quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Sloppy Joes" de carne assada e legumes em cama de pão pita e alface... e uma receita de pá de porco assada lentamente




Hoje foi daqueles dias em que olhei para a despensa e para o frigorífico para ver o que precisava de ser consumido rapidamente. E eis que vejo um único pão pita na despensa, uma cenoura e metade de uma curgete a pedirem para serem consumidas antes de começarem a apodrecer, uma fatia de fiambre "perdida" no frigorífico... e, claro, um saquinho de carne de porco assada no congelador. E é precisamente por aqui que vou começar. Antes de vos contar como foi o meu jantar e publicar aqui uma receita deliciosa mas, acima de tudo, super rápida e ótima para aproveitar sobras, vou deixar-vos a receita de como tudo começou: a receita de Pá de Porco no forno assada lentamente.

Peço imensa desculpa por não ter fotografias mas, acreditem em mim, esta é daquelas receitas que valem a pena. Por vários motivos. Primeiro, porque demora algum tempo a fazer, é certo, mas o tempo que têm de verdadeiramente dispender com ela é mesmo muito pouco, uma vez que a podem deixar a assar durante a tarde, sem se preocuparem muito e, à noite, têm um belíssimo jantar. Por outro lado, se fizerem como eu, e comprarem sempre uma pá de porco grande (com pelo menos 1,5kg ou 2kg) significa que têm jantar para o dia em que a confecionarem e que depois, podem desfiar toda a carne (sim, é maravilhoso, porque a carne simplesmente desfia-se e descola-se do osso) e fazer como eu: distribuí-la em doses para as próximas refeições e congelar.

Então aqui vai a receita:

1 pá de porco com osso (com pelo menos 1,5kg)
Sal e pimenta q.b.
1 colher e meia de sopa de colorau
1 colher de sopa de cominhos
2 colheres de sopa de molho inglês
2 ou 3 dentes de alho picados
3 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate
1 colher e meia de sopa de molho barbecue (de compra ou caseiro)
Azeite q.b.
Sumo de 1 laranja



- Colocar a pá de porco com osso e gordura num tabuleiro de forno. Temperar com sal, pimenta, colorau, cominhos, molho inglês, alho picado, polpa de tomate, azeite e molho barbecue. Esfregar bem a carne com esta mistura e deixar marinar (de preferência de um dia para o outro). 

- Colocar a carne a assar no forno a cerca de 180ºC e ir regando de vez em quando com os sucos que se vão acumulando no tabuleiro, deixando cozinhar pelo menos durante 2horas (se fizerem como eu e utilizarem uma patusca, o melhor é irem virando a carne de meia em meia hora para que cozinhe de forma uniforme. Se utilizarem o forno normal, o melhor é cobrir a carne com papel de alumínio na primeira hora e meia e tirá-lo durante a última meia hora). 

- Na última meia hora, virar para cima a parte com mais gordura para que fique bem tostada e regar com sumo de uma laranja. Retirar do forno quando estiver bem tostadinha, deixar arrefecer um pouco e desfiar com a ajuda de dois garfos.


Acreditem, esta é mesmo daquelas receitas que toda a gente deveria ter no seu livro de culinária. Pela facilidade de preparação (é só mesmo preciso ter paciência porque o forno faz o resto), pelo preço (um quilo de pá de porco não é nada caro, ainda para mais tendo em conta que dará para mais do que uma refeição), pelo sabor saboroso e pela quantidade de refeições fantásticas que poderão ser preparadas a partir desta. 
Podem servir a carne desfiada ou cortada em fatias simplesmente com umas batatas assadas ou arroz e uma salada. Ou podem também acompanhá-la com uma mistura de feijão preto, pimentos, cebola, tomate e milho e umas rodelas de ananás grelhado. É só dar asas à imaginação!...

E foi precisamente isso que fiz hoje... Tinha um destes saquinhos de carne assada congelada e criei para o jantar uns "Sloppy Joes" de carne assada e legumes em cama de pão pita e alface. Um petisco que foi muito apreciado cá por casa, que ficou pronto em menos de meia hora e que serviu para "limpar" o frigorífico e a despensa.


Ingredientes para duas pessoas:

Carne assada (duas mãos bem cheias) - senão tiver restos de carne assada e quiser fazer esta receita, pode utilizar restos de carne picada

½ de uma curgete

1 cenoura

1 dente de alho picado

1 cebola pequena picada

Vinho branco ou cerveja

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

3 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate

1 colher de sopa de molho barbecue (usei de compra porque não tinha nenhum caseiro por aqui mas prometo que irei fazer um novo frasco em breve e, num próximo post, vos ensino tudinho)

1 colher de chá de cominhos

1 colher de chá de colorau

1 colher de sopa de molho inglês

1 fatia grossa de fiambre cortada aos cubos (opcional)

1 pão pita

Alface

1 pepino em conserva

Queijo ralado a gosto



- Num tacho regado com um fio de azeite, juntar o alho, a curgete, a cenoura e a cebola e deixar alourar cerca de 3 minutos. Regar com três colheres de vinho branco ou cerveja e deixar cozinhar até que o líquido comece a evaporar e os legumes comecem a ficar tenros.


- Entretanto, com uma faca ou com uma picadora, picar um pouco a carne assada, de forma a que fique cortada em pedaços pequeninos. Reservar.


- Ao tacho, juntar a polpa de tomate, o molho barbecue, os cominhos, o colorau e o molho inglês. Mexer e regar com mais um pouco de vinho e cerveja. Deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 5 minutos até o molho engrossar, mexendo constantemente para que não queime nem cole ao fundo do tacho.


- Quando o molho estiver bem espesso, juntar a carne e o fiambre e, se necessário, regar com mais um fio de vinho ou cerveja. Cozinhar por mais 3 minutos, desligar o lume, tapar o tacho e deixar repousar cerca de 8 minutos.


- Aquecer o pão pita de acordo com as instruções da embalagem. Abrir o pão ao meio, de forma a ficar com duas rodelas de pão. 


- Colocar uma rodela de pão em cada prato, cobrir com alface cortada em juliana, colocar a carne e os legumes por cima e polvilhar com queijo ralado e pepino em conserva.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário