sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Carne no forno com molho barbecue


Quando penso em fazer assim uma refeição mais elaborada, que demore mais e em que tenha de passar mais tempo de volta de tachos e panelas (de que tanto gosto), normalmente penso sempre em fazê-la à sexta-feira. Durante a semana, há sempre correria, horários a cumprir, horas para jantar, horas para ir para a cama...e horas para levantar no dia seguinte :(  Ando, durante toda a semana, a pensar em fazer um determinado prato na sexta-feira. Penso sempre que bom que será quando chegar a sexta-feira e o fim de semana estiver à porta, sem horários para jantar, para deitar ou para acordar! Mas, confesso que, quando chega finalmente a sexta-feira, nem sempre isso acontece. Por vezes, em vez de vir para casa entusiasmada por finalmente poder passar um pouco mais de tempo na cozinha, relaxada, a fazer algo de que gosto e a "criar" um qualquer prato um pouco mais elaborado ou trabalhoso, chego a casa com o "peso" de toda uma semana e um cansaço tão grande que, realmente, o que me apetece mesmo mesmo fazer é...nada :P hehehe  
Pois bem, para essas sextas-feiras, existem receitas destas. Tão básicas e simples que, por vezes, me questiono porque as partilho com vocês...mas que são tãooo úteis (e ainda por cima ficam tãoooo saborosas!!!) que logo tiro essa ideia da cabeça e percebo que tenho mesmo de as partilhar convosco! :)



Ingredientes: 
1 pedaço de carne de porco da vossa preferência, boa para assar, com cerca de 700 gramas (eu usei um pedaço de lombinho retirado da parte do ombro do porco mas podem usar pá de porco, por exemplo, ou mesmo lombo. Mas se usarem este último, tenham atenção para reduzir um pouco o tempo de cozedura porque essa é uma carne que tende a secar muito rapidamente)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de café de paprika
2 colheres de sopa de molho barbecue a gosto
1 pequeno fio de azeite


 - Colocar a carne num tabuleiro e temperá-la com todos os ingredientes da lista, usando as mãos para untar bem a carne. Levar ao forno previamente aquecido a 160ºC durante uma hora, virando a carne duas vezes ao longo da sua cozedura. Ao final deste tempo, aumentar o forno para 200ºC e deixar a carne assar por mais 20 a 30 minutos, até que fique com um exterior bem dourado, crocante e caramelizado. Retirar e deixar a carne repousar cerca de 7 a 10 minutos, antes de fatiar e servir.

4 comentários:

  1. A mim não se passa isso com a sexta porque trabalho ao sábado!
    Mas passa-se com o dia de folga ou com o fim-de-semana! Eheh
    Mas os pratos simples também são tão bons! Ficou com óptimo aspecto o teu :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D hehehe Pois Joana, também percebo bem o que isso é porque, apesar de agora já quase nunca trabalhar ao fim de semana, passei muito tempo a fazê-lo... Mas, quem diz à sexta, diz noutro qualquer dia que anteceda as nossas folgas e dias de descanso ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  2. É verdade, confirma aqui a avelã presentemente numa sexta-feira às 21h12min, que, depois de grelhar costeletas e fazer um pudim na panela de pressão, mal chegou a casa, se prepara para se deitar confortavelmente na cama a ver um episódio de Dr. House (provavelmente, mas a série ainda está a definir). As sextas-feiras sabem tããão bem :D
    Isto agora é receitas simples à segunda E sexta :P
    Parece muito bom :D Uma vez no MacDonalds pedi molho barbecue e foi NOJENTO (não tão nojento como carne de porco a saber imenso a porco, mas nojento.) Aposto que a tua carne de porco NÃO sabe imenso a porco, o que é maravilhoso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Receitas simples e fáceis caem bem a qualquer dia da semana...e se forem saborosas (e, pelos vistos, a saberem pouco a porco) melhor ainda :P

      Eliminar