quinta-feira, 23 de outubro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #29" - Lasanha de carne assada


O forno começa a estar ligado praticamente todos os dias, tanto para doces como para salgados. Ao jantar, a mesa começa a receber, cada vez mais, comidas reconfortantes, e que dão pouco trabalho, porque o forno passa a ser um dos nossos melhores amigos por esta altura do ano :)  E, na maior parte das vezes, quando se trata de receber carne, o forno pede-me sempre um belo pedaço :P hehe  Que, normalmente, já vai para lá com a intenção de servir aquela refeição específica e, se possível, ajudar-me a facilitar umas próximas :)  E é assim que surge esta lasanha, tantas e tantas vezes feita aqui por casa! As sobras de carne assada são o pretexto ideal para fazer uma lasanha bem simples, bem fácil e que, como não podia deixar de ser, grita novamente pelo seu amigo forno para que faça o trabalho árduo :P hehe  É com este prato simples e económico, que ajuda a aproveitar sobras de carne que tenham aí por casa, que assinalo mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum". E não se esqueçam que a Ovelha Negra tem sempre coisas deliciosas a saírem da sua cozinha, diretamente para nos aguçarem o apetite e nos porem a salivar em frente ao computador...por isso não deixem de passar por lá! :)



Ingredientes: 
Placas de lasanha
1 cebola média picada
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 chávena bem cheia de sobras de carne assada, desfiada
250 ml de polpa de tomate
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de orégãos secos
1 colher de sopa de cebolinho fresco picado
2 colheres de sopa de iogurte grego
3 colheres de sopa de queijo ralado


- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e alourar ligeiramente a cebola.

- Juntar a polpa de tomate, o vinagre balsâmico e o molho inglês à panela, temperando tudo com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, o colorau e os orégãos e deixar que levante fervura e reduza um pouco. Nessa altura, baixar o lume e adicionar a carne assada, envolvendo-a bem no molho, bem como o iogurte e uma das colheres de queijo ralado, misturando tudo bem. Mesmo antes de desligar o lume, acrescentar o cebolinho e envolver.

- Dispor a primeira camada de placas de lasanha num tabuleiro e cobri-las com um pouco deste preparado. Repetir este procedimento até acabar o recheio de carne assada e molho, tendo atenção para que a última camada seja deste preparado e não de placas de lasanha. 

- Polvilhar tudo com o restante queijo e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, até que o queijo esteja bem derretido e as placas de lasanha bem cozinhadas. 



E não se esqueçam que está a decorrer o DESAFIO deste mês e que estamos super gulosas para conhecer todas as vossas receitas, por demais criativas e saborosas!!! :)  O tema são Sobremesas de Outono e tenho a certeza que, só pelo nome, já ficaram entusiasmados certo?! ;)  Fiquem a saber tudo sobre o desafio deste mês aqui e toca lá a fazer uns docinhos fantásticos para partilharem connosco!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. A minha cara-metade é precisamente da mesma opinião ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. - Lasanha é um prato perfeito para uma noite com amigos ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Márcia :) Económico, saboroso e que agrada certamente a todos ;)

      Eliminar
  3. Diferente do habitual mas parece ser uma refeição reconfortante e com muito bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ótima para aproveitar sobras de carne :) Obrigada Sandra :)
      Beijinhos *

      Eliminar