domingo, 1 de março de 2015

Torta de Lemon Curd e Caramelo - "Dia Um...na Cozinha"


Quando vi o tema do desafio que este mês nos foi lançado no grupo "Dia Um...na Cozinha", ri-me sozinha (a sério!! :P hehe) e pensei por breves momentos: "pronto, agora é que foi" :D
As nossas queridas organizadoras desafiaram-nos a criar Tortas Doces Enroladas! Confesso...nunca na minha vida tinha feito uma torta doce enrolada. E, sinceramente, nunca me lembro de, na minha vida, me ter alguma vez passado pela cabeça que haveria, ou gostaria, de fazer uma! Por incrível que pareça, aquilo que atormenta praticamente toda a gente que se aventura nesta "arte" das tortas - arte do enrolanço, digamos :P hehe - correu-me bem! E logo à primeira!! :)  É certo que a torta rachou um pouco nalguns sítios mas, pelo menos, não se partiu totalmente aos bocados como eu previra :)
Por incrível que pareça, o que não me correu tão bem foi a minha primeira massa (que decidiu estragar-se por completo ainda no forno) e o recheio, aquele em que tinha pensado em primeiro lugar, também não correu mesmo nada bem! Já sem ingredientes suficientes para repetir exatamente as mesmas ideias iniciais e sem a certeza de se iria ter tempo para voltar a tentar tudo num outro qualquer dia, decidi improvisar! E não é que correu bem esta aventura?! ;)  
Um Curd de Limão no frigorífico (dá sempre jeito, eu bem digo!!) e um caramelo bem rápido que, pensei, é capaz de contrastar bem com a acidez do limão (apesar de, à partida, até poder parecer estranho), resultaram mesmo muito bem! Ficou uma tarte húmida, cheia daquele recheio bem fresco e ácido do curd de limão, que eu tanto adoro, e depois, em cada dentada, o sabor doce e forte do caramelo que fica na boca :)Espero que gostem!! :)  Ahh, e prometo...depois desta, vou fazer muitas mais tartes enroladas! Isto afinal não é assim tão difícil e até é giro!! :D

 *For English version, please use the Translate button on the right side*


Ingredientes para a massa: 
4 ovos
5 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha
Raspa de 1 limão
Algumas gotas de extrato de baunilha 
Para o recheio: 
125 gramas de açúcar
3 colheres de sopa de água
80 ml de natas (usei substituto de natas)
Umas gotas de extrato de baunilha
Lemon curd a gosto



- Separar as claras das gemas. Bater as gemas com quatro das colheres de sopa de açúcar, a raspa de limão e umas gotas de extrato de baunilha. À parte, bater as claras em castelo e adicionar-lhes a restante colher de açúcar.

- Envolver delicadamente as claras nas gemas, alternando com a farinha. Verter este preparado num tabuleiro retangular, untado com manteiga e forrado com papel vegetal. Levar ao forno previamente aquecido a 190ºC por cerca de 15 minutos, até que a massa esteja bem douradinha e o seu interior cozinhado.

- Num tacho alto, colocar o açúcar e as colheres de água. Levar ao lume alto e deixar cozinhar, até que se transforme em caramelo. Quando estiver no ponto, retirar o tacho do lume e adicionar-lhe, de imediato e com muito cuidado, as natas e umas gotas de baunilha. Envolver bem (se, por acaso, o caramelo começar a formar grumos duros, levem novamente o tacho ao lume, desta vez no mínimo, e vão mexendo constantemente, até que estes se dissolvam e o caramelo esteja bem liso, cremoso e uniforme). Reservar e deixar arrefecer um pouco.



- Quando a massa da torta estiver pronta, retirá-la do forno e deixá-la repousar no tabuleiro cerca de 3 minutos. Ao final desse tempo, humedecer um pano de cozinha, grande o suficiente para que o retângulo de massa caiba nele. Desenformar o bolo no pano, deixando o lado com o papel vegetal virado para cima. Com cuidado, retirar o papel vegetal.

- Barrar metade da torta com o curd de limão e salpicar generosamente a outra metade com caramelo. Com muito cuidado, enrolar a torta, sempre com a ajuda do pano, e deixá-la arrefecer totalmente enrolada no pano.

- Quando a torta estiver fria, retirar delicadamente o pano e transferir a torta para um prato ou travessa, “aparando” os seus lados com uma faca. Regá-la com mais um pouco de caramelo derretido (se entretanto o caramelo tiver endurecido, basta colocarem-no uns segundos no micro-ondas) e servir. 

23 comentários:

  1. Vânia, está linda e muito apetitosa! Lemon curd e caramelo...tens bom gosto, digo-te eu ;)
    Beijinhos
    Vanda

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto bem, tenho de a experimentar... ainda por cima ontem fiz lemon curd :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Querida Vania: está linda a tua torta e com um recheio maravilhoso. Ótima participação.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Olé :).....
    Divinal e deliciosa!!!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Aqui está uma torta mesmo gulosa! Este caramelo está de babar :)
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ahah que máximo! E já li tantas histórias de bloggers que nunca tinham feito tortas durante o dia de hoje!! Eu por enorme acaso (e teimosia) fiz a minha primeira torta (e saiu perfeita :O) com 12 anos, e a verdade é que na altura me tornei a mestre das tortas e agora tenho tido muito azar com elas!
    Gostei muito dos sabores desta, que tentação! E ficou muito bonita :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah :) Pois imagino...histórias de tortas que davam para escrever um livro :P
      Acho que a técnica e a prática são importantes, mas a sorte tem de estar no nosso lado no que toca a tortas Inês :D ahahah
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Fazer tortas é um árdua tarefa...mas olha...a tua ficou com tão bom aspecto! :D
    Um aspecto bem fofo, e o recheio de babar! Comia agora uma fatia dessas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh..obrigada Marlene :D
      Deixava-te levar uma fatia de bom grado...mas já não há :P hehe
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Quero uma fatia já!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Quero uma fatia já!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Também nunca fiz, exatamente porque parece assustador :P Não me lembro de alguma vez ter comido, mas acho que é uma sobremesa muito gira (e boa) :)
    Meu Deus, aconteceu-te tudo! Se me acontecesse a mim eu ia para o sofá deprimir... Hahaha :P
    Por acaso nem ao início achei a combinação estranha, acho que deve resultar numa tarte de sabor explosivo, mesmo! Que maravilha :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso Avelã...sabor explosivo :D hehehe
      E nada de sofás e depressões, que isso não é comigo :P

      Eliminar
  11. hummm, que tarte gulosa! Lemon curd e caramelo devem funcionar muito bem juntos, gosto de ambos.
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) Funcionam bem sim, balançam-se extremamente bem! Pelo menos eu acho que a combinação ficou ótima :P
      Beijinhos *

      Eliminar