quinta-feira, 20 de novembro de 2014

"Há vida para além da massa de atum - Desafio #7" - Projeto Natal



Nós dissemos que voltávamos com novidades e com um novo desafio! E, quando eu e a Teresa dizemos, nós cumprimos :D  E portanto cá estamos nós para mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum" e esta (para além das outras todas, claro!!) é muito especial! :)  No último desafio, incentivámo-vos a criar Sobremesas de Outono deliciosas, sugestão da nossa Susana do blog Basta Cheio. Para este mês, o desafio tinha de ser especial, adequado à quadra!O "Projeto Natal" !!!

O que vos propomos então é que nos enviem as vossas sugestões natalícias: desde receitas que dão presentes caseiros e personalizados fantásticos àquela maravilha culinária que não pode faltar numa mesa nesta época de natal, e passando mesmo por sugestões de decorações natalícias, embrulhos personalizados, reciclagens de materiais,etc...! :) 
E o que é que muda no desafio deste mês?!, perguntam vocês... Bem, várias coisas. Para começar, o desafio está aberto a receber as vossas sugestões até ao dia 20 de dezembro, por isso têm um mês inteiro para nos trazerem ideias culinárias, e não só, fantásticas! :)  Depois, este mês, não irá ser escolhido aleatoriamente um vencedor: se, por si só, os desafios deste nosso projeto já defendem, acima de tudo, a troca de receitas de uma forma totalmente desinteressada, este mês o espírito da partilha está ainda mais vincado. Como tal, vocês podem enviar, tanto a mim como à Ovelha Negra, os links das vossas sugestões, quantas quiserem, desde que não sejam posts antigos do blog. As publicações têm de ser concebidas para este efeito, tal como acontece em todos os outros desafios (o que não invalida que vocês não aproveitem receitas ou outras sugestões que já tenham publicado anteriormente e que achem que são ideais para partilhar com todos nós, desde que façam com elas uma nova publicação nos vossos blogues!). Por último, como a ideia é mesmo partilhar o máximo possível neste Natal, eu e a Ovelha Negra vamos criar um álbum de fotos nas nossas páginas de facebook, que vai estar constantemente a ser atualizado e divulgado com as vossas ideias e sugestões natalícias, para que a verdadeira partilha se concretize e para que nos ajudemos uns aos outros a ter um Natal mais saboroso e original ;)





Eu, por aqui, achei que não existia nada melhor do que aquilo que escolhi para hoje para inaugurar esta nova rubrica natalícia aqui pelo blog: uma compota! Quem é que já não fez compotas em casa e as ofereceu a alguém? Quem é que não gosta daqueles frasquinhos bonitos, com etiquetas, fitas e lacinhos?! (se alguém responder que não gosta, nem sei se vale a pena continuar a ler :P hehe). Pois bem, se as artes decorativas e os trabalhos manuais ocuparam grande parte dos meus natais passados, de há dois anos para cá optei por cingir-me um pouco mais a prendas produzidas na cozinha … ou então, a uma mistura entre ambas (como muitas vezes vão ter oportunidade de ver por aqui nos próximos tempos). Os cabazes de natal, pequenos ou grandes, não importa, são a minha perdição. Adoro fazê-los e espero que, quem os recebe, também goste (pelo menos, até agora, nunca tive razão de queixa, muito pelo contrário). As compotas marcam sempre presença nos meus cabazes. São super fáceis de fazer e proporcionam um miminho bem simples mas especial e personalizado para quem as recebe. Esta que aqui vos deixo hoje é apenas uma sugestão (que, por sinal, considero muito boa :P ). Mas escolham as frutas que quiserem, que mais gostarem, a que mais facilmente têm acesso… Não importa…o que importa é que as produzam com todo o amor e carinho próprio de quem oferece um pouquinho de si no Natal :)


Compota de frutos vermelhos, limão e sementes de papoila

Ingredientes (para 1 frasco de compota): 
2 chávenas (com capacidade de cerca de 220ml) de frutos vermelhos a gosto
1 chávena de açúcar
¼ chávena de água
2 pedaços de casca do limão + 1 colher de sopa de raspa
1 colher de sopa bem cheia de sementes de papoila 

- Colocar todos os ingredientes numa panela, exceto a raspa de limão e as sementes de papoila, e levar ao lume médio/alto, deixando que levante fervura. Nessa altura, e com o lume ainda alto, deixar que a compota ferva durante cerca de 4 a 5 minutos, mexendo frequentemente para que não cole ao tacho (se acharem que, nesta altura, a compota começa a ficar demasiado espessa para vosso gosto, acrescentem mais algumas colheres de sopa de água).


