terça-feira, 18 de novembro de 2014

Empadão de salmão e mexilhões


Os dias estão muito frios e, às 16h, já é praticamente de noite. Por isso, o meu forno tem trabalhado cada vez mais e é ligado o mais cedo possível :)  E, porque a ânsia de comer bom peixinho e marisco é muita (só falta um mês para irmos a Portugal!!!! :D ) e os desejos de comidinha reconfortante, daquela que aquece bem o estômago, o corpo e a alma são exatamente da mesma proporção, aqui por casa vão saindo refeiçõezinhas destas :)  O outono no seu esplendor ;) hehe




Ingredientes para 2 pessoas: 
2 batatas
3 cenouras grandes
½ nabo
Azeite q.b.
1 cebola picada
½ alho francês cortado em rodelas finas
4 colheres de sopa de ervilhas congeladas
2 mãos bem cheias de espinafres
Vinho branco q.b.
1 mão bem cheia de miolo de mexilhão congelado
1 posta de salmão cozinhado e desfiado
100 gramas de queijo-creme
2 colheres de sopa de iogurte grego
Sal, pimenta e alho em pó q.b.
1 ovo batido

- Cortar as batatas, as cenouras e o nabo em pedaços pequenos de idêntico tamanho e levá-los a cozer em água abundante temperada com sal. Quando estiverem muito bem cozinhados, ao ponto de se desfazerem quando pressionados com um garfo, desligar, escorrer e transformá-los em puré. Reservar.

- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e alourar ligeiramente a cebola e o alho-francês, durante cerca de 2 a 3 minutos, mexendo frequentemente. Adicionar de seguida as ervilhas e deixar cozinhar por mais 1 ou 2 minutos, para que comecem a ficar tenrinhas.



- Juntar os espinafres, regar com duas ou três colheres de vinho branco e deixar que comecem a “mirrar”. Nessa altura, adicionar os mexilhões, temperar tudo com uma pitada de sal, pimenta e alho em pó, e deixar que cozinhem durante cerca de 4 minutos. 

- Acrescentar depois o queijo-creme, misturando bem com os restantes ingredientes na panela e, se necessário, juntar duas ou três colheres de sopa de água quente, para que o molho fique um pouco mais líquido, caso esteja demasiado espesso. Adicionar o salmão e o iogurte, envolvendo tudo muito bem e desligar o lume de imediato.

- Colocar este recheio num tabuleiro ou travessa de forno, cobrindo-o depois com o puré de legumes. Pincelar o puré com o ovo batido e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 30 minutos, até que a camada superficial do empadão esteja bem douradinha.


8 comentários:

  1. Gostei deste empadão com sabor a mar
    Passatempo no blog http://www.sweetmykitchen.com/2014/11/passatempo-doce-natal-com-vahine-sweet.html

    ResponderEliminar
  2. Esse empadão ficou com um aspecto divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que empadão mais suculento e colorido, Vânia! :)
    Faço poucas vezes empadão e até gosto bastante. Nesta tua versão fica ainda mais interessante e só imagino o sabor...

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana :)
      Eu só não faço e,padão mais vezes porque não posso :P hehe Adoro mesmo!! Mas o homem cá de casa não é muito batateiro (ao contrário de mim!!), por isso não posso abusar :P hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Estraaanho! Salmão e mexilhões? Muito estranho! Ainda por cima empadão... Extremamente estranho.
    Gosto muito de salmão. Mexilhões são um bocado estranhos, parece que têm uma mini-barba preta estranha e gosma dentro, é esquisito. Mas come-se.
    Empadão sem ser de carne para mim é novidade. Aliás, provei empadão pela primeira vez numa cantina e era horrível, eu nem sabia o que era mas não fiquei com grande ideia :P Sabia TANTO a plasticina! Acho que já falei do empadão-plasticina por aqui, mas tens de compreender que foi um acontecimento traumático.
    O puré parece ter uma consistência tããão boa! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tu para achares estranha a combinação de peixe com marisco :P
      E só tu também para achares novidade um empadão sem ser de carne :P hehe Aliás, os meus empadões favoritos são mesmo de peixe e marisco ;) Só de pensar no empadão de bacalhau da minha avó fico logo a salivar, não importa se são 9h da manhã ou da noite ;)

      Eliminar