quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Amêijoas com mostarda e pesto



Sabem aqueles dias em que parece que nada nos corre bem?! Pois bem, hoje é um desses dias para mim. Um "dia não"... Aleijei-me no pé de tal forma que estou "manca" desde manhã... parti um dos meus copos favoritos a lavar a loiça à hora de almoço... queimei o meu bolo de iogurte com laranja... fiz maionese caseira e entornei metade um pouco por toda a cozinha (e por mim claro)... nahhhhh... hoje não é definitivamente o meu dia :(  Até estou com medo de ir para a cozinha fazer o jantar ;)
Por isso, deixo-vos aqui agora uma receita que tem pouco por onde errar (a menos que estejam num destes dias como eu) com um dos ingredientes que mais adoro: amêijoas! Uma forma diferente de as fazer em casa, fugindo às tradicionais (e super deliciosas) Amêijoas à Bulhão Pato. 



Ingredientes:
500 gramas de amêijoas
Azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de chá de molho pesto
½ copo de vinho branco
Sumo de 1 limão
Salsa picada a gosto

- Regar bem o fundo de uma wok ou de um tacho largo com azeite. Levar ao lume e acrescentar os alhos e a cebola, bem como a mostarda e o molho pesto. Deixar “fritar” um pouco em lume baixo, durante cerca de 2 minutos, tendo cuidado para que o alho não queime.

- Adicionar as amêijoas e envolver bem. Quando começarem a abrir, regar com o vinho branco e com o sumo de meio limão, polvilhar com um pouco da salsa picada e deixar o molho apurar durante cerca de 5 minutos. Mesmo antes de servir, regar com o sumo do restante limão e polvilhar com mais salsa picada.

8 comentários:

  1. Olá :) Vim retribuir a visita tão simpática ao meu blog, e gostei muito do teu cantinho. Coisas simples, e saborosas. Continua com o bom trabalho, e dedicação, chegaremos mais longe :)
    Um beijinho
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chegaremos sim, sem dúvida ;)
      Obrigado pela visita e espero que voltes mais vezes :)
      Continuação de excelentes receitas :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei muito desta sugestão! Também adoro amêijoas e estas têm tudo para ser deliciosas!!
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sim Pimentinha :)
      Obrigada pelo comentário e pela visita :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado Susana :) Às vezes é bom fugir aos sabores tradicionais, mesmo quando eles são deliciosos ;)
      Beijinhos

      Vânia

      Eliminar
  4. Eu adoro Amêijoas à bulhão pato e pelo aspecto da foto estas também devem estar uma maravilha. Tenho que experimentar, já agora que tipo de pesto utilizou ???
    Parabéns pelo blog, vi boas receitas.......................Bom apetite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite José!
      Antes de mais muito obrigado pela visita :) Ainda bem que gostou das receitas que viu até agora e espero que continue a seguir e volte sempre que quiser... Foi para esta partilha que criei o blogue :)
      Também eu sou uma fã assumidíssima de amêijoas à bulhão pato mas desta vez apeteceu-me fazer algo diferente e acredite que ficam muito boas também... o molho fica mais rico, intenso e espesso!
      Nesta receita em particular, usei molho de pesto de compra, marca Pingo Doce, mas penso que ficará bem com quase todos os tipos de pesto porque a ideia é ter mesmo um sabor ligeiramente diferente.
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar