qualquer sombra de dúvida, pois realmente nunca falta na minha lista de compras e, como tal, raramente falta no meu frigorífico. Falamos, pois está claro de...Iogurte!!! :)



Para este mês, eu e a Ana escolhemos trazer-vos umas receitinhas super saborosas com este ingrediente que consideramos indispensável! E, atenção, porque não falamos propriamente dos iogurtes que todos nós temos por casa, de sabores, para comer ao pequeno-almoço, ao lanche, ou a qualquer hora do dia que bem nos apeteça! Falamos de iogurte para cozinhar! Acreditem, ter sempre pelo frigorífico pelo menos um iogurte destinado à culinária deveria ser indispensável em todas as nossas cozinhas, quer optem pelo iogurte natural simples quer pelo iogurte grego que, confesso, é sem dúvida alguma, o meu iogurte de eleição para cozinhar! 
No lado guloso da vida, como acredito que todos vocês sabem, o iogurte faz maravilhas: fica delicioso em bolos e é uma solução super prática, económica e saborosa para umas sobremesas bem rápidas e maravilhosas (a Ana que o diga, com a receita de babar que nos traz hoje, não se esqueçam de passar pelo seu Recanto com Tempero!!!). Contudo, não é só nos doces que é indispensável, a meu ver. Já há muitos anos que praticamente eliminei as natas da minha alimentação, por exemplo, e apenas as utilizo em algumas receitas de bolos e afins. No que toca a pratos principais, molhos, acompanhamentos, o que quer que seja sinceramente...aprendi a substituí-las por iogurte! E acreditem, resulta! Resulta quase sempre! Molhos de iogurte tornaram-se os meus favoritos e, quer sejam consumidos de forma natural ou cozinhados, são sempre uma opção muito mais saudável e deliciosa! Para os ainda reticentes em levar a cabo esta "substituição" culinária, o meu conselho é, sem dúvida, que comecem pelo frango! Frango marinado em iogurte é das melhores combinações que podem existir e, depois de experimentarem a primeira vez e verificarem como a carne fica sempre super suculenta e com uma sabor tão bom, tenho a certeza de que vão ficar convencidos! ;) hehe  



É por isso que hoje vos deixo então com uma das receitas com iogurte favoritas cá de casa: 3 ingredientes apenas mas que fazem deste prato de frango um verdadeiro deleite para o paladar! :D  



Ingredientes:
8 coxinhas de frango
Sal q.b.
5 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego natural, magro
1 colher de sopa generosa de harissa (usei a mistura de especiarias e não harissa em pasta - se optarem por esta última, é melhor reduzirem um pouco a quantidade porque o seu sabor é extremamente apurado)
Sumo de 1 limão




- Numa taça grande, misturar bem o iogurte com a harissa. Colocar as coxinhas de frango na taça, temperar com uma pitada de sal e envolver tudo muito bem. Regar generosamente com o sumo de limão e deixar a carne marinar durante 1 hora.

- Ao final desse tempo, dispor as coxinhas num tabuleiro de forno com grelha e levar a assar em forno previamente aquecido a 200ºC, durante cerca de 50 minutos a uma hora, ou até a carne estar bem cozinhada e o exterior das coxinhas bem douradinho e crocante. Ter em atenção que é necessário virar as coxinhas pelo menos uma vez durante o tempo de assadura para que cozinhem de forma uniforme.


- Retirar do forno, deixar repousar cerca de 4 minutos para que fiquem bem crocantes e servir de imediato com espigas de milho grelhadas e uma bela salada. 




12 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Marisa! Combinação simples e vencedora acredita :P
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Também tenho sempre iogurte no frigorífico, e qualquer dia faço esta sugestão! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim porque tenho quase a certeza de que não te vais arrepender! ;)
      É mesmo simples e super saborosa! Depois quero saber tudinho :P hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Mas que aspeto delicioso!!! Fiquei com água na boca...
    E aquelas espigas de milho a fazerem-me olhinhos, eheheheheh :D
    Excelente sugestão!
    Na minha cozinha (frigorífico) também nunca falta iogurte ;)
    E fiquei curiosa com a harissa, nunca experimentei.
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Ana!!
      Tens mesmo de experimentar então...não só a harissa, como esta receitinha. Valem as duas bem a pena garanto-te ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Olá, sou a Isabel e acompanho o seu blog há algum tempo, sou aliás leitora assídua de muitos outros blogs diáriamente, e, como tal decidi criar um blog onde divulgo os blogs que acompanho, (mas apenas escritos em português) sejam de receitas, artesanato, fotografias, moda, decoração, etc.

    Faço um pequeno tópico onde convido á visita dos blogs com hiperlink bem visível, de alguns posts do dia.
    Não faço reprodução de fotos nem textos dos autores, leio e divulgo.
    (Todas as fotos publicadas no meu blog são minhas.)

    Estou em "Conchas e Búzios" (http://conchasebuzios.blogspot.pt/).

    Resta-me apenas parabenizar o seu trabalho e agradecer uma visita ao meu cantinho quando for oportuno.

    Isabel Guerreiro
    iguerreiro2002@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel! :)
      Muito obrigada pela sua mensagem e vou com toda a certeza fazer uma visita ao seu cantinho e começar a segui-lo! :)
      Espero vê-la por aqui muitas mais vezes, é sempre bem-vinda! :) E claro, espero que goste o que por aqui vai acompanhando :)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  5. Por acaso eu uso os mesmos iogurtes para comer e cozinhar! Odeio iogurtes de sabores, têm um sabor horrível e artificial :P Por isso os que como, iogurte grego, quark, queijo fresco batido, estão sempre lá para fazer receitas. Senão fosse assim acho que não ia comprar com frequência, porque não são assim tantas as receitas em que uso iogurte!
    Esse frango realmente está mesmo com bom aspeto, e se dizes que está saboroso eu acredito ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me acontece isso isso várias vezes! Por aqui compramos iogurtes de sabores, especialmente de pedaços, mas muitas das vezes, acabo por comer os iogurtes gregos naturais que compro "para cozinhar" e acrescento-lhes o que me apetece...fruta, compotas, granola, etc... são uma delícia, tanto para comer normalmente como para cozinhar! Mas confesso que os compro principalmente para cozinhar...umas semanas compro uns gigantes como os da foto acima, outras uns mais pequenos, depende daquilo que tenho pensado e planeado para fazer nessa semana ;) De qualquer das formas, nunca faltam por cá...
      E fico muito feliz que confies na minha palavra :P hehehe São mesmo deliciosas acredita! ;)

      Eliminar
  6. Alguma sugestão para substituir a harissa? Se possível por algo não picante.
    Obrigada e continua a inspirar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana!
      Para ser sincera, podes usar praticamente tudo que te venha à cabeça! Eu faço imensas vezes coxinhas ou asinhas de frango no forno, com esta receita de marinada de iogurte, e utilizo sempre algo diferente: desta vez foi harissa, mas pode ser simplesmente uma outra mistura de especiarias secas que gostes ou mesmo uma pasta de especiarias. Somente com colorau também fica simples e ótimo, assim como com mistura chinesa 5 especiarias! Espero que experimentes, com qualquer que seja o ingrediente escolhido, porque o sabor que dá ao frango e a textura da carne é maravilhosa! :)

      Eliminar