sexta-feira, 26 de junho de 2015

Espetadas de frango com molho de ervas, limão e paprika


A sugestão com que acabo mais uma semana é aquela que vos sugiro para começarem o vosso fim de semana! :D
Simples e rápida de preparar, prática para almoços e/ou jantares de família e amigos, colorida, cheia de contrastes de sabores e de texturas...cá por casa, é uma das favoritas quando o sol dá ares de sua graça :D
Liguem o barbecue - não se preocupem se, como eu, não tiverem um...a grelha no fogão e umas janelas abertas funcionam mais que perfeitamente :P hehe - e façam-se acompanhar por umas bebidas bem fresquinhas!! :)  Um ótimo fim de semana a todos!! :D




Ingredientes para 4 espetadas: 
2 peitos de frango médios, cortados em cubos de idêntico tamanho
1 pedaço generoso de pimento, cortado em pedaços de idêntico tamanho
1 cebola roxa média, cortada em quartos
8 fatias de german salami (podem substituir por rodelas de chouriço)
4 espetos de madeira
2 colheres de sopa de azeite
Uma pitada de sal e uma pitada generosa de pimenta preta
1 colher de café rasa de alho em pó
1 colher de café cheia de paprika
1 colher de café de orégãos secos
1 limão
1 colher de café de pasta de manjericão (usei uma pasta já feita de manjericão. Se não tiverem, podem substituir por folhas de manjericão finamente picadas e ligeiramente trituradas com umas gotas de azeite até que formem uma espécie de puré)


- Colocar os espetos de madeira em água e deixá-los estar mergulhados durante cerca de 5 minutos. Ao final deste tempo, retirar os espetos da água e “montar” as espetadas distribuindo, por cada uma delas, em quantias iguais, a carne, pimento, german salami e cebola. Colocar as espetadas num prato ou travessa e polvilhá-las com uma pitada de sal. 

- Numa tacinha, misturar o azeite, a pimenta, o alho em pó, a paprika, os orégãos, a pasta de manjericão e sumo de meio limão. Pincelar muito bem as espetadas com este preparado e deixá-las marinar durante o tempo que vos for possível mas, de preferência, durante pelo menos uma a duas horas.

- Ligar o grelhador e, quanto este estiver bem quente, colocar nele as espetadas e deixar grelhar bem, virando-as frequentemente, até que a carne esteja esteja bem cozinhada no interior, o german salami ligeiramente tostado e estaladiço e os vegetais estejam bem grelhados e douradinhos. Desligar o lume e, ainda com as espetadas no grelhador, regar tudo bem com o sumo da outra metade do limão.

- Para acompanhar, optei por uma simples mistura de diferentes feijões e legumes, ligeiramente refogada em polpa de tomate com uma pitada de sal, pimenta e paprika e uma salada de vegetais bem fresca e colorida. 


11 comentários:

  1. Adoro espetadas de frango! É curioso pois são as minhas preferidas mas são as que faço menos vezes! Há duas semanas fiz e soube-me tão bem!

    ResponderEliminar
  2. Que ricas para la cena de esta noche, me encantan las brochetas de pollo, besos

    ResponderEliminar
  3. Adoro espetadas caseiras, que bom aspecto!

    ResponderEliminar
  4. Não tenho feito espetadas e confesso que tenho saudades!! Esta refeição ficou óptima e a mistura dos feijões deve ser saborosa, tenho que experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem sempre maravilhosamente bem umas espetadinhas não é Raquel?! :) Aqui por casa adoramos! E a mistura de feijões é super rápida e simples de preparar, e torna-se um ótimo acompanhamento, saboroso e diferente :)

      Eliminar
  5. Que maravilha de espetadas! Estão com uma cor que me deixaram a babar! Adorei!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia! :D
      Confesso que agora não tenho tido mesmo tempo nenhum para "passear" um bocadinho pelos outros blogues :( ...mas já tinha saudades de te ver por aqui ;)
      Beijinhos *

      Eliminar