quinta-feira, 16 de outubro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #28" - Frango com grão e chouriço



Gosto imenso de refeições assim! Simples e práticas, tudo num só tacho, sabor "a montes" :D  Por isso mesmo, decidi que era esta a sugestão ideal para hoje, em mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum". Mesmo com pouco tempo, com ingredientes simples e com um orçamento reduzido, conseguimos perfeitamente fazer uma refeição super saborosa, que alimenta facilmente quatro bocas famintas ;)  Esta, para mim, é decididamente uma refeição mais que reconfortante e acolhedora para o estômago e para a alma...e, para a terminar em beleza, só mesmo finalizando com uma Sobremesa de Outono, certo?! ;)  E olhem que coincidência..é este precisamente o tema de mais um desafio deste projeto que partilho com a Ovelha Negra (e , por falar na minha querida companheira de guerra, não deixem de passar lá pela sua cozinha para conhecerem a sua sugestão para hoje ok?)!! Queremos ver esses doces e essas sobremesas maravilhosas, cheias de espírito outonal. O desafio foi lançado ontem e podem saber tudo sobre ele aqui



Ingredientes para 4 pessoas:  
2 peitos de frango grandes, cortados em cubos
Azeite q.b.
Sal, pimenta, alho em pó e cominhos moídos q.b.
½ alho francês cortado em rodelas
1 pedaço de pimento cortado em tiras finas
1 cenoura grande cortada em meias-luas
Vinho branco q.b.
1 chouriço corrente cortado às rodelas
1 lata de tomate pelado aos cubos
1 fio de vinagre balsâmico
1 lata de grão cozido


- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e saltear os cubos de frango, temperados com uma pitada de sal, pimenta, alho em pó e cominhos, até que a carne comece a ficar bem cozinhada e os pedaços de frango ganhem alguma cor exterior. Nessa altura, retirar para um prato e reservar.  

- Regar a panela com mais um fio de azeite e levar novamente ao lume, salteando agora, durante cerca de 3 minutos, o alho francês, o pimento e cenoura. Regar os vegetais com uma ou duas colheres de sopa de vinho branco e deixá-los “suar” por mais um ou dois minutos.

- Ao final deste tempo, acrescentar o chouriço ao tacho, envolvendo bem e mexendo frequentemente, deixando que comece a caramelizar, a ficar ligeiramente tostado e a libertar a sua cor para o azeite e vegetais. 

- Verter o tomate no tacho, regá-lo com um fio generoso de balsâmico e polvilhar com uma pitada de orégãos secos. Deixar cozinhar alguns minutos até que o molho de tomate comece a levantar fervura e a espessar. Baixar ligeiramente o lume e deixar apurar durante cerca de 5 a 7 minutos. 

- Ao final desse tempo, voltar a colocar o frango no tacho, assim como o grão, e deixar cozinhar por mais 2 a 3 minutos. Desligar e deixar repousar durante cerca de 4 a 5 minutos antes de servir, polvilhado com umas azeitonas e acompanhado de uma belas fatias de pão ligeiramente tostado. 


6 comentários:

  1. Essa tua refeição tem um aspecto mesmo reconfortante!

    ResponderEliminar
  2. Tão bom Vânia ! :) Tão aconchegante agora que a chuva se instalou !
    Sabes que fazemos imenso esta refeição e chamamos-lhe "rancho aldrabado" ! Eh eh eh
    A verdade é que é uma delicia e as cores do prato são mesmo apelativas ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D ahahahahahah Obrigada Isabel :)
      Não me tinha lembrado dessa, confesso, mas realmente gostei desse nome e tens toda a razão...parece mesmo um rancho aldrabado ;) hehe Mas olha, é uma aldrabice das boas certo?! ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  3. Um prato ideal para este tempo que se aproxima mas, sempre um prato delicioso! :)

    ResponderEliminar