quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Espetadas condimentadas com arroz de ervilhas e molho de iogurte

Ontem já não tive tempo para vos deixar mais uma receita... Assim sendo, aproveito para vos deixar agora a receita daquilo que ontem foi o jantar cá por casa... Simples, fácil e rápido mas muito saboroso!






Para 2 pessoas:

Cerca de 500gr de bifana de porco (em naco)

Sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de cominhos

1 colher de sopa de colorau

1 colher de sopa + 1 colher de chá de molho inglês

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de molho picante (se gostar muito de picante, acrescente mais a gosto)

4 espetos de madeira

Azeite q.b.

1 chávena de arroz agulha

4 colheres de sopa de ervilhas congeladas

1 dente de alho

½ copo de vinho branco

1 pepino grande em conserva

1 colher de café de mostarda

3 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego

½ limão
Sementes de sésamo a gosto



- Cortar o naco de carne de porco em cubos, colocar numa taça e temperar com sal, pimenta, cominhos, colorau, uma colher de sopa de molho inglês, alho em pó e molho picante. Misturar bem, tapar com película aderente e colocar a marinar no frigorífico durante uma hora.


- Retirar a carne do frio e distribuí-la por espetos de madeira para espetadas, previamente demolhados em água fria. Regar com um fio de azeite e reservar.


- Entretanto, colocar um tacho ao lume com um pouco de azeite e um dente de alho esmagado. Juntar o arroz e as ervilhas, deixar fritar cerca de um minuto no azeite e acrescentar duas chávenas de água. Cozer o arroz.


- Numa panpizza previamente aquecida (eu tenho uma panpizza desde o Natal, que foi uma das prendinhas da sogra e que, digo-vos já, é uma coisa maravilhosa para se ter na cozinha. Basicamente, para além de fazer pizzas, como o próprio nome indica, podem utilizá-la para confeccionar quase toda a comida. Funciona como uma grande frigideira antiaderente- quando usada sem tampa- e como uma espécie de "forno" quando fechada), colocar as espetadas e deixar que a carne comece a ficar bem crocante e dourada de todos os lados, virando constantemente as espetadas. Nessa altura, regar com um pouco de vinho branco, colocar a tampa, baixar a potência e deixar cozinhar cerca de 20 minutos, virando as espetadas constantemente. (caso não tenham panpizza, não se preocupem. Podem simplesmente grelhá-las ou então, para ficarem com um efeito e sabor mais parecido com as minhas, basta passá-las primeiro por uma frigideira antiaderente até começarem a ficar douradinhas e acabar de as cozinhar no forno). Cerca de 5 minutos antes de retirar as espetadas, polvilhar com sementes de sésamo a gosto.


- Servir as espetadas com o arroz de ervilhas, umas rodelas de pepino em conserva e um molho de iogurte com sal, pimenta, mostarda, uma colher de chá de molho inglês e sumo de limão.

2 comentários:

  1. Gosto muito destas refeições! Ficou com um aspeto excelente e não conhecia a panpizza... vou pesquisar! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria João :)
      Este é mesmo daquele tipo de refeições que sabe sempre bem ;)
      E quanto à panpizza tens mesmo de pesquisar... foi uma prenda de Natal excelente, estou completamente apaixonada por ela, é muito versátil e acho que a comida fica deliciosa..e é um pequeno eletrodoméstico bem barato :)
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar