quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

"Há vida para além da massa de atum #35" - Pão achatado com sardinhas


E cá estamos de volta para o primeiro "Há vida para além da massa de atum" de 2015!!! :D
Como devem ter reparado, não existiram por aqui receitinhas deste projeto nas duas últimas semanas...isto porque, as últimas duas quintas-feiras, foram os dias da semana escolhidos para celebrar tanto o dia de Natal como o dia de Ano Novo! E, como tal, eu e a Tekas decidimos que os feriados deveriam ser aproveitados na sua plenitude ;) hehe
Mas agora estamos de volta, bem fresquinhas, cheias de energia e preparadíssimas para começar mais uma rodada de sugestões económicas, saudáveis e deliciosas que encherão este nosso novo ano :)
Eu, por aqui, decidi começar com uma receita tãooooo simples que, aqui por casa, simplesmente adoramos e que sai imensas vezes para a mesa, quando queremos refeições cheias de sabor, económicas e bem rápidas! Saiu inclusive uma destas para a nossa mesinha de petiscos na passagem de ano ;)  
As sardinhas em conserva são um produto muitas vezes desvalorizado e até pouco apreciado...o que é uma verdadeira pena! Porque são deliciosas: cada latinha está carregada de sabor...já para não falar do preço super, mas super, amigo das carteiras :)  E, com uma ou duas latinhas, conseguimos fazer pequenas maravilhas culinárias, juntando-lhes apenas mais uns quantos ingredientes que tenham por aí perdidos na despensa ou frigorífico, como uns legumes e vegetais a gosto, um pedaço de queijo, pão e um fio generoso de azeite! Experimentem esta, ou a vossa versão, e acreditem em mim: não se vão arrepender! ;)

Ingredientes para 2 pessoas: 

2 pães achatados (ou pão tipo naan)
2 tomates médios cortados em rodelas
2 mãos cheias de rúcula
2 spring onions cortadas finamente
1 pedaço de queijo azul (ou outro queijo forte a gosto)
1 pedaço de queijo cheddar finamente ralado(ou outro queijo a gosto, bom para ralar)
Azeitonas
1 lata de sardinhas de conserva em molho de tomate
Azeite e vinagre balsâmico q.b.
2 ovos
Cebolinho fresco picado


- Aquecer ligeiramente cada um dos pães, no forno ou num grelhador. 

- Quando estiverem quentes, dispor por cima de cada um as rodelas de tomate, a rúcula, as spring onions, o queijo azul partido em pedaços, as azeitonas e as sardinhas grosseiramente desfeitas. 

- Entretanto, levar ao lume um tacho com água e uma colher de sopa de vinagre de vinho branco ou cidra. Quando ferver, abrir os ovos, com cuidado, para dentro da água, e deixá-los cozinhar cerca de 1 minuto a 1.30 minutos. Retirar e colocar um em cada pão.

- Polvilhar tudo com o queijo ralado e o cebolinho fresco picado e terminar com um fio generoso de azeite e outro de balsâmico. 


Em alternativa, para uma versão mais quentinha, mas igualmente deliciosa (nós aqui por casa ficamos na dúvida de qual gostamos mais e, por isso, fazemos uma vez uma, uma vez outra :P hehe):

- Colocar os pães achatados num tabuleiro de forno e dispor, por cima de cada um, as rodelas de tomate, as sardinhas grosseiramente desfeitas e o respetivo molho da lata, as azeitonas e as duas qualidades de queijo (se tiverem um pedaço de pimento aí por casa, cortem-no em tiras finas e adicionem-no também que fica ótimo). 

- No centro de cada um dos pães, "escavar" um pequeno buraco e abrir um ovo em cada um deles. Regar tudo com um fio generoso de azeite e outro de balsâmico e levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 10 minutos, até que o ovo esteja cozinhado, mas não em demasia.

- Retirar os pães do forno e colocar em cada um deles uma mão cheia de rúcula (ou de outra mistura de folhas verdes a gosto), salpicando-os ainda com as spring onions e o cebolinho. Regar tudo com mais um pequeno fio de azeite e outro de balsâmico e servir de imediato. 


E não se esqueçam de passar pela cozinha da minha querida Ovelha Negra que aposto que, como sempre, ela nos traz uma verdadeira maravilha culinária !!! :D

8 comentários:

  1. Que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/quinze-dias-com-george-calombaris-e-uma.html

    ResponderEliminar
  2. Esta entrada está muito fancy! E já estamos de volta cheias de força e vontade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D hehehe Obrigada :)
      A força e a vontade confesso que ainda não estão no auge mas para lá caminham ;)

      Eliminar
  3. Maravilhosa sugestão. As conservas portuguesas são excelentes e permitem pratos deliciosos e em conta.
    Feliz 2015
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo Rosário :D
      Beijinhos e um feliz ano para ti :)

      Eliminar
  4. Conjugação boa! Adoro estas receitas assim. E adoro sardinhas...
    Beijinho da Susana e votos de bom ano
    http://www.paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se adoras sardinhas, especialmente as de conserva Susana, então tens de experimentar esta receitinha um dia...vais adorar a conjugação de sabores de certeza ;) Nós aqui por casa rendemo-nos e agora, de vez em quando, lá sai uma tábua destas para a mesa ;)
      Bejinhos e um feliz ano para ti *

      Eliminar