quinta-feira, 2 de outubro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #26" - Salada quente de salsichas


Cá estamos nós em mais uma quinta-feira e eu já quase a dar pulinhos de alegria só de pensar que amanhã já é novamente sexta-feira :D hehehe  Mas, antes disso, chega mais uma receita do "Há vida para além da massa de atum", aquele projeto que, já sabem bem, partilho com a minha querida Tekas, mais conhecida aqui pela blogosfera como Ovelha Negra, que tem um blog fantástico, cheio de receitas deliciosas...e, como tal, não podem deixar de passar por lá todos os dias, mas especialmente hoje, para verem que refeição saborosa ela também preparou para nós :)
Eu, por aqui, optei por algo bem simples, rápido e económico porque, afinal de contas, é precisamente isso que se quer nesta iniciativa :)  Uma salada quente, bem rápida de preparar, super saborosa e reconfortante, ideal para estes primeiros dias de outono! Eu usei salsichas frescas mas podem usar outras quaisquer a vosso gosto, até mesmo aquelas alemãs, de frasco, por exemplo. O que importa é que a vossa carteira se sinta bem com isso :)  E é também uma ótima sugestão para aproveitarem restos de batatas cozinhadas que tenham aí por casa! Fica uma delícia e come-se de uma só enfiada :D



Ingredientes para 2 pessoas: 
4 salsichas frescas
10 batatinhas pequenas, boas para assar
Azeite q.b.
Uma pitada de sal, pimenta, alho em pó e colorau
Sumo de limão q.b.
2 mãos de folhas de salada a gosto
2 colheres de sopa generosas de pickles
2 spring onions picadas finamente
1 pedaço de pimento vermelho cortado em tiras finas ou em pequenos pedacinhos
1 pedaço de queijo a gosto, cortado grosseiramente (usei queijo brie)


- Lavar bem as batatas, secá-las, cortá-las ao meio e dispô-las num tabuleiro, regando-as com um pequeno fio de azeite e polvilhando-as com uma pitada de sal. Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 30 a 40 minutos, ou até as batatinhas estarem bem assadas e douradinhas. Retirar e reservar. (se tiverem aí por casa batatas já assadas ou cozidas, o ideal é utilizarem-nas: é uma ótima forma de aproveitar sobras e de poupar tempo e dinheiro).

- Entretanto, temperar as salsichas com uma pitada de sal, pimenta, alho em pó e colorau. Levar ao lume um grelhador e cozinhar as salsichas. Quando estiverem prontas, retirar para um prato ou tábua e cortá-las às rodelas ou pequenos pedaços. 

- Em cada um dos pratos, colocar uma porção de salada. Distribuir as batatinhas pelos pratos, bem como as rodelas de salsicha. Salpicar tudo com as spring onions, o pimento, os pickles e ainda com o queijo partido em pedaços. Regar com um fio generoso de azeite e com um pouco de sumo de limão e servir de imediato. 


 

Não se esqueçam que só têm até DOMINGO, dia 5 de outubro, para participarem no DESAFIO deste mês do projeto "Há vida para além da massa de atum". O tema são Pestiscos (podem ler todas as regras desta edição aqui) e eu e a Ovelha Negra estamos a roer as unhas de tanta ansiedade...e de fome :P...à espera das vossas receitinhas :)

6 comentários:

  1. Que bom ar tem esse prato!
    Não me esqueci do desafio... vou ainda tentar participar, prometo!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante da refeição, tem tão bom aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Se trazes o prato principal, eu, para não variar, trago a sobremesa (é um facto, tenho receitas de sobremesas aos molhos guardadas). Salsichas só das frescas e tu deste-lhes um destino bem agradável, quase alemão diria - que com eles é sempre Würt und Kartoffeln!

    ResponderEliminar