terça-feira, 26 de maio de 2015

Risotto de espargos, ervilhas e german salami // Asparagus, Peas & Salami Risotto


Se há coisa que eu gosto é de um belo prato de risotto! Adoro! Não importa se é prato principal ou um acompanhamento e não me importa se estamos em pleno inverno ou no meio do verão! Sou fascinada por risotto e adoro experimentar as mais variadas combinações...incluindo diferentes tipos de arroz! :P  Hoje não vos trago uma dessas minhas experiências com outras variedades de arroz (mas prometo que está para breve)... mas trago-vos um risotto simples, de vegetais, com um toque salgado e intenso do salame, e com um ovo escalfado para terminar em beleza e unir tudo de forma magnífica! Super rápido de preparar e que se torna, por tudo isto, uma refeição mais que ideal para qualquer dia da semana! :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
Azeite q.b.
2 tomates secos em conserva, bem picados + 1 colher de chá de óleo do seu frasco
10 espargos verdes frescos, cortados em pequenos pedaços
8 fatias de german salami cortadas em pedacinhos (podem substituir por bacon ou pancetta)
1 chávena bem cheia de arroz de risotto
1 litro de caldo de legumes (quente)
2 ovos
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
1 noz generosa de manteiga magra sem sal
Queijo ralado a gosto (1 mão cheia)


- Levar ao lume um tacho amplo e antiaderente e adicionar-lhe uma colher de chá do óleo do frasco dos tomates em conserva, juntamente com uma colher de sopa generosa de azeite.  Quando estiver bem quente, juntar-lhe os espargos, os tomates e o german salami e saltear durante 2 a 3 minutos, para que comecem a ficar cozinhados e os sabores se envolvam.

- Nesta altura, adicionar o arroz, envolvendo bem, temperar com uma pitada de pimenta, e deixar que frite durante dois minutos, mexendo constantemente.

- Adicionar duas conchas de sopa bem cheias do caldo de legumes bem quente (se o caldo não for muito salgado, podem nesta altura temperar tudo com uma pitada de sal) e deixar cozinhar, até que o líquido evapore quase por completo. Quando o caldo tiver sido absorvido pelo arroz, juntar novamente mais duas conchas de sopa de caldo, assim como as ervilhas. Deixar que o líquido desapareça novamente e acrescentar novamente caldo de legumes bem quente. Repetir este processo até que o arroz esteja cozinhado.

- Quando o arroz estiver praticamente pronto, levar ao lume um outro tacho com água abundante e o vinagre (se tiverem caldo de legumes em excesso, escalfem os ovos nele, mesmo que tenham de acrescentar mais um pouco de água). Quando ferver, abrir cuidadosamente os ovos para dentro da panela e, com a ajuda de uma colher, agitar constantemente a água durante um minuto, até que ovos ganhem consistência mas a gema ainda esteja líquida. Retirar para um prato e reservar.

- Quando o arroz de risotto estiver no ponto ideal de cozedura, desligar o lume e, de imediato, com ele ainda bem quente, adicionar-lhe a manteiga e uma quantidade generosa de queijo ralado. Envolver bem.

- Servir de imediato o risotto, colocando um ovo escalfado em cada prato, e polvilhando tudo com mais uma pitada de queijo ralado.


6 comentários:

  1. Gosto muito de Risotto e este está bem apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de risottos.
    Nunca comi espargos. Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/tranca-brioche-doce.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha! Os espargos são sem dúvida um dos meu vegetais de eleição...tens de experimentar ;)

      Eliminar
  3. Estou a trabalhar para não achar esquisito comer queijo com arroz... :P Que bom aspeto lá isso tem! E se há alguma coisa que é capaz de me convencer são os espargos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se queijo com arroz significa risotto, não pode ser esquisito :P E se mais nada te convece, que te convençam os espargos :P

      Eliminar