quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bacalhau selado com salada de feijão-frade e ovo escalfado



Já vos disse que cozinhar peixe aqui por casa é sempre uma tarefa que implica muita imaginação e toneladas de criatividade porque o meu namorado torce o nariz a quase todo o pescado. Por isso, preciso de dar sempre ao peixe uma nova "roupagem" e muito, muito sabor. Mas o bacalhau é, provavelmente, uma das poucas exceções. Desde que as postas sejam altas (tudo porque assim o peixe tem menos espinhas), ele come este peixe de quase todas as formas. E esta receita que hoje vos deixo foi mais uma das que fiz recentemente para um jantarzinho e que recebeu rasgados elogios.



Para duas pessoas:

2 postas de bacalhau

Sal e pimenta

2 dentes de alho

Azeite e vinagre q.b.

Vinho branco

1 colher de chá de colorau

1 colher de chá de molho pesto

1 lata de feijão-frade

1 pepino em conserva

10 azeitonas

1 tomate

1 cebola pequena

4 fatias de pão de forma ou outro pão (se usar outro pão, pode aproveitar restos de pão de dias anteriores)

2 ovos

Uma pitada de orégãos secos

Uma pitada de alho em pó



- Temperar as postas de bacalhau com o sal, pimenta, alho, azeite, colorau e meio copo de vinho branco. Deixar marinar pelo menos 20 minutos.


- Entretanto, aquecer a panpizza (quem não tiver pode utilizar uma frigideira e depois o forno ou então uma frigideira ampla com tampa). Quando estiver bem quente, colocar o bacalhau (com a pele virada para baixo) até ficar bem tostadinho. Virar as postas e verter o resto da marinada do bacalhau, onde entretanto já se dissolveu o molho pesto. Tapar a frigideira com a tampa, colocar em lume baixo e deixar assar o bacalhau, juntando água e/ou vinho sempre que necessário. Para quem não tiver uma boa frigideira plana e antiaderente com tampa, basta utilizar uma frigideira normal para selar as postas de bacalhau e fazer com que fiquem com uma bela crosta dourada. Depois é só transferir o bacalhau para um tabuleiro de forno e assá-lo com a marinada, exatamente da mesma forma, a uma temperatura de cerca de 180ºC.


- Enquanto o bacalhau cozinha, misturar numa tigela o feijão-frade escorrido, o pepino em conserva picado, as azeitonas, o tomate cortado aos cubos e a cebola picada. Mesmo antes de servir, torrar as fatias de pão, regá-las com um fio de azeite e polvilhar com orégãos e alho em pó. Cortar aos cubos e juntar à salada, temperando com sal fino, azeite e vinagre.


- Servir a salada com uma posta de bacalhau por cima, regando tudo com os sucos que se libertaram durante a cozedura do bacalhau e um ovo escalfado.

Sem comentários:

Enviar um comentário