segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Asinhas de frango com ketchup e 5 especiarias


Cá por casa gostamos imenso de asinhas de frango! Bem suculentas por dentro e com um exterior bem douradinho e crocante e com uma ótima caramelização...nhamiiiii!! :)  É algo extremamente barato, e simples e rápido de se fazer, e portanto um petisco delicioso para todos os dias, mas especialmente para aqueles em que nos apetece uma comidinha assim um pouco mais decadente mas o tempo é pouco e a paciência para cozinhar também não ajuda muito à festa :P hehe  Acho que já experimentei mil e uma combinações de ingredientes em asinhas de frango...e confesso, gosto de quase todas! Esta é só mais uma delas, com que vos deixo neste dia em que opto por vos trazer sugestões fáceis para dias difíceis :)  Um ótima semana para todos!



Ingredientes: 
12 asas de frango
2 colheres de sopa de ketchup
1 fio generoso de azeite
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de chá rasa de mistura 5 especiarias
4 colheres de sopa de cerveja
Sumo de ½ limão


- Colocar as asas de frango numa taça grande e temperá-las com uma pequena pitada de sal e pimenta e os restantes ingredientes da lista, envolvendo tudo bem (metam “as mãos na massa” para terem a certeza de que o frango fica todo bem temperado). Se possível, deixar marinar durante pelo menos 20 a 30 minutos, mas não é imperativo.

- Distribuir as asas por um tabuleiro, tendo o cuidado de as dispor numa só camada, sem estarem sobrepostas, e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 a 50 minutos, tendo em atenção que é necessário virá-las pelo menos duas vezes ao longo da sua cozedura. 

- Ao final deste tempo, quando as asinhas já estiverem bem cozinhadas e douradinhas, aumentem a potência do forno para 200ºC e alterem para a função grill, caso tenham. Deixem cozinhar por mais 15 minutos, para que fiquem bem crocantes e douradas. Desligar e deixar repousar cerca de 5 a 10 minutos antes de servirem e de se lambuzarem :)

12 comentários:

  1. Adoro asinhas de frango, estas são bem gulosas

    ResponderEliminar
  2. As asas são a minha parte favorita no frango (escusado será dizer que ninguém cá me casa tem a oportunidade de ver as asas ao bicho porque quando há frango assado eu dava logo conta do assunto [mas entretanto deixei de comer frangos (de aviário), por isso agora já se vêm asas aos frangos que eventualmente apareçam cá por casa])
    Têm muito bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro asinhas... que bom ar têm as tuas...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto coradinho :) Tão bom!!!
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
  5. A sério? Não me lembro da última vez que comi uma asa de frango... Não gosto muito :P Aquilo tem muito pouca carne e muita pele e isso, prefiro mil vezes o peito! Se bem que às vezes até pego na asa porque vem um bocado de peito colado (hm, cortadores de frango amadores :P), mas não como a asa mesmo. Coxa também não acho grande coisa, peito é mesmo o melhor :)
    Mas pronto, se calhar ainda não "apanhei" a especialidade, já que é tão famosa nos eua e tudo... Mas muito mais decadente, em baldes e não sei quê, estas são bem mais finas ;) hahaha
    Essas batatas são aquelas congeladas que parecem centopeias, aqueles martelinhos de S. Joãoou a parte do meio dos autocarros dobráveis? São mesmo giras :D
    Isso tem tão bom aspeto que da próxima vez que comer frango até como uma asa, só para tu veres ;) Haha (é que destas a minha avó também não gosta, tenho mesmo de ser eu :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui o meu mais que tudo também gosta mesmo é dos peitos, mas nunca diz que não a outras partes do frango, especialmente a umas asinhas destas :P hehe E sim, são dessas batatas congeladas...neste dia, foi a verdadeira refeição da decadência e do pouco trabalho ;) hehe

      Eliminar