segunda-feira, 1 de junho de 2015

Orange & Hazelnuts Cupcakes - "Dia Um...na Cozinha"


No mês passado falhei infelizmente o "Dia Um...na Cozinha"...e ainda por cima com um tema de que tanto gostava! E, este mês, pensei sinceramente que iria pelo mesmo caminho... A vida profissional tem andado (felizmente!!) bem atribulada e preenchida e, com a mudança para um nova casa e vários dias sem internet, confesso que não me tem sobrado nem tempo nem paciência para grande coisa! A casa decidiu ficar pronta mesmo à última da hora e a internet veio mais cedo que era esperado! Por isso, assim bem à pressa e bem à última da hora, confesso, lá tive de "desenrascar" uma receita para não falhar mais um mês neste desafio que tanto adoro :D  E cá está ela, super simples mas acreditem...saborosa e eficaz! :)

E, ainda por cima, matava-me o coração saber que tinha falhado a este tema...Cupcakes?! Oh meu Deus, como eu adoro Cupcakes!! :D  Deixem-me que vos explique a minha relação com estas pequenas gulodices maravilhosas :P hehe  Eu tenho imensos utensílios para fazer cupcakes e para os decorar, formas e forminhas, cupcake stands, tudo e mais alguma coisa...porque, pura e simplesmente, acho os cupcakes das coisinhas mais bonitas deste mundo! :D hehe  Sou louca por eles pronto! Por os confecionar, por os decorar e por os fotografar...quanto a comê-los...hmmmm, confesso que a história é outra. Dum tabuleiro normal de 12 cupcakes, que é o que normalmente sai do forno aqui por casa quando me decido a confecioná-los, como um...dois no máximo, não mais que isso! Estranho?! Sim sem dúvida!! Mas continuo a amar cupcakes...especialmente olhar para eles...derretem-me o coração só de olhar ;) hehe





Ingredientes: 
225 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
225 gramas de açúcar
4 ovos batidos
½  colher de chá de extrato de baunilha
Sumo de 1 laranja
75 gramas de farinha
100 gramas de avelãs inteiras e com casca
1 colher e ½ de chá de fermento em pó
Para a cobertura: 
200 gramas de Mascarpone light
100 ml de natas para bater
2 colheres de sopa bem cheias de açúcar em pó
Corante alimentar em gel, de cor rosa


- Começar por levar as avelãs ao forno ou ao micro-ondas para que tostem ligeiramente. Estão prontas quando, com as mãos ou com a ajuda de um pano áspero, conseguirem retirar facilmente a sua casca.

- Descascar as avelãs e colocá-las numa picadora, triturando-as até que formem uma espécie de pó fino, mas ainda com alguns pedacinhos para dar textura. Reservar.

- Numa taça, bater bem a manteiga com o açúcar até que esteja último esteja muito bem incorporado. Adicionar gradualmente os ovos batidos, nunca parando de bater. Se, por acaso, a mistura começar a quebrar um pouco, basta que lhe juntem cerca de uma colher de chá de farinha.

- Envolver nesta mistura o extrato de baunilha e o sumo de laranja.

- À parte, misturar e peneirar os ingredientes secos e juntá-los depois ao preparado anterior, utilizando uma colher metálica para envolver tudo, formando um preparado sem grumos, bem liso e uniforme.

- Dividir esta mistura por forminhas de cupcakes e levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 35 a 45 minutos, até que os cupcakes estejam cozidos. Retirar e deixar que arrefeçam totalmente.


- Para o creme de mascarpone, basta juntar numa taça o mascarpone com as natas e o açúcar em pó e bater muito bem. Levar ao frigorífico durante pelo menos 20 minutos antes de decorar os bolos ou reservar no frigorífico até à altura de o fazer.

- Na altura de decorar, adicionar ao creme um bocadinho do corante em gel, envolvendo delicadamente para que não fique com uma cor uniforme, mas sim com dois tons de rosa e branco. Colocar o creme num saco de pasteleiro e formar pequenas rosas no centro de cada um dos cupcakes, começando pelo centro e ir rodando o saco de pasteleiro em espiral.


13 comentários:

  1. Que giros :P gostei muito da sugestão!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que óptimo aspecto t~em os teus cupcakes.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/dia-um-na-cozinha-e-uns-cupcakes-de.html

    ResponderEliminar
  3. Olá :).....
    Divinais !!!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos Vânia! :) Adoro os ingredientes do queque, e a cobertura está com uma cor linda! :D

    ResponderEliminar
  5. Eu que sou uma doida por frutos secos, tenho de experimentar estes teus cupcakes ;) Adorei! Beijinhos
    Sandra Santos
    Docini Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se és apaixonada por frutos secos, então acho mesmo que tens de experimentar Sandra ;) Eu também adoro. Nesta semana fiz estes cupcakes de laranja e avelãs, e um bolo de limão e amêndoas... o difícil é mesmo escolher :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. A sério? Não tinha a ideia de que gostavas de cupcakes, até porque acho que não tenho visto muitas receitas por aqui. Ganham ao entrecosto? :P
    Esses estão mesmo lindos! Devem ser uma delícia :)
    Por acaso gosto mas de sabor não são a minha coisa preferida (dependendo deles, claro). Olhar para eles é mesmo o melhor :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! :)
      E, a propósito, só para que não te restem dúvidas...ADORO cupcakes!! :)

      Eliminar