- Ao final deste tempo, colocar o lume no mínimo, acrescentar as sementes de papoila e deixar que a compota cozinhe durante cerca de 35 a 45 minutos, mexendo de vez em quando para verificar a consistência. Quando o doce estiver em “ponto de estrada”, é altura de desligar o lume (para verem se a compota está pronta, basta colocarem um pouco do doce num prato ou na parte de trás de uma colher-de-pau e passarem o dedo pelo meio dela. Quando a compota se separar e não se voltar a juntar – formando um rio ao meio como costumo dizer :p – é altura de desligarem o lume). 



- Retirar as cascas de limão da compota. Se gostarem dela um pouco mais espessa, ainda com alguns pedaços de fruta e com mais textura, deixem-na como está. Se, pelo contrário, a preferirem mais lisa e homogénea, triturem-na um pouco com a varinha mágica. 


- Depois do lume desligado, e antes de enfrascar a compota, juntar a raspa de limão e envolver bem. E, para um pouco mais de textura “crocante”, podem ainda salpicá-la com mais algumas sementes de papoila.


- Colocar a compota ainda quente em frascos de vidro esterilizados e virá-los ao contrário (de pernas para o ar :P ) durante cerca de 30 minutos. Ao final desse tempo, as compotas estão prontas a serem guardadas em local fresco e seco e os frascos podem ser decorados a gosto para servirem de presente bem caseiro e personalizado :) 



 Não se esqueçam de passar pela Cozinha da Ovelha Negra para conhecerem a maravilhosa sugestão natalícia que a Teresa nos traz hoje para o arranque deste projeto!!! :)

28 comentários:

  1. Adorei este post Vânia. Sou apaixonada pelo Natal por isso este tema para mim é top ;)
    Vou tentar partilhar com mais do que uma sugestão!
    Em relação à compota, é uma coisa que adoro preparar. Para oferecer ou para ter sempre disponivel. A de frutos vermelhos é a preferida do meu marido, e esta receita para mim está mais do que aprovada ;)

    Beijinhos
    Cláudia
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Cláudia :D Fico ansiosa à espera então da tua sugestão...ou, de preferência, das tuas sugestões ;) Quantas mais melhor, para um verdadeiro espírito de partilha e para que nos ajudemos uns aos outros a ter um Natal bem mais original, personalizado e único :)
      E fico muito feliz que tenhas gostado desta compotazinha...se a de frutos vermelhos é a favorita do teu marido, então tens de lhe fazer um miminho assim um dia destes ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Os doces caseiros são sempre fantásticos e o que mostras parece delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Vânia, depois quem receber uma compota destas, com o frasco já rapado, pode fazer a minha sugestão de hoje!! Olha pra isto, andamos et's outra vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Tekas, já sabes que isto é sempre em sintonia ;) :D

      Eliminar
  4. Que bom desafio :)
    E que óptima ideia de oferecer compotas!
    A tua está linda e deve ser bem saborosa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Joana :)
      Espero que possamos contar com uma ou mais sugestões da tua parte, para tornarmos este nosso Natal ainda mais fantástico e original :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. OHMEUDEUS, um quadro, eu adoro quadros, são tãããão giros e entusiasmantes :D
    Adorei o tema, muito giro e, como não podia deixar de ser, natalício :D A minha mãe já anda a fazer uma lista de receitas minhas que quer para o Natal, por isso vem mesmo a calhar ;)
    Olha, também gosto de frascos bonitinhos, finalmente concordamos nalguma coisa (sem ter a minha avó por intermediária!) hahaha :)
    A compota parece mesmo boa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nãoooooo acredito!!!! Finalmente concordamos em duas coisas...gostar de frascos bonitinhos... e adorar quadros, achando-os giros e entusiasmantes!!! :D ahahahahahah
      Se gostas do tema e vem mesmo a calhar, fico à espera da tua, ou das tuas, sugestões ;)

      Eliminar
  6. Olá,

    Gostei da ideia. Já tenho vindo a partilhar ideias às terças de forma a ajudar e a dar sugestões.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/bolo-angry-birds-2-bolo-de-cenoura-e.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha :) Espero que aproveites algumas dessas ideias para participares neste nosso desafio, uma ou mais vezes :) As tuas sugestões serão sempre extremamente bem-vindas :)
      Fico à espera e a contar contigo como sempre ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Obrigada :) Eu e a Ovelha ficamos ansiosas à espera dessa participação ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Olá!
    Ai como eu gostei desta vossa ideia!!! :D
    Eu que adoro o Natal e todo o espírito que se cria à volta do mesmo, acho que a sugestão vem mesmo a calhar :)
    Adorei a tua sugestão, compotas fazem prendas deliciosas e costumam fazer as delícias de quem as recebe.

    Deixo-te aqui a minha sugestão: http://petiscana.blogspot.com/2014/12/1-sugestoes-de-natal-doce-de-leite.html

    Beijinhos**
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Vim espreitar, e responder ao teu convite.
    Uma belíssima iniciativa. Vou tentar participar.
    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Paula :D
      Espero que nos consigas trazer a tua sugestão, ou sugestões, natalícia :) Fico a aguardar ansiosa a tua participação :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  10. Boa Tarde,

    Adorei o vosso Projecto Natal, não fosse eu uma apaixonada pelo Natal :D Vou já enviar um sugestão de um bolinho que acho que fica excelente na mesa de Natal, por ser delicioso e, ainda por cima, pode ser comido sem qualquer sentimento de culpa ;) :D
    Beijinhos
    Sandra Santos
    Docini Blog - http://docini.pt/blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, obrigada por esta tua fantástica sugestão Sandra :D
      Um Natal doce e sem culpas é certamente um Natal melhor ;) hehe
      Ficamos à espera de mais sugestões fantásticas como esta :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Olá.
    Aqui fica a minha participação. Este mês tem sido a correr e já publiquei uns 3 post "Preparar o Natal" que deviam ter ido parar ao vosso Projecto...

    Espero que gostem e poderão encontrar mais ideias lá no meu cantinho.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/preparar-o-natal-9-rabanadas-clarinha.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Clarinha :D
      Vamos já tratar de adicionar estas tuas maravilhosas rabanadas aos nossos álbuns do Facebook :D
      E, até dia 20, estás sempre a tempo de nos enviar muitas mais sugestões...nós ficamos todas contentes ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  12. Conforme o prometido, aqui deixo a minha participação.
    Um beijinho e votos de Boas Festas.

    http://docemaisoumenos.blogspot.pt/2014/12/biscoitos-de-suspiro-com-amendoa-e-coco.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Paula :D E que fantástica sugestão :)
      Vou já tratar de a adicionar ao nosso álbum no Facebook :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  13. Olá,
    vou tentar participar, até já fiz umas coisinhas mas ainda nem tirei foto :)
    Adorei o teu docinhho
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Isabel :D A parte mais difícil já está feita por isso fico à espera dessas fotos muto em breve ;) hehe
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Aqui está a minha participação :D Como não sabia em que blog era desta vez aproveito e deixo nos dois, apesar de me ficar a sentir uma «spammer» :) Ainda sou capaz de fabricar mais uma participação, ando a cozinhar imensas coisas de Natal :D
    http://cremedeavelas.blogspot.pt/2014/12/baklava-rolls-rolinhos-de-baklava-mel-e.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uauuuuuu, mas que gulodice maravilhosa!! Sim senhora, tu quando participas, participas à séria :P hehehehehe E ainda fico à espera de mais gulodices destas ;) Já que aí por casa não páram de sair cozinhados de Natal, tenho de aproveitar para te ter aqui pelo projeto :P
      Ahh, e já agora...adorei a forma como incentivas as outras pessoas a participarem :D ahahahahah

      Eliminar
  15. Olá :)
    Venho deixar a minha participação! Se tiver tempo, ainda trago outra ;)
    Beijinhos

    http://recantocomtempero.blogspot.pt/2014/12/bolachas-de-laranja-e-chocolate.html

    ResponderEliminar