quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bolo de kiwi com recheio de queijo-creme, lima e doce de morango


Parece que, por Portugal, o verão decidiu matar as saudades que tinha de vocês e andam por aí dias maravilhosos com temperaturas estonteantes. Pois bem, tenho-vos a dizer que, aqui por Londres, o outono veio mesmo para ficar e está a ser até bastante simpático :P hehe  De qualquer forma, não podia deixar passar esta fantástica oportunidade de sol e bom tempo para vos deixar este saboroso, fresco e colorido bolinho!! :)  Senão, corria o risco de ter de o guardar para o publicar somente daqui a um ano :D hehe  Eu usei kiwis na massa do bolo mas podem usar qualquer outra fruta que seja do vosso agrado, desde que a consigam transformar numa espécie de "papa". A textura que confere ao bolo em si é fantástica, super fofinha, e depois o recheio e a cobertura ficam a vosso belo prazer :)  Eu optei por uma combinação da qual gosto bastante e, ao bolo de kiwi, juntei o sabor da compota de morango e dei-lhe ainda um toque bem fresco com um simples, mas saboroso, recheio de queijo-creme e lima! E podem fazer um único bolo ou então vários pequeninos, assim estilo cupcake fabuloso ;) hehehe  Ou então, melhor ainda...percam totalmente a cabeça (como eu :P ) e façam ambos!!! ;)




Ingredientes para o bolo: 
225 gramas de manteiga à temperatura ambiente
180 gramas de açúcar
3 ovos
225 gramas de farinha com fermento
2 colheres de sopa de leite
2 kiwis (desfeitos com um garfo para que fiquem em puré)
1 colher de chá de extrato de baunilha
Para o recheio: 
Doce ou compota de morango q.b.
200 gramas de queijo-creme
Sumo de lima
1 colher de sopa de mel
2 kiwis cortados às rodelas ou em meias-luas


- Bater bem a manteiga com o açúcar, até que este esteja bem incorporado e dissolvido. Adicionar depois os ovos, um a um, continuando sempre a bater bem entre cada adição. Aos poucos, e com a ajuda de uma colher, incorporar delicadamente a farinha, até que esta fique bem misturada no preparado anterior e adicionar depois as colheres de leite para que a massa do bolo fique mais lisa, leve e uniforme. Por fim, acrescentar a baunilha e os kiwis em puré e envolver bem.

 - Distribuir este preparado por duas formas redondas de igual tamanho (usei umas com cerca de 22 cm de diâmetro) e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos, ou até os bolos estarem bem cozidos (façam o teste do palito e, quando este sair limpo, é altura de retirar os bolos do forno). Deixar arrefecer um pouco, desenformar e reservar até que arrefeçam totalmente.



- Entretanto, preparar o recheio, bastando para isso colocar o queijo-creme numa taça e adicionar-lhe o mel. Bater um pouco com a batedeira elétrica e juntando de seguida, aos poucos e poucos, algumas gotas de sumo de lima, até que o recheio tenha uma consistência e um sabor que sejam do vosso agrado (eu gosto bastante daquele travo intenso da lima por isso “abuso” um bocadinho no seu sumo mas vocês vão adicionando aos poucos e provando até estar a vosso gosto). Quando estiver pronto, reservem este recheio no frigorífico até à altura de finalizar o bolo. 


- Assim que os bolos estiverem frios, colocar o primeiro bolo num prato e barrá-lo com a compota de morango da vossa preferência. Dispor os pedaços de kiwi por cima desta e por fim espalhar o recheio de queijo-creme e lima. Colocar no topo o segundo bolo, polvilhar com um pouco de açúcar em pó e servir. 



18 comentários:

  1. Olha mas que apetitoso!
    Uma sugestão mesmo diferente e tão gulosa :)

    ResponderEliminar
  2. Que lindeza que ficou, além de que adoro bolos recheados com frutas ou compotas delas. A cor ficou um encanto. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Josy :) Eu confesso que até sou um bocadinho esquisitinha no que diz respeito a bolos recheados com frutas, mas este ficou uma delícia :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Morango e kiwi..."cheira-me" muito bem!!
    Beijinhos! :)
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  4. Que lindo bolo Vânia! Adoro a fruta que usaste! :)

    Beijinhos*
    http://marlenesct.blogspot.pt/
    http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Esse bolo ficou com um aspecto divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ficou tão bonito! A conjugação dos sabores deve ficar muito boa =)

    Beijinhos,
    Marisa (http://docesobreamesa.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Marisa :D Não sou uma boca muito fácil no que toca a bolos de frutas, mas confesso que esta combinação me deixa rendida :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Para além de ter um lindo aspecto tem um ar mesmo guloso, perfeito.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. O cupcake parece uma bola de berlim, polvilhada com açúcar em pó :D
    Eu acho que sou a única pessoa que não liga ao tempo para fazer sobremesas... A sério, é que nem me ocorre sequer não fazer um cheesecake por ser inverno ou chocolate quente por ser verão! Não sei, não acho que tenha importância tão grande, além do mais QUEM é que recusa chocolate quente ou cheesecake?!
    (já cheguei a fazer bolo de bolacha para o Natal :P )
    Kiwi não é a minha fruta preferida, porque esse lugar está ocupado pela maçã, obviamente. Eu como 2 peças diferentes por dia, se forem 2 variedades de maçã diferentes conta, certo? :P Maldito inverno/outono, no verão uma pessoa tem melão, melancia, meloa e as laranjas de meio quilo do leclerc e só apetece comer fruta, depois chega o Inverno e é isto :P
    Maaas a minha avó adora (porque é que tenho a sensação de que já disse isso?), ou pelo menos os seus efeitos sobre o seu trato intestinal. Sem pormenores :P
    Por isso este, a seguir aos figos, vai para a lista (estás a ver? Até te poupo o trabalho de dizeres "faz para a tua avó" ;) Que simpática que eu sou!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma bola de berlim?? Coitadinho do meu cupcake (não que tenha algo contra bolas de berlim claro :P hehehe). Então põe lá mais esta na lista e depois mostra esses resultados...qualquer dia vais ter de fazer um post única e exclusivamente dedicado a mim ;) ahahah
      Eu sinceramente também não ligo propriamente às estações do ano para cozinhar ou comer, mas há certas coisas que, em determinadas alturas, sabem sempre melor ou pior ;) E nunca recuso um cheesecake, seja qual for a altura do ano :P

      Eliminar