quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Azeite aromatizado


O azeite aromatizado foi outra das prendinhas caseiras que integrou alguns dos meus cabazes de Natal. Não fica muito barato é certo (porque vocês sabem bem que o azeite é caro. Mas, mesmo assim, fica muito mais barato do que comprarem azeites aromatizados que, por sinal, hoje em dia, apenas se conseguem encontrar em lojas "gourmet", praticamente) e, como tal, não o pude oferecer a todas as pessoas. Mas, aqueles que o receberam, adoraram! E é algo mesmo mas mesmo tão simples que é uma pena não se fazer pelo menos uma garrafinha para ter aí por casa. 

Eu não sou adepta de picante por isso, para mim, prefiro fazê-lo apenas com alho e ervas aromáticas como tomilho, para dar um toque diferente a alguns pratos e saladas. Um simples bife ou uma massa, regada com um fio de azeite aromatizado, ganha automaticamente uma nova vida. Mas, no Natal, optei por fazer azeites mais "apimentados" para oferecer a pessoas que sei que adoram um bom toque de malagueta. E é destes precisamente que hoje vos deixo a "receita". Mas, se experimentarem, deixem a imaginação- e o paladar- correr e combinem o vosso azeite com as especiarias e aromáticas que mais gostarem. E, acreditem, existem poucas coisas tão fáceis como esta.

Ingredientes:
Azeite
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 malagueta vermelha grande ou 3/4 piri-piris pequenos e secos
1 frasco esterilizado (eu reutilizei garrafas de água das pedras mas podem usar qualquer recipiente de vidro com tampa metálica)

- Colocar os dentes de alho ligeiramente esmagados, o louro e a malagueta (inteira ou cortada em pedaços) dentro da garrafa, encher com azeite, fechar bem e deixar repousar uns dias antes de começar a usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário