sábado, 18 de outubro de 2014

Pão achatado com vegetais, queijo e salame

Dias cinzentos não têm necessariamente de significar comida "a preto e branco". Aqui por casa, aliás, acontece bem o contrário. O tempo começa a ficar cada vez mais escuro e cinzento mas a minha cozinha ganha uma nova cor...ou melhor, novas cores! Muitas, muitas, num só prato, para alegrar os dias :)  Esta, que vos deixo este fim de semana, é assim: extremamente rápida, extremamentte simples, extremamente colorida, extremamente reconfortante...e, claro...extremamente deliciosa :) hehe
Um ótimo fim de semana a todos...cheio de cor ;)




Ingredientes: 
1 pão achatado
6 a 8 espargos
8 a 10 tomates cereja cortados ao meio
1 cebola média cortada em rodelas
3 rodelas de salame fatiado, desfeitas aos pedaços de forma grosseira
6 pedaços generosos de queijo brie
Azeite q.b.
Vinagre balsâmico q.b.
Uma pitada de orégãos
Rúcula (opcional - para acompanhar)


- Colocar o pão achatado num tabuleiro e dispor por cima dele, totalmente a gosto, todos os vegetais, o salame e o queijo. Polvilhar tudo com uma pitada generosa de orégãos e regar com um fio de azeite e outro de balsâmico. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 25 minutos, até que os vegetais estejam bem assados e caramelizados.

- Retirar do forno e servir o pão achatado com uma simples salada de rúcula, apenas regada com um fio de azeite e um pouco de sumo de limão.


7 comentários:

  1. Mas que mistura fantástica!
    Ficou bem apetitosa.

    ResponderEliminar
  2. Nãããão mais espargos :P Quero experimentar! Acordaste uma necessidade de provar espargos que estava adormecida dentro de mim :P
    Uma altura estava de férias e havia uma barraca numa feira que vendia umas pizzas assim, com forma oval, que tinham bom aspeto... Eram mesmo caras, 10 euros cada uma ou assim, mas uma altura compramos para experimentar e não prestavam :P Esse pão achatado parece muito melhor :)
    E colorido ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acorda a necessidade de ir ao mercado ou supermercado e traz, de uma vez por todas, um raminho (ou vários) de espargos para casa para experimentares :P hehe
      Não sei que pizzas eram essas mas posso garantir-te (mesmo sem as ter visto ou provado) que estes pães achatados são muitoooo melhores ;) Eu adoro pão achatado, faço imensas vezes com tudo e mais alguma coisa! Em Portugal, costumava fazer quase sempre os meus pães achatados em casa mas confesso que, desde que vim para Londres nunca mais fiz. Existem à venda em todo o lado e o preço é tão acessível que é daquelas coisas que, na maior parte das vezes, não vale mesmo a pena o esforço e o tempo que se perde ao fazê-los... mas aí a conversa já é outra, por isso mais vale por as mãos na massa e, em menos de nada, de forma super simples, têm-se uns pães achatados fantásticos :)

      Eliminar
  3. Que sugestão tão boa, uma delícia e bem ao meu gosto.
    Uma combinação de sabores tão boa e com ingredientes que adoro.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muto obrigada Sandra :D A combinação de sabores ficou realmente super saborosa e também tem tudo aquilo que eu adoro ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Que delicia.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/mousse-de-biscoito-de-laranja.html

    ResponderEliminar