sábado, 24 de janeiro de 2015

Chocolate & Salted Caramel Layer Cake - Um Ano de blog!!! :)


Sempre que o meu dia de anos calha a meio da semana, guardo as comemorações mais intensas para o fim de semana seguinte! Acho que isso acontece com quase todos nós certo?! Pois bem, o meu blog não é exceção ;)  Este meu cantinho completou um aninho de existência na passada terça-feira, dia 20 de janeiro! Um pouco à pressa e bem em cima da hora, deixei-vos, nesse dia, com uns maravilhosos Hambúrgueres com Crosta de Ervas e Sementes, cuja receita podem ver aqui. Mas prometi que a sobremesa e os festejos maiores viriam em breve...e, como tal, como não gosto de falhar promessas...cá está ela !! :)
Porque sinceramente...lá poderia haver aniversário sem um bolinho para celebrarmos?! Claro que não!! :D  Que venha então mais um ano cheio de Coisas e Coisinhas bem deliciosas e que vocês nunca deixem de estar desse lado...pois isso é, sem dúvida, o mais importante :D




Ingredientes para o bolo: 
350 gramas de manteiga com sal
200 gramas de açúcar
125 gramas de açúcar mascavado
175 gramas de chocolate preto, finamente cortado
2 colheres de sopa de café forte, dissolvido
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 ovos ligeiramente batidos
225 ml de buttermilk (se não tiverem ou não encontrarem, basta juntarem 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco a 225 ml de leite e deixarem atuar durante cerca de 5 minutos)
350 gramas de farinha
3 colheres de chá de fermento em pó
100 gramas de amêndoas moídas ou muito bem picadas 
Para o caramelo e cobertura de caramelo: 
250 gramas de açúcar
190 ml de natas (eu usei Elmlea Double Light cream substitute – é um substituto das natas mas, se não encontrarem, usem natas normais)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
320 gramas de manteiga com sal
400 gramas de açúcar em pó peneirado 
Para a cobertura de chocolate: 
75 gramas de chocolate preto partido em pedaços
75 ml de natas ou substituto


- Para a massa dos bolos: derreter o chocolate (no micro-ondas ou em banho-maria) e deixar arrefecer. Numa taça grande, bater bem a manteiga com o açúcar.

- À parte, misturar o café e a baunilha nos ovos ligeiramente batidos e adicionar esta mistura à manteiga, gradualmente, batendo sempre (se o preparado começar a “partir” um pouco, basta acrescentar um pouco de farinha).

- Juntar depois o chocolate derretido e o buttermilk, batendo mais um pouco, e por fim a farinha, fermento e amêndoas, envolvendo tudo muito bem até que a massa tenha uma consistência cremosa e homogénea.

- Distribuir esta massa por três formas redondas de idêntico tamanho e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC até que os bolos estejam bem cozidos. Quando estiverem prontos, retirar do forno, deixar arrefecer um pouco, desenformar e deixá-los depois arrefecer totalmente.

- Entretanto, preparar o caramelo e as coberturas. Num tacho alto, colocar o açúcar com seis colheres de sopa de água. Cozinhar em lume forte até que o açúcar se dissolva por completo e se transforme em caramelo. Nessa altura, retirar do lume e juntar imediatamente as natas, com muito cuidado. Misturar e adicionar por fim a baunilha e o sal, envolvendo bem. Deixar arrefecer por completo.

- À parte, bater a manteiga com o açúcar em pó durante cerca de 5 minutos, até que a mistura esteja bem leve e fofa e dividi-la por duas taças. A uma delas, juntar cerca de ¼ do caramelo já arrefecido, nunca parando de bater. Reservar.


 - Para a cobertura de chocolate, levar ao lume um pequeno tacho com as natas. Quando estiverem bem quentes (mas não deixem que levantem fervura), desligar o lume e adicionar ao tacho o chocolate partido em pedaços, deixando repousar cerca de 4 a 5 minutos. Ao final desse tempo, envolver bem o chocolate nas natas com a ajuda de uma colher, para que forme um ganache cremoso e homogéneo. Verter este ganache, aos poucos, na outra taça com a mistura de manteiga e açúcar em pó, batendo sempre. 

- Quando todos os elementos do bolo já estiverem frios, colocar o primeiro bolo num prato e barrá-lo com a cobertura de chocolate, salpicando também com um pouco do caramelo simples e deixando-o escorrer ligeiramente pelos lados. Colocar por cima o segundo bolo e repetir o procedimento com a mesma cobertura e com o caramelo. Por fim, dispor o último bolo e barrá-lo com a cobertura de caramelo. Salpicar todo o bolo com o restante caramelo e decorá-lo com lascas de chocolate e amêndoas bem picadas. 


11 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Luísa, e obrigada por também fazeres parte deste aniversário :)

      Eliminar
  2. Tive um ataque diabético com estas fotografias... Nossa, d+as cabo de mim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah Deixa lá os ataques de lado...sabes que só quero o teu bem ;) :D

      Eliminar
  3. Muitos Parabéns. Um divinal bolo para esta grande comemoração.
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Menina,quecoisa gulosa aqui tens!!! Vou ter que experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Isabel!! Não te vais arrepender, prometo! :D hehe É mesmo uma verdadeira maravilha, um pecado guloso ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. (Ceeeeem :D Mesmo a tempo ;) (sim, porque a altura em que a avelã lê o post de aniversário é a altura oficial do aniversário ;) ))
    Pois, eu também faço isso. Deixo para o sábado seguinte. Este ano tenho um problema muito sério: Faço anos a um DOMINGO. Primeiro, ninguém merece fazer anos a um domingo. Dá aquela sensação fúnebre a que se chama "amanhã-é-segunda-feira-D:". Segundo, faço no sábado anterior e canto os parabéns à noite ou no sábado seguinte?! A minha vida é um drama.
    O bolo parece mesmo decadente e maravilhoso! E aqui uma fatia para os teus fiéis seguidores? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém ouviu o teu apelo :D ahahahah
      Pois Avelã, tem calma, não desesperes...fazer anos a um domingo calha a todos...mais do que uma vez :P hehe Quando tal acontece, gosto de começar os festejos no sábado anterior e oficializo-os a partir da meia noite, comendo o bolo e cantando os Parabéns :D Pensa positivo: ao fazeres anos a um domingo, podes começar a festejar no dia anterior por isso estás mais de 24horas em festa :D hehehe
      Gostava muito de te dar uma fatiazinha desta delícia mas "evaporou-se" num instantinho :P hehe

      Eliminar