terça-feira, 24 de março de 2015

Sopa Minestrone


A Sopa Minestrone é uma sopa de inspiração italiana e é simplesmente uma das minhas favoritas! Sempre que faço um tachinho destes cá por casa sei que é deleite certo! Não me importa minimamente a altura do ano em que estamos porque, muito sinceramente, um prato desta sopa sabe-me bem em qualquer época...e até já a cheguei a comer praticamente fria em pleno verão! Adoro! :)
Altero várias vezes os vegetais que uso, consoante aquilo que tenho aqui por casa ou aquilo que encontro fresco no mercado ou supermercado...e, por vezes, mudo também o tipo de feijões! Não importam as combinações porque tenho a certeza de que me vai saber sempre bem :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
1 cebola branca grosseiramente picada
1 cebola roxa grosseiramente picada
1 dente de alho grande picado
Azeite q.b.
Uma mistura de legumes a gosto (podem usar quaisquer legumes que tiverem por casa ou aqueles de que mais gostarem. Eu costumo sempre usar o que tenho à mão e desta vez foi: 1 batata branca cortada aos cubos; 1 batata doce cortada aos cubos; 2 cenouras cortadas em pequenos pedaços; 1 copo de ervilhas congeladas; 1 copo de raminhos de brócolos cortados em pedaços; 1 copo de raminhos de couve flor cortados em pedaços)
1 lata de tomate pelado grosseiramente desfeito
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 copo de vinho branco
1 copo de água
1 copo de caldo de legumes
2 folhas de louro e ervas aromáticas frescas a gosto (usei uns raminhos de tomilho, folhas de manjericão e cebolinho)
Cerca de 300 gramas de feijão (normalmente, quando faço esta sopa, utilizo quase sempre o feijão branco mas, desta vez, aproveitei para utilizar uma mistura de feijões que aqui tinha e usei vermelho, branco e manteiga. Mas podem optar por aqueles que forem mais do vosso agrado)
Queijo ralado a gosto


- Levar ao lume um tacho bem regado com azeite e alourar ligeiramente as cebolas e o alho.

- Adicionar os legumes, todos cortados em pedaços pequenos de idêntico tamanho, e envolver bem no azeite, deixando saltear durante cerca de 4 a 5 minutos, mexendo frequentemente. Salpicar os vegetais com um pouco de vinho branco e deixar que “suem” e comecem a ficar cozinhados. 

- Nesta altura, adicionar o tomate pelado, a polpa de tomate, o caldo de vegetais, a água e o restante vinho, e envolver tudo muito bem com os vegetais. Juntar o louro e todas as ervas aromáticas num pequeno raminho e atalá-las com fio de cozinha (para quem não tem, pode também utilizar papel vegetal, faço isso várias vezes e resulta: basta cortarem uma tira de papel, enrolarem-na bem e atarem as ervas com ela). “Mergulhar” este raminho no tacho. Deixar a sopa cozinhar em lume baixo/médio durante cerca de 20 minutos.

- Adicionar o feijão e deixar cozinhar por mais 10 a 15 minutos, aumentando um pouco o lume, para que o caldo engrosse ligeiramente. Desligar e deixar repousar cerca de 10 a 15 minutos.

- Servir a sopa Minestrone polvilhada com o queijo ralado da vossa preferência e ladeada por umas fatias de pão torrado, regado com um fio de azeite, polvilhado com uns orégãos e esfregado com um dente de alho.


Esta sopa faz parte do eBook de Receitas deste blogue! Podem encontrar nele esta e muitas outras receitas! Para o descarregarem, basta seguirem o link que se encontra nesta página, na barra lateral direita!


6 comentários:

  1. que aspeto magnifico deve ser tão boa.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Está com óptimo aspecto!
    Eu concordo contigo em relação à sopa :) Come-se o ano inteiro! Sabe sempre tão bem :)
    Mas quando chego do trabalho no Inverno adoro comê-la ainda a fumegar!
    Essa deve ser deliciosa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adoro sopas. Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/lasanha-de-beringela-e-carne-com.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta sopa é mesmo uma maravilha Clarinha, a minha favorita :D

      Eliminar