quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Bacalhau fresco grelhado com batatinhas aromatizadas - "Dia Um...na Cozinha"


O tempo (ou mais propriamente, a falta dele) não me permitiram fazer um pratinho um pouco mais elaborado e diferente, de acordo com aquilo que tinha imediatamente pensado quando vi o tema desta edição do grupo "Dia Um...na Cozinha". Ou melhor...reformulo...não me deixou fazer aquilo que tinha pensado em segundo lugar! Porque, confesso, em primeiro lugar, mal vi que o Bacalhau era o rei da festa deste mês, só me apeteceu mesmo confecionar uma imensidão de pratos com o nosso bacalhauzinho! Um bacalhau à lagareiro ou um bacalhau com grão, por exemplo, que são simplesmente alguns dos meus pratos favoritos quando o assunto é este peixe :)
Mas, infelizmente, aqui por Londres, bacalhau é coisa que não existe :(  Aquele bacalhau, do nosso, bem típico e tradicional, que existe em todas as mesas das casas bem portuguesas...aqui não consta no mapa! À exceção das mercearias portuguesas por aqui espalhadas na capital inglesa, que vendem este peixinho a preços pouco simpáticos, como seria de esperar, o bacalhau seco salgado é algo que os ingleses não conhecem. Pelo contrário, o Codfish, que é como quem diz o bacalhau fresco, encontra-se em qualquer supermercado, mercado ou peixaria. Por isso, a minha escolha tinha de recair sobre este último. Como já disse, o tempo não jogou a meu favor para esta edição mas, mesmo assim, não podia deixar de participar e optei então por uma receitinha bem simples mas não menos saborosa :)  Tenho por aqui alguns amigos portugueses que, também eles, colocam sempre o bacalhau na sua lista, quando se fala das coisas (neste caso, dos alimentos) de que mais sentem falta estando fora do país. E vou-me também apercebendo que, muitos deles, nem sequer tentam experimentar este bacalhau fresco porque o acham tão diferente daquilo a que estão habituados que nem sabem como o hão-de cozinhar. Ou então fazem tentativas de recriar pratos tradicionais feitos com o bacalhau seco salgado, substituindo-o por este bacalhau fresco e, claro, muitas das vezes, acaba em desastre, porque o sabor e a textura são bem diferentes daquilo a que estão habituados. Por isso, para mim, esta receita que vos deixo hoje é a ideal para quem quer experimentar, pela primeira vez, o bacalhau fresco que, hoje em dia, e cada vez mais, vai sendo utilizado também em Portugal. Assim, de forma bem simples, vão conseguir provar o verdadeiro sabor deste peixe e, depois, já se podem aventurar noutros voos e experiências culinárias com ele :)





Ingredientes para duas pessoas: 
2 postas de bacalhau fresco (sem pele nem espinhas, de preferência)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de orégãos secos
Sumo de 1 limão
Cerca de 8 a 10 batatinhas pequenas (ou batatas grandes cortadas em pedaços)
1 colher de chá de manteiga magra
1 colher de sopa de ervas aromáticas frescas a gosto bem picadas
1 colher de café de mostarda em grão, tipo antiga 
 
- Temperar o bacalhau com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, os orégãos e o sumo de limão. Levar ao lume um grelhador e cozinhar o peixe de ambos os lados apenas alguns minutos, tendo em atenção para que não fique seco em demasia porque este peixe cozinha muito rapidamente. O importante é que o interior esteja bem suculento e o exterior do peixe fique com aquele aspeto douradinho, bem marcado pela grelha.

- Para o acompanhamento, basta levar ao lume um tacho com água e sal e cozer as batatinhas. Quando estiverem prontas, escorrer toda a água, voltar a colocar as batatas no tacho e juntar-lhes a manteiga, a mostarda e as ervas aromáticas, “abanando” o tacho para que este tempero se espalhe por todas as batatas de forma uniforme. 

- Servir de imediato o bacalhau fresco grelhado, regado com mais um pouco de sumo de limão, e acompanhá-lo com uma generosa fatia de presunto, as batatinhas aromatizadas e uma salada.


16 comentários:

  1. Estás cheia de sorte Vânia! Eu ando doida para experimentar bacalhau fresco, e por cá o dito não é vendido a um preço muito simpático. Fazemos assim, eu mando-te uma encomenda dele seco e tu mandas de volta do fresco; boa?
    Este prato está só cheio de bom aspecto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parace-me uma troca bastante justa e aliciante...temos acordo :D

      Eliminar
  2. Olá,

    Que aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/dia-umna-cozinha-e-um-bacalhau.html

    ResponderEliminar
  3. Pois é Vânia esta cada vez mais difícil as minhas participações que gostaria de estar. Hoje com o pouco tempo que tinha consegui participar do Dia Um...., mas estou tentando ainda participar dos seus desafios que gosto muito também. Adorei seu prato, ficou rico em sabor e apresentação. Bela participação. Beijinhosd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas também participar Josy, que gosto sempre imenso de poder contar com as tuas sugestões deliciosas :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Olá ;).....
    Excelente aspecto e bela sugestão :).....
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. É muito raro comer bacalhau fresco. Adorei a tua sugestão, tem um ar mesmo apetitoso. Adoro passar por aqui, encontro sempre receitas tão diferentes e originais :)

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Ana eu compreendo-te, porque em Portugal também era muito raro comê-lo... E obrigada pelas tuas palavras minha querida, agora até me fizeste corar ;) hehe Fico muito feliz que gostes de passar por aqui porque eu adoro ter-te por cá :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Ficou muito apetitoso e fez um prato bonito.
    Adorei a sugestão com o bacalhau fresco, nunca usei.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nunca usaste Isabel, então está na altura de experimentares ;) hehe É muito diferente do bacalhau a que estamos habituados, mas não deixa de ser muto saboroso e suculento quando bem cozinhado :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Nunca provei bacalhau fresco. Esta receita deixou-me curiosa para experimentar ;) beijinhos
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nunca provaste então tens de experimentar Sara..e depois conta-nos a tua experiência :)
      Beijinhos *

      Eliminar