quinta-feira, 19 de março de 2015

"Há vida para além da massa de atum #45" - Folhado de Banana e Nutella


Sim Tekas, eu sei o quanto tu odeias bananas! E sim Tekas, este é o nosso querido projeto e podes perfeitamente gritar comigo a dizer que deveria ter mais respeito por ti! :P hehehe
Mas hoje não é só mais uma das nossas especiais quintas-feiras do "Há vida para além da massa de atum"...é também o dia em que, em Portugal, se celebra o Dia do Pai!! :)
E, como tal, vais ter de me perdoar mas achei que esta receitinha super simples encaixava mais que bem em ambas as ocasiões ;)  Troca a banana por outra frtuta qualquer e está perfeito para ti :P hehe
Uma sobremesa super simples, prática, rápida e económica ou um miminho especial para o pequeno-almoço ou lanche dos vossos pais hoje! :)
E não se esqueçam de passar lá pela Cozinha da Ovelha Negra para se babarem um bocadinho com a sugestão que a Teresa nos traz hoje...e aposto que não tem bananas! :P hehe



Ingredientes para 3 folhados: 
3 folhas retangulares de massa filo
Manteiga derretida q.b.
2 bananas cortadas às rodelas
1 pitada de açúcar (opcional)
Nutella a gosto
Mel q.b.
Amêndoas picadas para polvilhar (ou outros frutos secos a gosto como nozes ou avelãs, por exemplo)


- Dispor as folhas de massa filo umas em cima das outras, pincelando cada uma delas com um pouco de manteiga derretida, de forma a que adiram bem. Cortar a massa em seis quadrados de idêntico tamanho.

- Por três deles, distribuir a banana às rodelas, polvilhar com uma pequena pitadinha de açúcar e colocar por cima uma colherada generosa de Nutella. 

- Fechar estes folhados com os restantes quadrados de massa filo, pincelando com mais um pouco da manteiga derretida e dobrando ligeiramente as pontas para que os folhados fiquem bem selados.

- Dispor os folhados num tabuleiro, regando ainda cada um deles com um fio de mel e polvilhando com as amêndoas picadas.

- Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos, até que a massa filo esteja bem douradinha e a Nutella tenha derretido no seu interior. 




10 comentários:

  1. humm tão bom só bons ingredientes.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Vi o título e pensei: "vou fazer um comentário a reclamar - bananas não têm jeito nenhum". Mas depois de ver a tua explicação, há lá maneira de reclamar ;) O teu pai, e o meu também, haviam de gostar desta sobremesa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como viste, tive o cuidado de explicar detalhadamente o porquê antes que tivesses tempo de reclamar :P hehe

      Eliminar
  3. Mais outra belíssima aplicação da nutella!!! Apesar de também eu não gostar muito de banana, gostei da dica na mesma :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Daniel! (isso do grupo de amigos da Tekas não gostarem muito de banana é estranho :P hehehe)

      Eliminar
  4. Esses pasteis folhados ficaram com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/quinze-dias-com-pierre-herme-e-um-crepe.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha :) São mesmo simples e saborosos :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Hah :P Eu até gosto de bananas, principalmente com manteiga de amendoim (oh céus, agora fui lembrar-me da manteiga de amendoim. Tenho de tirá-la da cabeça rápido e pelo caminho encomendar manteiga de caju!). Derretidas, com manteiga de amendoim. Hmmm.
    Banana com Nutella passa-me um bocado ao lado, acho que nunca provei! Mas sou lá pessoa para recusar... Afinal de contas, é tão simples e está com tão bom aspeto que seria impossível :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com manteiga de amendoim também é uma das perdições aqui do homem da casa :P

      Eliminar